O sexto webinar da etapa de sensibilização do projeto SoilsPlay – o agro entrou no jogo abordou, na terça-feira (25/5), a experiência do consumidor. Os especialistas convidados foram a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Ana Paula Turetta, e Genésio Vasconcelos, supervisor de prospecção de tecnologias na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE). O SoilsPlay é um desafio de inovação organizado por Embrapa Solos , Firjan SENAI e Sistema CNA/Senar, com apoio da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) e da Escola Zion, que agrega o agronegócio e a indústria de jogos digitais, duas das maiores cadeias de valor do mundo dos negócios. Assista a live completa A transformação operada nas relações entre produtores e consumidores tem sido de tal magnitude que não só influi na qualidade e intensidade na produção, mas também dá origem a novos negócios e oportunidades, como também cria novos desafios produtivos e organizacionais para empresas e normativos para os governos. Consumidores melhor informados e mais atentos valorizam confiabilidade e qualidade, demandando produtos seguros e de qualidade atestada, por isso buscam produtos que ofereçam garantia de origem, selos de qualidade, tipicidade, rastreabilidade etc. Nesse sentido, a experiência do consumidor é a percepção geral sobre o produto ou serviço, através de todas as interações ao longo do ciclo de vida do cliente. É fundamenta que ele enxergue a vantagem em consumir o seu produto. Essa percepção influencia a comportamento do cliente e cria memória que impulsiona sua lealdade e afeto pela organização. “Quando a gente fala em experiência do consumidor resgatamos um termo da microeconomia conhecido como teoria do consumidor. Vou focar em dois parâmetros dessa teoria: a relação de preferência e a hipótese comportamental.”, disse Ana. “Essa combinação, geralmente, faz com que o consumidor faça suas escolhas baseado em comportamentos e tendências.” O pesquisador da Embrapa de Fortaleza abordou as empresas, “no começo do século XX tínhamos poucas indústrias, que dominavam o mercado e ditavam o que a sociedade iria consumir. O papel do consumidor naquela época era apenas consumir o que estava disponível. Com o crescimento da indústria e o surgimento de outros players que também queriam seu lugar ao sol, cresce o número de opções para o consumidor.” As questões da pegada de carbono e hídrica foram lembradas por Turetta no caso da carne. “Como calculamos essa questão da pegada hídrica ou emissão de carbono relacionada ao consumo de carne? Isso tem sido usado como um indicador com bastante potencial pra começar a fazer uma diferenciação entre os produtos.” “A comida, o alimento, tem deixado cada vez mais de ser somente o quantitativo, somos muito influenciados, especialmente nessa era da conectividade. Cada vez mais a sociedade está interagindo. Cada vez mais artistas ou atletas se levantam em prol da causa verde. Com o acesso cada vez mais fácil a um celular, por exemplo, se tem acesso a discursos em prol da natureza e sustentabilidade. O alimento também passou a ser algo interativo, social. A sociedade mudou, está cada vez mais lendo rótulo e comparando preços, pontuou Genésio. Conheça os 5 temas do desafio de inovação Startups e empresas que participarão da chamada pública do SoilsPlay, que será publicada após a etapa de sensibilização, serão desafiadas a apresentar propostas de games que contemplem aspectos técnicos, capacitação e possíveis simulações de cenários para os cinco temas definidos – mercado de carbono, sistemas integrados de produção, serviços ecossistêmicos, recuperação e conservação de solos e experiência do consumidor. >> Baixe documento com descrição completa dos cinco desafios O primeiro webinar foi realizado no dia 26/3 e ajudou a entender melhor o tema mercado de carbono, com os convidados Daniel Pérez, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Solos, e Paulo Costa, assessor do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O segundo encontro explorou o mundo do desenvolvimento de games, com Priscilla Vasconcelos, pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação, e Igor Arnaldo de Alencar, game designer, professor e consultor na área. Serviços ecossistêmicos foi o tema abordado no terceiro webinar, que aconteceu no dia 22/4. Participaram as especialistas Rachel Bardy Prado, pesquisadora da Embrapa Solos, e Natalia Lutti, pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Já o quarto webinar abordou, no dia 11 de maio, aspectos do processo de produção para o desenvolvimento de um game. Os especialistas convidados foram Rogério Félix, diretor acadêmico do Núcleo Game da Zion Escola de Entretenimento, e Rodrigo Silva, character artist no Game Generation e instrutor de games e ilustração na Zion. E, finalmente, o quinto webinar falou sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com os convidados Renato Rodrigues, pesquisador da Embrapa Solos, e o gestor em agronegócio, Marcus Ubiratan Vieira, no dia 18 de maio Arte Durante a live do sexto webinar, moderada por Fabricio De Martino, a artista Milena Pagliacci ilustrou o mapa mental do encontro em tempo real. Confira o resultado no desenho desta página.
