Notícias

PlanejArroz é o novo aplicativo para cadeia do arroz

Tecnologia é lançada na 30ª Abertura da Colheita do Arroz e a futura cultivar BRS A705 é apresentada aos produtores em vitrines tecnológicas, instalada na Estação Experimental. A Embrapa lança para a cadeia produtiva do arroz um aplicativo para celular, o PlanejArroz, na quarta-feira, 12/02, no primeiro dia do evento da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, às 15h40, dentro do espaço do Fórum Técnico, no auditório da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS. O aplicativo faz indicações de manejo e de estimativa da produtividade da cultura. Nesta agenda será feita também a apresentação da futura cultivar BRS A705. Os pesquisadores Silvio Steinmetz e Ariano Martins de Magalhães, respectivamente, realizam a apresentação das novas tecnologias. O PlanejArroz O aplicativo desenvolvido em parceria entre a Embrapa, a UFSM e o INMET, apresentado em dois módulos. O primeiro módulo é baseado em graus-dia e faz a estimativa da data de ocorrência de seis estádios de desenvolvimento das cultivares recomendadas, na média dos anos e na safra, visando o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura. O segundo módulo utiliza o modelo SimulArroz para estimar a produtividade de grãos, na média dos anos e na safra, das três cultivares mais semeadas no Estado. O produtor poderá acessar a versão web em http://planejarroz.cpact.embrapa.br e posteriormente no Apps da Embrapa, no Google Play. A tecnologia é um resultado do esforço conjunto, nas diferentes etapas de desenvolvimento do aplicativo, da Embrapa Clima Temperado, equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/8º Disme). Arroz Irrigado BRS A705 A futura cultivar de arroz irrigado BRS A705 será apresentada aos visitantes, podendo ser vista nas vitrines tecnológicas. Ela é uma evolução da BRS Pampa, tendo uma flexibilidade no manejo. Sua característica forte é a resistência ao acamamento, agregando alta produtividade e qualidade de grãos. Os testes experimentais demonstraram que ela pode alcançar uma marca superior a 10 ton/ha. A 30ª. Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federarroz e Embrapa. Conta também com o apoio de várias empresas como IRGA, BASF, John Deere, Massey Ferguson, New Holland, LindSay, Senar/RS, Sicredi, Banco do Brasil, Banrisul, 3 Tentos Agroindustrial, Tecon e Badesul.

Tecnologia é lançada na 30ª Abertura da Colheita do Arroz e a futura cultivar BRS A705  é apresentada aos produtores em vitrines tecnológicas, instalada na Estação Experimental.

A Embrapa lança para a cadeia produtiva do arroz um aplicativo para celular, o PlanejArroz, na quarta-feira, 12/02, no primeiro dia do evento da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, às 15h40, dentro do espaço do Fórum Técnico, no auditório da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS. O aplicativo faz indicações de manejo e de estimativa da produtividade da cultura. Nesta agenda será feita também a apresentação da futura cultivar  BRS A705. Os pesquisadores Silvio Steinmetz e Ariano Martins de Magalhães, respectivamente, realizam a apresentação das novas tecnologias. 

O PlanejArroz

O aplicativo  desenvolvido em parceria entre a Embrapa, a UFSM e o INMET, apresentado em dois módulos. O primeiro módulo é baseado em graus-dia e faz a estimativa da data de ocorrência de seis estádios de desenvolvimento das cultivares recomendadas, na média dos anos e na safra, visando o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura.

O segundo módulo utiliza o modelo SimulArroz para estimar a produtividade de grãos, na média dos anos e na safra, das três cultivares mais semeadas no Estado.

O produtor poderá acessar a versão web em http://planejarroz.cpact.embrapa.br e posteriormente no Apps da Embrapa, no Google Play.
A tecnologia é um resultado do esforço conjunto, nas diferentes etapas de desenvolvimento do aplicativo, da Embrapa Clima Temperado, equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/8º Disme).
 

Arroz Irrigado BRS A705
 

A futura cultivar de arroz irrigado BRS A705 será apresentada aos visitantes, podendo ser vista nas vitrines tecnológicas. Ela é uma evolução da BRS Pampa, tendo  uma flexibilidade no manejo. Sua característica forte é a resistência ao acamamento, agregando alta produtividade e qualidade de grãos. Os testes experimentais demonstraram que ela pode alcançar uma marca superior a 10 ton/ha. 

A 30ª. Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federarroz e Embrapa. Conta também com o apoio de várias empresas como IRGA, BASF, John Deere, Massey Ferguson, New Holland, LindSay, Senar/RS, Sicredi, Banco do Brasil, Banrisul, 3 Tentos Agroindustrial, Tecon e Badesul.
  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *