Produtos preparados à base de grão-de-bico e de pimentas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília – DF), em parceria com instituições públicas e privadas, têm atraído a atenção do público que passa pelo estande da Embrapa, na II Edição da Anufood Brazil – feira de negócios voltada para o setor de alimentos e bebidas, que até 11 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. As pessoas têm a oportunidade de degustar molhos e geleias de pimenta e um prato preparado feito com grão-de-bico pela chefe de cozinha Renata Biazin. Em virtude do potencial de negócios da feira, a Embrapa Hortaliças selecionou tecnologias que podem ser adotadas tanto pela agroindústria para a fabricação de produtos processados quanto para o uso fresco na culinária, principalmente, a gourmet, que busca constantemente por alimentos diferenciados. “Esse é um espaço privilegiado para manter o contato direto com diferentes atores da cadeia produtiva e com os consumidores finais”, analisa a supervisora do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Fernanda Nascimento. Pimentas e tomates Um desses exemplos de tecnologia com potencial para o consumo fresco ou processado em forma de pastas, geleias, chips ou farinha são as pimentas. Ao acrescentar essa iguaria no petisco, quitute ou na refeição, as pessoas estão consumindo vitaminas e minerais (A, C, E, ácido fólico, zinco e potássio), carboidratos e fibras. Em 100 gramas do fruto, as pimentas BRS Juruti e BRS Nandaia possuem o dobro de vitamina disponível na mesma porção de laranja ou kiwi. Também estarão em exposição as pimentas BRS Moema, BRS Mari e a BRS Tui, que é a primeira pimenta do tipo biquinho do mercado brasileiro que possui frutos de coloração salmão (laranja-clara), que também tem potencial ornamental. Grão-de-bico Para atender à crescente demanda do mercado consumidor por fontes de proteína vegetal, a Embrapa Hortaliças levará para a Anufood Brazil a cultivar de grão-de-bico BRS Aleppo, que tem elevado valor proteico e pode ser consumida em saladas, pastas e farinha em diversos pratos culinários. O grão-de-bico é uma alternativa para as pessoas que seguem dieta vegana ou que querem diminuir o consumo de carne animal. Além da alta quantidade de fibra, o grão possui um aminoácido chamado triptofano que produz a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por isso, a leguminosa também é conhecida como o grão da “felicidade”.
Produtos preparados à base de grão-de-bico e de pimentas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília – DF), em parceria com instituições públicas e privadas, têm atraído a atenção do público que passa pelo estande da Embrapa, na II Edição da Anufood Brazil – feira de negócios voltada para o setor de alimentos e bebidas, que até 11 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo.
As pessoas têm a oportunidade de degustar molhos e geleias de pimenta e um prato preparado feito com grão-de-bico pela chefe de cozinha Renata Biazin.
Em virtude do potencial de negócios da feira, a Embrapa Hortaliças selecionou tecnologias que podem ser adotadas tanto pela agroindústria para a fabricação de produtos processados quanto para o uso fresco na culinária, principalmente, a gourmet, que busca constantemente por alimentos diferenciados. “Esse é um espaço privilegiado para manter o contato direto com diferentes atores da cadeia produtiva e com os consumidores finais”, analisa a supervisora do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Fernanda Nascimento.
Pimentas e tomates
Um desses exemplos de tecnologia com potencial para o consumo fresco ou processado em forma de pastas, geleias, chips ou farinha são as pimentas. Ao acrescentar essa iguaria no petisco, quitute ou na refeição, as pessoas estão consumindo vitaminas e minerais (A, C, E, ácido fólico, zinco e potássio), carboidratos e fibras.
Em 100 gramas do fruto, as pimentas BRS Juruti e BRS Nandaia possuem o dobro de vitamina disponível na mesma porção de laranja ou kiwi. Também estarão em exposição as pimentas BRS Moema, BRS Mari e a BRS Tui, que é a primeira pimenta do tipo biquinho do mercado brasileiro que possui frutos de coloração salmão (laranja-clara), que também tem potencial ornamental.
Grão-de-bico
Para atender à crescente demanda do mercado consumidor por fontes de proteína vegetal, a Embrapa Hortaliças levará para a Anufood Brazil a cultivar de grão-de-bico BRS Aleppo, que tem elevado valor proteico e pode ser consumida em saladas, pastas e farinha em diversos pratos culinários.
O grão-de-bico é uma alternativa para as pessoas que seguem dieta vegana ou que querem diminuir o consumo de carne animal. Além da alta quantidade de fibra, o grão possui um aminoácido chamado triptofano que produz a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por isso, a leguminosa também é conhecida como o grão da “felicidade”.