Notícias

Embrapa não para atividades

Há cerca de duas semanas a Embrapa Clima Temperado (pelotas,RS) está adotando medidas preventivas e de apoio ao combate ao novo Coronavírus (COVID-19), de acordo com orientações da Diretoria Executiva da Empresa, em Brasília/DF. Embora utilizando novas modalidades de trabalho, a Unidade não está parada. Há a continuidade de experimentos, de processos gerenciais e corporativos, atendimento a demandas que não sejam presenciais, além de dar prosseguimento às metas de atividades para 2020.

Segundo o chefe-geral, Roberto Pedroso de Oliveira, neste momento o zelo à vida tem prioridade dentro da gestão da Unidade, mas ele entende que o trabalho não pode ser totalmente paralisado. “Em função do novo coronavírus as atividades estão sendo realizadas por teletrabalho ou sobreaviso conforme cada função e atividades desempenhadas por cada empregado. Pois, presencialmente estamos com os serviços essenciais, com o uso da modalidade de revezamento”, diz. Ele explica que cada área estruturou os seus serviços essenciais e está organizando o atendimento de atividades e demandas de forma ajustada
entre a necessidade dessas e a preservação da vida dos 287 empregados e de muitos terceirizados.

O que está sendo realizado

O chefe adjunto de P&D, José Francisco da Silva Martins, diz que dos 79 pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, 78 estão cumprindo o regime de teletrabalho, previsto para um período máximo de 60 dias, conforme um plano de execução de atividades compromissado junto à Diretoria da Embrapa e inserido no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Apenas um pesquisador está dispensado do trabalho, mantendo-se à disposição (sobreaviso) para exercer atividades quando demandado. Atividades essenciais inerentes aos distintos laboratórios da Unidade e experimentos de campo estão sendo cumpridas em conformidade com as necessidades técnicas e os devidos cuidados quanto ao coronavírus. Este planejamento busca evitar, o máximo possível, que ocorram prejuízos ao sistema de P&D da Embrapa Clima Temperado que, no presente, envolve 420 atividades de pesquisa distribuídas em 120 projetos (liderados pela Unidade ou outros Centros da Embrapa), em prol do cumprimento de cinco ações relevantes da Unidade: 1) Agricultura Familiar/EEC: otimização da matriz produtiva da agricultura familiar com foco na permanência de jovens no campo, capacitação técnica, empreendedorismo, aumento da produção orgânica de alimentos saudáveis, com agregação de valor, para redução de pobreza; 2) Gestão de Recursos Naturais/EEC; ETB; Sede: monitoramento, zoneamento e uso conservacionista de recursos naturais (água; clima; recursos genéticos; solo), com modelagens por geotecnologias, visando avaliar riscos à agricultura (ZARC) e promover a sustentabilidade de territórios e sistemas agropecuários, considerando cenários de mudanças climáticas e conformidades ao Plano ABC;  3) Integração lavoura-Pecuária/ETB: promoção da sustentabilidade da integração lavoura-pecuária em terras baixas do Sul do Brasil, para maior rentabilidade da orizicultura, redução de estresses hídricos à sojicultura, inserção do cultivo de milho e melhor produção forrageira e animal; 
4) Pecuária Leiteira/ETB: implantação do Programa Leite Seguro visando segurança, qualidade e integridade de leite e produtos lácteos sul-brasileiros para alimentação saudável e proteção do consumidor; 5) Sistemas de Produção de Frutas e Olerícolas/EEC/Sede: otimização e expansão dos sistemas produtivos de frutas (citros; morango; pêssego), olerícolas (batata; batata-doce; cebola) e de espécies vegetais classificadas como nichos de mercado (nogueira-pecã; oliveira), nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Os supervisores da área de Administração estão trabalhando também na modalidade de teletrabalho, assim como seus substitutos, e os demais empregados estão dispensados em sobreaviso, ou seja, quando há alguma necessidade, então são acionados. “Eu normalmente vinha fazendo uma reunião semanal com todos os meus supervisores, e agora, estou mantendo esta prática, utilizando ferramentas tecnológicas como o uso de Skype, onde também realizamos reuniões de trabalho com parceiros”, comentou o chefe adjunto de Administração, Carlos Leandro Barneche. A equipe de Infraestrutura e Logística trabalha em esquema de revezamento para dar manutenções na rede elétrica, hidráulica e outras, e há sempre um motorista de plantão, caso haja necessidade. “Os processos não estão parados, estão fluindo. Estamos trabalhando via SEI, e-mail, Whatsapp, Skype, usando essas ferramentas tecnológicas para não parar. Também temos trabalhado ideias com os supervisores para manter a motivação, para que todo mundo não se sinta desgarrado, se sinta envolvido e amparado, sabendo que a gente se importa com cada um da equipe”, declarou. Barneche destacou que todas as áreas administrativas, jurídica e a própria Diretoria da Empresa estão executando também suas ações em teletrabalho, sendo possível acessar os sistemas de casa. 

