Nos dias 8, 10 ,15 e 17 de junho, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) promovem o curso on-line “Restauração Ecológica – legislação, estratégias e oportunidade de renda no Rio Grande do Sul”. Dividido em quatro módulos, o curso será realizado sempre às 15h, no canal da Embrapa no YouTube. O objetivo é formar agentes multiplicadores em atividades relacionadas à restauração ecológica de agroecossistemas, de maneira a promover a conservação da biodiversidade e formar sistemas de produção agroflorestais sustentáveis. Também busca estimular a regularização de passivos ambientais como forma de contribuir com o Programa de Regularização Ambiental (PRA) de imóveis rurais. Os quatro módulos abordarão “Restauração Ecológica no Brasil e principais marcos regulatórios”, “A restauração ecológica no Rio Grande do Sul”, “Monitoramento da restauração ecológica” e “Agroflorestas como estratégia de produção, conservação e restauração da reserva legal”. As atividades são voltadas a agricultores, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas e suas representações; e técnicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa. O curso conta com apoio do CNPq, Fapeg e Afubra. No âmbito da Embrapa, é resultado de uma rede de projetos de pesquisa: RestauraSul, Nexo Pampa, SafLegal, Cortinamento, InovaSocial Sementes Agroecológicas Sul, Auera, Aptas e Agroecologia e Produção Orgânica. Também conta com envolvimento da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), braço da Embrapa Clima Temperado em Francisco Beltrão/PR, Sudoeste do Paraná.
O objetivo é formar agentes multiplicadores em atividades relacionadas à restauração ecológica de agroecossistemas, de maneira a promover a conservação da biodiversidade e formar sistemas de produção agroflorestais sustentáveis. Também busca estimular a regularização de passivos ambientais como forma de contribuir com o Programa de Regularização Ambiental (PRA) de imóveis rurais.
O curso conta com apoio do CNPq, Fapeg e Afubra. No âmbito da Embrapa, é resultado de uma rede de projetos de pesquisa: RestauraSul, Nexo Pampa, SafLegal, Cortinamento, InovaSocial Sementes Agroecológicas Sul, Auera, Aptas e Agroecologia e Produção Orgânica. Também conta com envolvimento da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), braço da Embrapa Clima Temperado em Francisco Beltrão/PR, Sudoeste do Paraná.