Instituições e produtores rurais do norte de Minas Gerais solicitaram à Embrapa a implantação do programa Bifequali TT (Transferência de Tecnologias) na região. Esse programa transfere tecnologias para a pecuária de corte por meio da capacitação de técnicos da extensão rural. Treinados, esses técnicos passam a acompanhar os produtores interessados. Entre os dias 8 e 14 de março, o analista Adilson Malagutti, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), e o pesquisador Mateus Santos, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), visitaram a região de Divisópolis para articular a implantação na região do baixo Jequitinhonha e conversaram com diversos atores interessados. Entrevistas Bifequali TT Bifequali TT – Depoimentos – Parte 1 Bifequali TT – Depoimentos – Parte 2 Antes, o técnico Gutemberg dos Santos Batista já havia iniciado as negociações com um grupo de pecuaristas da região. Durante a visita da equipe da Embrapa, as bases do trabalho foram construídas e algumas visitas foram realizadas. Malagutti e Mateus estiveram nas prefeituras de Divisópolis e de Mata Verde, na Emater regional, no Sebrae e Instituto Federal em Almenara, Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo, em Itaobim, e na revenda Módulo Rural em Mata Verde. Na sexta-feira, dia 13, foram feitas palestras sobre o programa, sobre a escolha das cultivares mais adaptadas ao clima local e sobre irrigação. “A região de Divisópolis, na divisa entre Minas e Bahia, é uma área de transição para a caatinga e apresenta desafios climáticos para a implantação da pecuária de corte, fato que está servindo de motivação para produtores e técnicos, que buscam na Embrapa o apoio necessário à viabilização da atividade de pecuária de corte”, explicou Malagutti. Mateus disse que a pecuária de corte é importante para a economia daquela região, mas vem sofrendo pelo tradicionalismo e baixa adoção de tecnologias. Nos próximos meses serão feitas as articulações necessárias para a formalização de ações do programa Bifequali na região. Nos áudios acima você pode acompanhar entrevistas com os dois técnicos da Embrapa e depoimentos dos principais atores envolvidos.
Instituições e produtores rurais do norte de Minas Gerais solicitaram à Embrapa a implantação do programa Bifequali TT (Transferência de Tecnologias) na região. Esse programa transfere tecnologias para a pecuária de corte por meio da capacitação de técnicos da extensão rural. Treinados, esses técnicos passam a acompanhar os produtores interessados.
Entre os dias 8 e 14 de março, o analista Adilson Malagutti, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), e o pesquisador Mateus Santos, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), visitaram a região de Divisópolis para articular a implantação na região do baixo Jequitinhonha e conversaram com diversos atores interessados.
Entrevistas Bifequali TT
Bifequali TT – Depoimentos – Parte 1
Bifequali TT – Depoimentos – Parte 2
Antes, o técnico Gutemberg dos Santos Batista já havia iniciado as negociações com um grupo de pecuaristas da região. Durante a visita da equipe da Embrapa, as bases do trabalho foram construídas e algumas visitas foram realizadas. Malagutti e Mateus estiveram nas prefeituras de Divisópolis e de Mata Verde, na Emater regional, no Sebrae e Instituto Federal em Almenara, Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo, em Itaobim, e na revenda Módulo Rural em Mata Verde.
Na sexta-feira, dia 13, foram feitas palestras sobre o programa, sobre a escolha das cultivares mais adaptadas ao clima local e sobre irrigação.
“A região de Divisópolis, na divisa entre Minas e Bahia, é uma área de transição para a caatinga e apresenta desafios climáticos para a implantação da pecuária de corte, fato que está servindo de motivação para produtores e técnicos, que buscam na Embrapa o apoio necessário à viabilização da atividade de pecuária de corte”, explicou Malagutti.
Mateus disse que a pecuária de corte é importante para a economia daquela região, mas vem sofrendo pelo tradicionalismo e baixa adoção de tecnologias. Nos próximos meses serão feitas as articulações necessárias para a formalização de ações do programa Bifequali na região.
Nos áudios acima você pode acompanhar entrevistas com os dois técnicos da Embrapa e depoimentos dos principais atores envolvidos.