A situação da área de Transferência de Tecnologia (TT) mantém a mesma prática de modalidade de execução de tarefas (teletrabalho e/ou sobreaviso), mas neste momento a equipe está dedicada às propostas do Programa Leite Seguro. “Estão sendo feitos o planejamento das atividades de impacto e a qualificação de seus ativos; formatação de contratos e como se dará a gestão da propriedade intelectual dentro desse Programa; planejamento das atividades de dias de campo e as capacitações necessárias para o Programa”, listou a assessora da chefia adjunta de TT, Lorena Bernardi. Também está se trabalhando na prospecção de demandas de P&D e TT, que vai se organizar pelos núcleos temáticos de pesquisa.

As Estações Experimentais

A Embrapa Clima Temperado possui três bases físicas, aonde são realizadas as atividades de sua programação anual de pesquisa por temas estratégicos. Na Estação Experimental Cascata, no interior de Pelotas, voltada à Agricultura Familiar, os empregados da área de campos experimentais estão em revezamento e estão sendo mantidos os experimentos que estão a campo. “Os pesquisadores estão tendo dificuldades com o esquema de teletrabalho porque ao trabalhar com agricultura familiar, na maioria das vezes, as avaliações dos experimentos são feitas junto aos agricultores ou junto às instituições parceiras. Eles aproveitam o tempo para elaborar publicações técnicas, uma atividade que ficava limitada, quando a agenda estava no ritmo normal”, relatou o coordenador técnico da Estação, pesquisador Luiz Fernando Wolff.

Na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), localizada no município de Capão do Leão, têm continuidade as atividades de campo referentes à finalização da colheita do arroz, além de preparativos pela aproximação do período da colheita da soja. “Essas atividades práticas precisam ser feitas, mas estamos mantendo os empregados trabalhando em esquema de plantão e de revezamento no campo. Todos foram orientados para executar as tarefas de maneira distanciada, não permanecendo em nenhum momento em ambiente fechado”, explica o coordenador técnico da ETB, o pesquisador André Andres. Ele informou que 70% das pesquisas de arroz irrigado já foram colhidas e agora é o momento de secagem e processamento, e, após a quarentena,
os demais dados serão tabulados. “Estamos retirando todo o material que está no campo após quatro, cinco meses de dedicação, de investimento da sociedade e investimentos financeiros. Nós resolvemos não perder esses estudos”, comentou. Ele disse que houve a necessidade de avaliação de alguns experimentos, aqueles em que seriam colhidos os dados e aqueles que não seriam colhidos os dados. “Os experimentos que tinham como objetivo obter resultados de rendimento, realizados em conjunto com outras Unidades de pesquisa da Embrapa e outras instituições parceiras, optamos em colher e retirar a informação do experimento para repassar para a sociedade”, explicou.

