Serão investidos até R$ 1,2 milhões no desenvolvimento de soluções capazes de impactar a cadeia leiteira, da fazenda ao consumidor final
Nesta quinta-feira, 12 de março, a Embrapa Gado de Leite receberá lideranças de empresas e entidades setoriais em um evento com dois importantes anúncios: a publicação de um edital voltado a projetos de inovação aberta e a apresentação do Silo – inovação aberta, o primeiro hub de inovação no Brasil dedicado à cadeia produtiva do leite. O evento está marcado para as 15h, na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG), unidade que abriga o hub, com 1.400 m² de área.
O edital, nomeado Desafio Inovação Aberta, será direcionado a empresas e disponibilizará até 1,2 milhões de reais, sendo metade em recursos financeiros e a outra metade em cessão de infraestrutura e recursos humanos. A publicação está prevista para as próximas semanas.
Os projetos aprovados poderão se beneficiar da estrutura organizada para o novo hub de inovação, chamado Silo. O espaço irá proporcionar a conexão de startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, universidades, uma aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite. Os empreendedores também poderão contar com a infraestrutura laboratorial e os campos experimentais da empresa de pesquisa para o codesenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, conta que ambas as iniciativas são fruto do Ideas for Milk, projeto criado em 2016 para impulsionar a revolução digital no mercado lácteo: “A Embrapa cumpriu o relevante papel de reunir diferentes atores para consolidar o ecossistema de inovação do leite e fomentar o mercado de soluções digitais. Agora, oferece novas ferramentas para conectar estes atores. O conhecimento científico e de campo será um diferencial oferecido aos projetos do edital Desafio Inovação Aberta e também aos profissionais, empresas e entidades ligados ao Silo”, explica Martins, que cita duas startups do Ideas for Milk e que já garantiram espaço no hub, Onfarm e Cowmed.
A Microsoft está finalizando negociação de parceria com o Silo. “É impensável hoje falar de qualquer negócio sem reconhecer a importância da tecnologia digital, do uso de dados para gerar inovação”, afirma o diretor Tecnologia da transnacional, Ronan Damasco.
Outras empresas estão finalizando discussões para assinar o termo de parceria, entre elas a TIM Brasil. Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios, Janilson Bezerra, “A Tim percebeu que levar conectividade para o campo é um grande negócio e herdou um grande aprendizado do Ideas for Milk, que é ‘você não faz isso sozinho’”.
Medalha Mário Luiz Martinez
Além da apresentação do Silo, o evento da tarde de 12 de março registra homenagem a quatro personalidades por suas contribuições ao agronegócio do leite. Eles receberão a Medalha Mário Luiz Martinez, honraria que será entregue pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti, a Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig; Paulo Roberto Bernardes, líder do setor leiteiro e cooperativista; José Renaldi Feitosa Brito e Maria Aparecida Brito, pesquisadores aposentados da Embrapa.
Serviço:
Local: Auditório da Embrapa Gado de Leite (Rua Eugênio do Nascimento, 610, bairro Dom Bosco / Juiz de Fora – MG)
Horário: das 14h30 às 16h10
Programação:
14h30 Entrevista coletiva à imprensa: Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa
15h Boas-vindas
-
Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite
-
Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa
15h10 Apresentação do Silo – Inovação Aberta (vídeo 3D)
15h15 Assinatura de atos e contratos com parceiros do Silo – Inovação Aberta
15h30 Apresentação do Edital Desafio Inovação Aberta
15h40 Entrega da honraria “Medalha Mário Luiz Martinez”
-
Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig
-
José Renaldi Feitosa Brito, pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite
-
Maria Aparecida Vasconcelos Paiva Brito, pesquisadora aposentada da Embrapa Gado de Leite
-
Paulo Roberto Bernardes, liderança do Setor Leiteiro e Cooperativista
16h Fala em nome dos homenageados
16h05 Encerramento da solenidade