O sexto webinar da etapa de sensibilização do projeto SoilsPlay – o agro entrou no jogo abordou, na terça-feira (25/5), a experiência do consumidor. Os especialistas convidados foram a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Ana Paula Turetta, e Genésio Vasconcelos, supervisor de prospecção de tecnologias na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE).
O SoilsPlay é um desafio de inovação organizado por Embrapa Solos , Firjan SENAI e Sistema CNA/Senar, com apoio da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) e da Escola Zion, que agrega o agronegócio e a indústria de jogos digitais, duas das maiores cadeias de valor do mundo dos negócios.
A transformação operada nas relações entre produtores e consumidores tem sido de tal magnitude que não só influi na qualidade e intensidade na produção, mas também dá origem a novos negócios e oportunidades, como também cria novos desafios produtivos e organizacionais para empresas e normativos para os governos.
Consumidores melhor informados e mais atentos valorizam confiabilidade e qualidade, demandando produtos seguros e de qualidade atestada, por isso buscam produtos que ofereçam garantia de origem, selos de qualidade, tipicidade, rastreabilidade etc. Nesse sentido, a experiência do consumidor é a percepção geral sobre o produto ou serviço, através de todas as interações ao longo do ciclo de vida do cliente. É fundamenta que ele enxergue a vantagem em consumir o seu produto. Essa percepção influencia a comportamento do cliente e cria memória que impulsiona sua lealdade e afeto pela organização.
“Quando a gente fala em experiência do consumidor resgatamos um termo da microeconomia conhecido como teoria do consumidor. Vou focar em dois parâmetros dessa teoria: a relação de preferência e a hipótese comportamental.”, disse Ana. “Essa combinação, geralmente, faz com que o consumidor faça suas escolhas baseado em comportamentos e tendências.”
O pesquisador da Embrapa de Fortaleza abordou as empresas, “no começo do século XX tínhamos poucas indústrias, que dominavam o mercado e ditavam o que a sociedade iria consumir. O papel do consumidor naquela época era apenas consumir o que estava disponível. Com o crescimento da indústria e o surgimento de outros players que também queriam seu lugar ao sol, cresce o número de opções para o consumidor.”
As questões da pegada de carbono e hídrica foram lembradas por Turetta no caso da carne. “Como calculamos essa questão da pegada hídrica ou emissão de carbono relacionada ao consumo de carne? Isso tem sido usado como um indicador com bastante potencial pra começar a fazer uma diferenciação entre os produtos.”
“A comida, o alimento, tem deixado cada vez mais de ser somente o quantitativo, somos muito influenciados, especialmente nessa era da conectividade. Cada vez mais a sociedade está interagindo. Cada vez mais artistas ou atletas se levantam em prol da causa verde. Com o acesso cada vez mais fácil a um celular, por exemplo, se tem acesso a discursos em prol da natureza e sustentabilidade. O alimento também passou a ser algo interativo, social. A sociedade mudou, está cada vez mais lendo rótulo e comparando preços, pontuou Genésio.
Conheça os 5 temas do desafio de inovação
Startups e empresas que participarão da chamada pública do SoilsPlay, que será publicada após a etapa de sensibilização, serão desafiadas a apresentar propostas de games que contemplem aspectos técnicos, capacitação e possíveis simulações de cenários para os cinco temas definidos – mercado de carbono, sistemas integrados de produção, serviços ecossistêmicos, recuperação e conservação de solos e experiência do consumidor.
>> Baixe documento com descrição completa dos cinco desafios
O primeiro webinar foi realizado no dia 26/3 e ajudou a entender melhor o tema mercado de carbono, com os convidados Daniel Pérez, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Solos, e Paulo Costa, assessor do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O segundo encontro explorou o mundo do desenvolvimento de games, com Priscilla Vasconcelos, pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação, e Igor Arnaldo de Alencar, game designer, professor e consultor na área.
Serviços ecossistêmicos foi o tema abordado no terceiro webinar, que aconteceu no dia 22/4. Participaram as especialistas Rachel Bardy Prado, pesquisadora da Embrapa Solos, e Natalia Lutti, pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.
Já o quarto webinar abordou, no dia 11 de maio, aspectos do processo de produção para o desenvolvimento de um game. Os especialistas convidados foram Rogério Félix, diretor acadêmico do Núcleo Game da Zion Escola de Entretenimento, e Rodrigo Silva, character artist no Game Generation e instrutor de games e ilustração na Zion.
E, finalmente, o quinto webinar falou sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com os convidados Renato Rodrigues, pesquisador da Embrapa Solos, e o gestor em agronegócio, Marcus Ubiratan Vieira, no dia 18 de maio
Arte
Durante a live do sexto webinar, moderada por Fabricio De Martino, a artista Milena Pagliacci ilustrou o mapa mental do encontro em tempo real. Confira o resultado no desenho desta página.