Nesta semana, reportagem publicada no canal do Programa Terra Sul no YouTube mostra quais são as melhores regiões para cultivo da nogueira-pecã no Sul do país. Os dados são de um zoneamento, elaborado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), que mapeia os solos e climas mais adequados no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O documento dá mais segurança a quem pretende investir na cultura e ajuda na escolha das cultivares mais adequadas à região onde o pomar está localizado. O trabalho é um dos resultados de um projeto de pesquisa, iniciado em 2017, que visa levantar informações sobre a cultura e desenvolver tecnologias sustentáveis para o sistema de produção. Segundo dados da Embrapa e do International Nut and Dried Fruit (INC), a produção em 2019 projetou o Brasil mundialmente, com safra recorde de 3,5 mil toneladas, tornando o país o quarto maior produtor do fruto. Em 2021, a expectativa é de um novo recorde: superar 4,5 mil toneladas. Safra do camarão atinge metade do volume estimado Reportagem publicada na semana passada sobre o andamento da safra do camarão na Região Sul do Rio Grande do Sul mostra que menos da metade do volume estimado será atingido e aborda os motivos para essa redução. Neste ano, a expectativa girava em torno de 6 mil toneladas. No Rio Grande do Sul, a pesca tem início em fevereiro e se estende até o fim de maio. Reprises Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o programa Terra Sul está sendo reprisado nas emissoras parceiras desde setembro de 2020. Mas, todas as segundas-feiras, é possível acompanhar as reportagens inéditas produzidas pela equipe no YouTube. As matérias também são divulgadas no Facebook do Terra Sul. Terra Sul O programa Terra Sul é resultado de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e escritório regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS desde 1993. As reprises podem ser assistidas pela TV nas emissoras parceiras: TV Brasil, sextas-feiras, às 6h; TV Climatempo, terças-feiras, às 7h; Canal Saúde, também terças-feiras, às 7h; e TV Câmara de Pelotas, domingos, às 11h.
Nesta semana, reportagem publicada no canal do Programa Terra Sul no YouTube mostra quais são as melhores regiões para cultivo da nogueira-pecã no Sul do país. Os dados são de um zoneamento, elaborado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), que mapeia os solos e climas mais adequados no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O documento dá mais segurança a quem pretende investir na cultura e ajuda na escolha das cultivares mais adequadas à região onde o pomar está localizado. O trabalho é um dos resultados de um projeto de pesquisa, iniciado em 2017, que visa levantar informações sobre a cultura e desenvolver tecnologias sustentáveis para o sistema de produção.
Segundo dados da Embrapa e do International Nut and Dried Fruit (INC), a produção em 2019 projetou o Brasil mundialmente, com safra recorde de 3,5 mil toneladas, tornando o país o quarto maior produtor do fruto. Em 2021, a expectativa é de um novo recorde: superar 4,5 mil toneladas.
Safra do camarão atinge metade do volume estimado
Reportagem publicada na semana passada sobre o andamento da safra do camarão na Região Sul do Rio Grande do Sul mostra que menos da metade do volume estimado será atingido e aborda os motivos para essa redução. Neste ano, a expectativa girava em torno de 6 mil toneladas. No Rio Grande do Sul, a pesca tem início em fevereiro e se estende até o fim de maio.
Reprises
Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o programa Terra Sul está sendo reprisado nas emissoras parceiras desde setembro de 2020. Mas, todas as segundas-feiras, é possível acompanhar as reportagens inéditas produzidas pela equipe no YouTube. As matérias também são divulgadas no Facebook do Terra Sul.
Terra Sul
O programa Terra Sul é resultado de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e escritório regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS desde 1993. As reprises podem ser assistidas pela TV nas emissoras parceiras: TV Brasil, sextas-feiras, às 6h; TV Climatempo, terças-feiras, às 7h; Canal Saúde, também terças-feiras, às 7h; e TV Câmara de Pelotas, domingos, às 11h.