O presidente da Embrapa, Celso Moretti, realizou, na segunda (17), a transmissão de cargo de chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) ao pesquisador da Unidade, Marcus Cruz. Por conta da pandemia de Covid-19, a solenidade aconteceu integralmente por meio virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube. Escolhido pelo presidente da Embrapa Celso Moretti em processo seletivo público, Cruz, teve sua nomeação oficializada com efeito em 1º de maio, e concorreu com a analista da Unidade Tereza de Oliveira, e sucederá o chefe interino Marcelo Fernandes. O mandato do novo chefe será de dois anos, prorrogável pelo mesmo período, por decisão do presidente, por mais duas vezes, podendo chegar a seis anos no total. O processo de seleção pública para o cargo de chefe-geral das Unidades da Embrapa é regulado pela Norma 037.005.004.002, intitulada “Recrutamento e Seleção de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada da Embrapa”, versão 12, aprovada anexa à Deliberação n° 1, de 17 de fevereiro de 2021, publicada no Boletim de Comunicações Administrativas – BCA 8/2021. Assista à solenidade na íntegra na janela abaixo. Em seu discurso, Marcelo Fernandes enalteceu o empenho das equipes da Unidade e destacou a evolução, nos três anos em que ficou à frente da gestão, dos indicadores de desempenho institucional. Fernandes fez uma menção emocionada ao apoio de sua esposa e filhos durante o desafio de gerir a Unidade. O novo chefe também exaltou a importância do apoio de sua família para aceitar o desafio de chefiar a Unidade, e destacou os principais pontos do seu plano de trabalho – fortalecer relacionamentos e parcerias, intensificar agendas e projetos de pesquisa com foco em inovação aberta, aprofundar a análise dos cenários e das cadeias produtivas, entre outros. O diretor-executivo de gestão institucional, Tiago Ferreira, que tem a Embrapa Tabuleiros Costeiros entre as Unidades sob sua gestão direta, destacou a evolução do centro de pesquisa nos processos de inovação e gestão de ativos. Moretti encerrou a solenidade com um discurso focado na contribuição da Embrapa Tabuleiros Costeiros na realização missão da Embrapa – Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira, e no seu papel, enquanto Unidade ecorregional, nos avanços institucionais da Embrapa para se mais proativa e responsiva às demandas atuais do agro brasileiro. O presidente parabenizou Fernandes pelos três anos à frente da gestão e desejou sucesso a Cruz no novo desafio.
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, realizou, na segunda (17), a transmissão de cargo de chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) ao pesquisador da Unidade, Marcus Cruz. Por conta da pandemia de Covid-19, a solenidade aconteceu integralmente por meio virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube.
Escolhido pelo presidente da Embrapa Celso Moretti em processo seletivo público, Cruz, teve sua nomeação oficializada com efeito em 1º de maio, e concorreu com a analista da Unidade Tereza de Oliveira, e sucederá o chefe interino Marcelo Fernandes. O mandato do novo chefe será de dois anos, prorrogável pelo mesmo período, por decisão do presidente, por mais duas vezes, podendo chegar a seis anos no total.
O processo de seleção pública para o cargo de chefe-geral das Unidades da Embrapa é regulado pela Norma 037.005.004.002, intitulada “Recrutamento e Seleção de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada da Embrapa”, versão 12, aprovada anexa à Deliberação n° 1, de 17 de fevereiro de 2021, publicada no Boletim de Comunicações Administrativas – BCA 8/2021.
Assista à solenidade na íntegra na janela abaixo.
Em seu discurso, Marcelo Fernandes enalteceu o empenho das equipes da Unidade e destacou a evolução, nos três anos em que ficou à frente da gestão, dos indicadores de desempenho institucional. Fernandes fez uma menção emocionada ao apoio de sua esposa e filhos durante o desafio de gerir a Unidade.
O novo chefe também exaltou a importância do apoio de sua família para aceitar o desafio de chefiar a Unidade, e destacou os principais pontos do seu plano de trabalho – fortalecer relacionamentos e parcerias, intensificar agendas e projetos de pesquisa com foco em inovação aberta, aprofundar a análise dos cenários e das cadeias produtivas, entre outros.
O diretor-executivo de gestão institucional, Tiago Ferreira, que tem a Embrapa Tabuleiros Costeiros entre as Unidades sob sua gestão direta, destacou a evolução do centro de pesquisa nos processos de inovação e gestão de ativos.
Moretti encerrou a solenidade com um discurso focado na contribuição da Embrapa Tabuleiros Costeiros na realização missão da Embrapa – Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira, e no seu papel, enquanto Unidade ecorregional, nos avanços institucionais da Embrapa para se mais proativa e responsiva às demandas atuais do agro brasileiro. O presidente parabenizou Fernandes pelos três anos à frente da gestão e desejou sucesso a Cruz no novo desafio.