Notícias

Tecnologias para o aumento da produção da cana-de-açúcar é tema do Dia de Campo na TV

Como líder na produção mundial de cana-de-açúcar e em tecnologia para o setor sucroenergético, o Brasil colheu, na safra 2018/2019, mais de 620 milhões de toneladas de colmos de cana-de-açúcar. Além disso, bateu seu próprio recorde de produção, consumo e venda de etanol. Desde 1970, a produção brasileira saltou de 3 bilhões para mais 30 bilhões de litros do combustível. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), em 2018/2019, foram produzidos mais de 33 bilhões de litros. um aumento de 19% em relação à safra anterior. Esse resultado pode ser ainda melhor. O uso de fertilizantes fosfatados de forma correta, seguindo as orientações da pesquisa, é capaz de proporcionar aumentos significativos na produção nacional. A Embrapa recomenda a adubação fosfatada com três estratégias associadas: fosfatagem, aplicação de altas doses para correção do solo; adubação no sulco de plantio para suprir às necessidades das plantas; adubação de soqueira ou de manutenção para manter o teor adequado de fósforo no solo e garantir a produtividade dos canaviais. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Djalma Martinhão, o fósforo torna viável a agricultura no Cerrado: “Aqui no Cerrado, nenhuma cultura exótica vinga sem a adição de fertilizantes fosfatados”. Mas ele adverte que toda aplicação do fertilizante deve ser feita com base no resultado da análise de solo, que determinará se há ou não necessidade do adubo e a quantidade a ser utilizada. A tecnologia está sendo adotada nas lavouras da empresa São Martinho, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do Brasil, que fechou parceria com a Embrapa com o objetivo de melhorar sua produtividade. O pesquisador João de Deus explica que a pesquisa nas áreas da empresa tem como foco os sistemas de produção e as recomendações sobre a fosfatagem, uma das primeiras técnicas implementadas nos canaviais, já estão trazendo resultados. “O aumento de produção já no primeiro ano da lavoura, em geral, paga o custo do adubo e da aplicação e seu resultado se prolonga pelos cortes seguintes”, informa. O Dia de Campo na TV com o tema Aplicação correta dos fertilizantes fosfatados nas lavouras de cana-de-açúcar vai ao ar nesta sexta-feira (10 de julho) às 13h30, no Canal Rural. Após a exibição, o programa fica disponível no canal da Embrapa no YouTube (https://www.youtube.com/c/embrapa/channels). Saiba como sintonizar. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Como líder na produção mundial de cana-de-açúcar e em tecnologia para o setor sucroenergético, o Brasil colheu, na safra 2018/2019, mais de 620 milhões de toneladas de colmos de cana-de-açúcar. Além disso, bateu seu próprio recorde de produção, consumo e venda de etanol. 

Desde 1970, a produção brasileira saltou de 3 bilhões para mais 30 bilhões de litros do combustível. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), em 2018/2019, foram produzidos mais de 33 bilhões de litros. um aumento de 19% em relação à safra anterior. 

Esse resultado pode ser ainda melhor.  O uso de fertilizantes fosfatados de forma correta, seguindo as orientações da pesquisa, é capaz de proporcionar aumentos significativos na produção nacional.

A Embrapa recomenda a adubação fosfatada com três estratégias associadas: fosfatagem, aplicação de altas doses para correção do solo; adubação no sulco de plantio para suprir às necessidades das plantas; adubação de soqueira ou de manutenção para manter o teor adequado de fósforo no solo e garantir a produtividade dos canaviais. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Djalma Martinhão, o fósforo torna viável a agricultura no Cerrado: “Aqui no Cerrado, nenhuma cultura exótica vinga sem a adição de fertilizantes fosfatados”. Mas ele adverte que toda aplicação do fertilizante deve ser feita com base no resultado da análise de solo, que determinará se há ou não necessidade do adubo e a quantidade a ser utilizada.

A tecnologia está sendo adotada nas lavouras da empresa São Martinho, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do Brasil, que fechou parceria com a Embrapa com o objetivo de melhorar sua produtividade.
O pesquisador João de Deus explica que a pesquisa nas áreas da empresa tem como foco os sistemas de produção e as recomendações sobre a fosfatagem, uma das primeiras técnicas implementadas nos canaviais, já estão trazendo resultados. “O aumento de produção já no primeiro ano da lavoura, em geral, paga o custo do adubo e da aplicação e seu resultado se prolonga pelos cortes seguintes”, informa. 

O Dia de Campo na TV com o tema Aplicação correta dos fertilizantes fosfatados nas lavouras de cana-de-açúcar vai ao ar nesta sexta-feira (10 de julho) às 13h30, no Canal Rural. Após a exibição, o programa fica disponível no canal da Embrapa no YouTube (https://www.youtube.com/c/embrapa/channels).

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *