A modernização do sistema de produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) no nordeste brasileiro, especificamente no Estado da Bahia, é relativamente recente, especificamente no que se refere à produção de raízes para extração de amido. Do ponto de vista varietal, as principais mudanças neste novo processo de produção em larga escala, refere-se à necessidade de uso de variedades com elevado potencial produtivo de raízes e amido, bem como adequação ao plantio mecanizado. Por meio de uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A., a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e as agências públicas de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi desenvolvida a BRS Novo Horizonte, variedade de mandioca com alta produtividade de raízes, matéria seca e amido, associada à alta qualidade do amido. A nova variedade possui atributos produtivos superiores quando comparada com algumas variedades e híbridos da Embrapa e em comparação com as variedades locais. Outras vantagens competitivas da BRS Novo Horizonte são: o porte ereto, com algumas ramificações acima de 1,50 m de altura, o que confere aptidão para o plantio mecanizado e maior adensamento de plantas, além de ampla cobertura do solo, de forma a reduzir a ocorrência de plantas daninhas; a alta taxa de multiplicação do material propagativo que permite rápida difusão da variedade; a facilidade de colheita, por possuir raízes em disposição horizontal, que favorece o arranque e despencamento das raízes; e raízes de cor clara e com poucas constrições, o que otimiza o processo de extração do amido. Saiba como sintonizar. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
A modernização do sistema de produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) no nordeste brasileiro, especificamente no Estado da Bahia, é relativamente recente, especificamente no que se refere à produção de raízes para extração de amido. Do ponto de vista varietal, as principais mudanças neste novo processo de produção em larga escala, refere-se à necessidade de uso de variedades com elevado potencial produtivo de raízes e amido, bem como adequação ao plantio mecanizado.
Por meio de uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A., a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e as agências públicas de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi desenvolvida a BRS Novo Horizonte, variedade de mandioca com alta produtividade de raízes, matéria seca e amido, associada à alta qualidade do amido. A nova variedade possui atributos produtivos superiores quando comparada com algumas variedades e híbridos da Embrapa e em comparação com as variedades locais.
Outras vantagens competitivas da BRS Novo Horizonte são: o porte ereto, com algumas ramificações acima de 1,50 m de altura, o que confere aptidão para o plantio mecanizado e maior adensamento de plantas, além de ampla cobertura do solo, de forma a reduzir a ocorrência de plantas daninhas; a alta taxa de multiplicação do material propagativo que permite rápida difusão da variedade; a facilidade de colheita, por possuir raízes em disposição horizontal, que favorece o arranque e despencamento das raízes; e raízes de cor clara e com poucas constrições, o que otimiza o processo de extração do amido.
Saiba como sintonizar.
No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.