Notícias

Congresso Mundial de ILPF seleciona trabalhos desenvolvidos pela Embrapa em São Carlos

Dois trabalhos desenvolvidos em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) foram selecionados entre os dez melhores pôsteres apresentados no II Congresso Mundial sobre Sistemas ILPF ( WCCLF 2021). O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2015 de forma presencial, em Brasília, desta vez foi realizado de forma virtual, nos dias 4 e 5 de maio, e atraiu cerca de 1300 participantes. O trabalho sobre estoques de carbono no solo de sistemas de pastejo intensivo e silvipastoril, apresentado pelo doutorando Lucas Raimundo Bento, ficou em 6º lugar, entre os mais de 200 pôsteres inscritos. A equipe inclui também o mestrando João Vitor dos Santos, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Perondi Anchão Oliveira, José Ricardo Macedo Pezzopane e Alberto Carlos de Campos Bernardi, além de Ladislau Martin Neto, pesquisador da Embrapa Instrumentação e orientador de Lucas Bento. Já o trabalho a respeito das características estruturais dos ácidos húmicos extraídos do sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), apresentado pela pós-doutoranda Amanda Maria Tadini ficou em 7º lugar. Integram a equipe os pesquisadores Ladislau Martin Neto e Débora Marcondes Bastos Pereira Milori da Embrapa Instrumentação, e José Ricardo Macedo Pezzopane e Patrícia Perondi Anchão Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste. “Temos utilizado técnicas avançadas como a Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (LIFS) para avaliar o comportamento dos solos, principalmente, os estoques de carbono, no sistema ILPF, que hoje ocupa 17,4 milhões de hectares no Brasil. Conhecer cada vez mais o comportamento desses sistemas é fundamental para que o Brasil avance em direção à neutralizar as emissões de gases de efeito estufa”, explica o também ex-diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto. O II Congresso Mundial sobre Sistemas ILPF foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Rede ILPF, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul MS) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro MS).

     Dois trabalhos desenvolvidos em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) foram selecionados entre os dez melhores pôsteres apresentados no II Congresso Mundial sobre Sistemas ILPF ( WCCLF 2021). O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2015 de forma presencial, em Brasília, desta vez foi realizado de forma virtual, nos dias 4 e 5 de maio, e atraiu cerca de 1300 participantes.

     O trabalho sobre estoques de carbono no solo de sistemas de pastejo intensivo e silvipastoril, apresentado pelo doutorando Lucas Raimundo Bento, ficou em 6º lugar, entre os mais de 200 pôsteres inscritos. A equipe inclui também o mestrando João Vitor dos Santos, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Perondi Anchão Oliveira, José Ricardo Macedo Pezzopane e Alberto Carlos de Campos Bernardi, além de Ladislau Martin Neto, pesquisador da Embrapa Instrumentação e orientador de Lucas Bento.

      Já o trabalho a respeito das características estruturais dos ácidos húmicos extraídos do sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), apresentado pela pós-doutoranda Amanda Maria Tadini ficou em 7º lugar. Integram a equipe os pesquisadores Ladislau Martin Neto e Débora Marcondes Bastos Pereira Milori da Embrapa Instrumentação, e José Ricardo Macedo Pezzopane e Patrícia Perondi Anchão Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste.

     “Temos utilizado técnicas avançadas como a Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (LIFS) para avaliar o comportamento dos solos, principalmente, os estoques de carbono, no sistema ILPF, que hoje ocupa 17,4 milhões de hectares no Brasil. Conhecer cada vez mais o comportamento desses sistemas é fundamental para que o Brasil avance em direção à neutralizar as emissões de gases de efeito estufa”, explica o também ex-diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto.

     O II Congresso Mundial sobre Sistemas ILPF foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Rede ILPF, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul MS) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro MS). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *