Desde o início da pandemia de Covid-19, a Chefia da Embrapa Uva e Vinho está em contato permanente com as autoridades municipais para identificar oportunidades de apoiar o enfrentamento da crise no município. Ao longo deste período inicial, o pesquisador Flávio Bello tem apoiado a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, no monitoramento da evolução da pandemia, e na elaboração do plano de contingência do município, considerado referência no estado do Rio Grande do Sul, através do processamento de dados e elaboração de previsões. Já na terça-feira, 07 de abril, o Secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, e a equipe da Secretaria, estiveram reunidos com a Chefia da Embrapa Uva e Vinho e pesquisadores especialistas, para avaliar a viabilidade da realização de testes para diagnóstico de Covid-19, com uso dos três equipamentos RT-PCR, existentes no Centro de Pesquisa, utilizados nas rotinas de detecção de genes de interesse agronômico em plantas. “Somos solidários e estamos à disposição para cerrar fileiras junto à Prefeitura no combate à pandemia. Neste contexto é importante ficar claro que, apesar de termos os equipamentos, a nossa infraestrutura e protocolos não atendem as exigências dos órgãos competentes para realização de testes com patógenos humanos. Assim sendo, vamos em conjunto com a equipe da Prefeitura, buscar alternativas para viabilizar a implantação da estrutura para a realização de diagnósticos no município”, antecipou José Fernando da Silva Protas, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho. “Estamos muito empolgados com a possibilidade do apoio da Embrapa para realização dos testes. Isso agilizaria a detecção do vírus e possibilitaria o planejamento de ações para o combate da doença”, destacou o Secretário. As equipes da Embrapa e da Secretaria buscam alternativas para viabilizar a realização dos testes para a população, este processo envolve desde a avaliação da infraestrutura necessária até a busca dos protocolos adequados e do acesso aos insumos periféricos (reagentes, kits, EPIs, etc). Integram a equipe da Embrapa Uva e Vinho na força-tarefa, os pesquisadores Luís Fernando Revers, da área de Biologia Molecular, Thor Fajardo, da área de Virologia Vegetal, e Patrícia Ritschel, da área de Melhoramento Genético. Os centros de Pesquisa da Embrapa em todo o Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colocaram à disposição do Governo Federal, capitaneado pelo Ministério da Saúde, suas estruturas de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. As unidades da Embrapa também colaboram com as Superintendências estaduais do Ministério cedendo Equipamentos de Proteção Individual e álcool gel para uso dos seus fiscais. (Elaborado em parceria com a jornalista Emanuele Nicola, da Prefeitura de Bento Gonçalves)
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Chefia da Embrapa Uva e Vinho está em contato permanente com as autoridades municipais para identificar oportunidades de apoiar o enfrentamento da crise no município. Ao longo deste período inicial, o pesquisador Flávio Bello tem apoiado a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, no monitoramento da evolução da pandemia, e na elaboração do plano de contingência do município, considerado referência no estado do Rio Grande do Sul, através do processamento de dados e elaboração de previsões.
Já na terça-feira, 07 de abril, o Secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, e a equipe da Secretaria, estiveram reunidos com a Chefia da Embrapa Uva e Vinho e pesquisadores especialistas, para avaliar a viabilidade da realização de testes para diagnóstico de Covid-19, com uso dos três equipamentos RT-PCR, existentes no Centro de Pesquisa, utilizados nas rotinas de detecção de genes de interesse agronômico em plantas.
“Somos solidários e estamos à disposição para cerrar fileiras junto à Prefeitura no combate à pandemia. Neste contexto é importante ficar claro que, apesar de termos os equipamentos, a nossa infraestrutura e protocolos não atendem as exigências dos órgãos competentes para realização de testes com patógenos humanos. Assim sendo, vamos em conjunto com a equipe da Prefeitura, buscar alternativas para viabilizar a implantação da estrutura para a realização de diagnósticos no município”, antecipou José Fernando da Silva Protas, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho.
“Estamos muito empolgados com a possibilidade do apoio da Embrapa para realização dos testes. Isso agilizaria a detecção do vírus e possibilitaria o planejamento de ações para o combate da doença”, destacou o Secretário.
As equipes da Embrapa e da Secretaria buscam alternativas para viabilizar a realização dos testes para a população, este processo envolve desde a avaliação da infraestrutura necessária até a busca dos protocolos adequados e do acesso aos insumos periféricos (reagentes, kits, EPIs, etc). Integram a equipe da Embrapa Uva e Vinho na força-tarefa, os pesquisadores Luís Fernando Revers, da área de Biologia Molecular, Thor Fajardo, da área de Virologia Vegetal, e Patrícia Ritschel, da área de Melhoramento Genético.
Os centros de Pesquisa da Embrapa em todo o Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colocaram à disposição do Governo Federal, capitaneado pelo Ministério da Saúde, suas estruturas de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. As unidades da Embrapa também colaboram com as Superintendências estaduais do Ministério cedendo Equipamentos de Proteção Individual e álcool gel para uso dos seus fiscais.
(Elaborado em parceria com a jornalista Emanuele Nicola, da Prefeitura de Bento Gonçalves)