O evento Data Driven Businesses promovido pela Enterprise Business Development & Information (EBDI) contou com a participação do diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, em painel sobre O papel da área de dados como impulsionadora de negócios. O evento realizado dia 10 em Brasília/DF também debateu os desafios frente à nova legislação de proteção de dados pessoais. Ao lado de gestores de empresas de variados segmentos – médico-hospitalar, atacadista de alimentos, instituições financeiras – Soares falou a executivos de TI e inteligência estratégica. Conforme destacou o diretor, diferente de outras empresas representadas no evento, a Embrapa atua mais como provedora de dados, por ser uma empresa pública de pesquisa agropecuária. Soares disse que a instituição tem buscado a crescente inserção no ecossistema nacional de inovação por meio da criação de espaços de interação com os mercados com o objetivo de promover a inovação. “Uma forma de fazer com que os conhecimentos e dados desenvolvidos pela empresa gerem negócios”, argumentou Soares. LGPD O impacto para os negócios da legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – esteve no centro dos debates, dada a exigência de obtenção de autorização para rastreamento e uso de dados pessoas. A norma vai obrigar a reconfiguração de ferramentas já desenvolvidas para leitura de comportamento dos consumidores. Para o diretor, a adequação das organizações à lei é inadiável, mas lembrou que alternativas estão sendo buscadas pelas grandes corporações, como a Microsoft, “que está vencendo o desafio por meio da criação de plataformas que permitem a simulação de comportamentos preservando o anonimato”, disse. No contexto da escassez brasileira de mão-de-obra especializada, Soares destacou que a opção da Embrapa pela inovação aberta, privilegiando parcerias para impulsionar o desenvolvimento e disponibilização de ativos da instituição no mercado, se estende também à área de tratamento de dados, que na Embrapa conta com expertise já construída pela equipe interna de TI.
O evento Data Driven Businesses promovido pela Enterprise Business Development & Information (EBDI) contou com a participação do diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, em painel sobre O papel da área de dados como impulsionadora de negócios. O evento realizado dia 10 em Brasília/DF também debateu os desafios frente à nova legislação de proteção de dados pessoais.
Ao lado de gestores de empresas de variados segmentos – médico-hospitalar, atacadista de alimentos, instituições financeiras – Soares falou a executivos de TI e inteligência estratégica. Conforme destacou o diretor, diferente de outras empresas representadas no evento, a Embrapa atua mais como provedora de dados, por ser uma empresa pública de pesquisa agropecuária.
Soares disse que a instituição tem buscado a crescente inserção no ecossistema nacional de inovação por meio da criação de espaços de interação com os mercados com o objetivo de promover a inovação. “Uma forma de fazer com que os conhecimentos e dados desenvolvidos pela empresa gerem negócios”, argumentou Soares.
LGPD
O impacto para os negócios da legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – esteve no centro dos debates, dada a exigência de obtenção de autorização para rastreamento e uso de dados pessoas. A norma vai obrigar a reconfiguração de ferramentas já desenvolvidas para leitura de comportamento dos consumidores.
Para o diretor, a adequação das organizações à lei é inadiável, mas lembrou que alternativas estão sendo buscadas pelas grandes corporações, como a Microsoft, “que está vencendo o desafio por meio da criação de plataformas que permitem a simulação de comportamentos preservando o anonimato”, disse.
No contexto da escassez brasileira de mão-de-obra especializada, Soares destacou que a opção da Embrapa pela inovação aberta, privilegiando parcerias para impulsionar o desenvolvimento e disponibilização de ativos da instituição no mercado, se estende também à área de tratamento de dados, que na Embrapa conta com expertise já construída pela equipe interna de TI.