O analista da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participou do debate técnico-científico do III Encontro Regional do Algodão, promovido pela Fundação Bahia, em 24 de julho. O principal tema abordado por ele foi o crescimento da agricultura na região do Matopiba, área de expansão entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Spadotti apresentou dados de outras instituições, que apontam um salto de produção nos próximos 10 anos, com safras passando de 28 milhões de toneladas para até 47 milhões de toneladas, na região. O crescimento das áreas de plantio deve ser um dos fatores que promoverá essa expansão. “O aumento da área cultivada vai se dar sobre zoneamentos ecológico-econômicos, zoneamentos de risco climático e identificação de territórios com inteligência territorial estratégica. Esse é o caminho para transformar o uso da terra de maneira eficiente, em territórios com melhores potenciais para a produção agropecuária brasileira. Mas, claro, esperamos e desejamos que nossos principais ganhos sejam no aumento de produtividade e, principalmente, na intensificação dos cultivos”, analisou. O analista vê com bons olhos a expectativa de conexão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) com a Ferrovia Norte-Sul, para melhorar a logística de escoamento das safras, com melhor distribuição entre os portos do Arco Norte e os Sul e Sudeste. “Isso vai trazer benefícios para o escoamento da safra e a melhoria da competitividade pós-porteira no Brasil”, comentou. Dois estudos do centro de pesquisa foram divulgados na palestra do analista no evento, o GeoWeb Matopiba e o GeoMatopiba, ambos com mapas e dados sobre a região. Spadotti ainda levou números das análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os quatro estados que compõem a área de expansão. Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.
O analista da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participou do debate técnico-científico do III Encontro Regional do Algodão, promovido pela Fundação Bahia, em 24 de julho. O principal tema abordado por ele foi o crescimento da agricultura na região do Matopiba, área de expansão entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Spadotti apresentou dados de outras instituições, que apontam um salto de produção nos próximos 10 anos, com safras passando de 28 milhões de toneladas para até 47 milhões de toneladas, na região. O crescimento das áreas de plantio deve ser um dos fatores que promoverá essa expansão. “O aumento da área cultivada vai se dar sobre zoneamentos ecológico-econômicos, zoneamentos de risco climático e identificação de territórios com inteligência territorial estratégica. Esse é o caminho para transformar o uso da terra de maneira eficiente, em territórios com melhores potenciais para a produção agropecuária brasileira. Mas, claro, esperamos e desejamos que nossos principais ganhos sejam no aumento de produtividade e, principalmente, na intensificação dos cultivos”, analisou.
O analista vê com bons olhos a expectativa de conexão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) com a Ferrovia Norte-Sul, para melhorar a logística de escoamento das safras, com melhor distribuição entre os portos do Arco Norte e os Sul e Sudeste. “Isso vai trazer benefícios para o escoamento da safra e a melhoria da competitividade pós-porteira no Brasil”, comentou.
Dois estudos do centro de pesquisa foram divulgados na palestra do analista no evento, o GeoWeb Matopiba e o GeoMatopiba, ambos com mapas e dados sobre a região. Spadotti ainda levou números das análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os quatro estados que compõem a área de expansão.
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.