Uma das mais recentes Estações Experimentais da Unidade é a de Canoinhas, localizada em Canoinhas, Santa Catarina. Por lá a orientação não foi diferente. A coordenação técnica, atualmente, realizada pelo engenheiro agrônomo Nelson Feldberg, afastou os colegas do grupo de risco que estão operando pela modalidade de teletrabalho e uma parte dos funcionários também está em revezamento, contanto com três equipes para realização de rodízio, com o apoio de serviços de terceirizados, que atuam igualmente em rodízio. Segundo Nelson, neste momento estão sendo trabalhadas as áreas experimentais do melhoramento da batata, a finalização do material propagativo de uvas e a manutenção do jardim clonal de variedades de araucárias.
A prestação de serviços feita pelo laboratório de análise de batata-semente está interrompida em função da quarentena de prevenção ao Coronavírus. 

Prestação de Serviços

O Laboratório de Agrometeorologia está coletando os dados meteorológicos diariamente por meio da equipe de serviços essenciais. Os dados da Sede estão sendo disponibilizados em tempo real via Agromet, já que a central é automatizada. Além disso os serviços do GD Arroz e do PlanejArroz e demais serviços da página do Agromet estão funcionando normalmente.

Outros laboratórios da Unidade também realizam prestações de serviços, mas avaliaram suspender os atendimentos como medida de proteção aos empregados e clientes.

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O SAC é um serviço de atendimento direto ao cliente que procura esclarecer dúvidas sobre tecnologias, serviços ou produtos desenvolvidos pela Embrapa. Mesmo em tempo de quarentena, as demandas não pararam. Segundo a responsável pelo recebimento das ocorrências, Hilda Gomes, o período está mais tranquilo em relação à quantidade de solicitações, mas há um contínuo fl uxo de atendimentos. As demandas que estão surgindo nesse período são dúvidas e recomendações de práticas de manejo de culturas que estão em desenvolvimento nesta época do ano; doenças de várias frutíferas; pastagens e forrageiras; oliveiras e publicações técnicas.

Estagiários, bolsistas de pesquisa, menores aprendizes

A Unidade dispensou todos os estagiários, bolsistas, estudantes e menores aprendizes. “Há alguns bolsistas que têm acesso ao acompanhamento de experimentos de pesquisa porque não podem ficar sem manutenção e apoio, mas somente podem ter acesso à Unidade acompanhados pelo pesquisador, supervisor ou outro empregado do quadro da Empresa”, explicou o chefe adjunto de Administração, Carlos Leandro Barneche.

Trabalho dos Terceirizados

Os serviços de terceirizados permanecem, mas estão sendo cumpridos mediante uma escala de revezamento em todas as bases físicas. Foram mantidos, neste momento, 15 postos de segurança e vigilância nas bases físicas.

QUADRO DE MODALIDADES DE TRABALHO DE EMPREGADOS

REGIME DE TRABALHO

QUANTIDADE

AFASTADO  – LICENÇA MATERNIDADE

2

AFASTADO – LICENÇA MÉDICA

3

AFASTADO – MANDATO ELEITORAL

1

APOSENTADO POR INVALIDEZ

12

CEDIDO

1

CHEFIA

7

DISPENSADO/SOBREAVISO

72

ESCALA DE REVEZAMENTO

70

TELETRABALHO

119

TOTAL DE EMPREGADOS

287

Orientações da Diretoria da Embrapa

Ações determinadas pelo período de 60 dias, a partir de 23 de março, para colaborar na contenção de ocorrências e a disseminação do novo coronavírus feitas pela Diretoria-Executiva,
foram seguidas pela UD:

1) Cancelamento de eventos organizados pelas UDs, além da participação da Empresa em feiras, exposições, entre outros, que envolvam grande número de pessoas.

2) Suspensão de visitas, em grupos ou individuais, às instalações da Embrapa.

3) Cancelamento de reuniões, que só podem ser realizadas por meio eletrônico ou telefônico.

4) Suspensão de viagens internacionais e nacionais, salvo em casos imprescindíveis para a Empresa.

A empresa também está concedendo antecipação de férias para empregados em grupo de risco, bem como aqueles que moram com familiares com doenças crônicas e os responsáveis por menores de 14 anos, em locais com aulas suspensas, que não tenham com quem deixar essas crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *