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Embrapa & Escola alcança mais de 50 mil estudantes em todo o Brasil em 2019

Mais de 50 mil alunos dos ensinos fundamental e médio participaram de atividades do programa Embrapa & Escola em 2019. No total, 1.178 escolas foram atendidas contemplando 34.721 estudantes do ensino fundamental e 15.201 do ensino médio. A maioria das Unidades Descentralizadas desenvolvem o programa em âmbito local. Acesse aqui a página do Embrapa & Escola no portal Esses números incluem as atividades de palestras nas escolas, visitas programadas às Unidades e participações da Embrapa em feiras e exposições. O levantamento foi feito pela Supervisão de Comunicação Corporativa da Secretaria-Geral (CCOR/SGE), responsável pela coordenação do Embrapa & Escola. Para o supervisor da CCOR, Tiago Coelho, por meio do programa Embrapa & Escola, “estamos contribuindo para que um número crescente de pessoas conheça a Embrapa e sua importância, entenda a presença da pesquisa agropecuária em seu cotidiano e sua relevância para o desenvolvimento do país e a sociedade”. Segundo ele, o programa também incentiva a formação de novos cientistas no futuro, uma vez que desperta a curiosidade e o interesse de crianças e jovens pela ciência. “O protagonismo das Unidades Descentralizadas é fundamental para que o programa se mantenha e alcance milhares de alunos todos os anos”, declara o supervisor. “O maior desafio para o crescimento do Embrapa & Escola é a falta de recursos. A saída é a intensificação de parcerias com a iniciativa privada e a submissão de projetos a chamadas públicas que aportam recursos em projetos desta natureza”, complementa. A maior parte das ações do Embrapa & Escola ocorreu em outubro, quando foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Para apoiar as atividades desenvolvidas nas Unidades, a CCOR/SGE disponibilizou uma cartilha com jogos (acesse aqui) e uma apresentação institucional editável sobre o tema. Outro destaque da SNCT 2019 foi a primeira edição do “Papo com Ciência”, uma iniciativa da Gerência de Comunicação Estratégica da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (GCE/Sire), em parceria com a Gerência de Comunicação e Informação da Secretaria Geral (GCI/SGE), envolvendo algumas UDs que aderiram à proposta. Por meio dessa ação, foram promovidos bate-papos descontraídos sobre ciência em locais inusitados, como cafés, restaurantes, supermercados, livrarias ou shoppings, em cidades como Campina Grande (PB), Boa Vista (RR), Petrolina (PE) e Londrina (PR). Acesse a página da Embrapa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Insetos aquáticos Aprovado em chamada do CNPq como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano passado, o projeto “A ciência dos insetos aquáticos” gerou frutos em 2019. Desenvolvida pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Kathia Sonoda, a iniciativa incluiu o lançamento do livro “Mistério no mundo aquático submerso”, em abril, durante o 46º aniversário da Embrapa. Além da publicação, o projeto levou palestras sobre os insetos aquáticos a 59 escolas públicas de cidades de pequeno porte em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Também foram desenvolvidos materiais paradidáticos como livros (um impresso e um interativo que se encontram disponíveis no site Contando Ciência na Web) e um baralho sobre insetos aquáticos. Esses materiais são disponibilizados às escolas e aos alunos, como uma complementação do conhecimento. Turma da Mônica No final do ano, no dia 26 de novembro, foram lançados a revista em quadrinhos da Turma da Mônica “Comer sem desperdiçar” e o guia didático para professores sobre consumo sustentável “Manual do educador #sem desperdício”. Acesse aqui os materiais As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável. A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil e colaboração do Instituto Maurício de Sousa. Os lançamentos ocorrram na Sede da Embrapa, com organização da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) e apoio da Secretaria Geral. Dentre as autoridades estavam o embaixador da União Europeia (EU) no Brasil, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, o diretor de conservação e restauração de ecossistemas do WWF Brasil e o escritor e cartunista Maurício de Souza. As publicações foram impressas e estão disponíveis gratuitamente em formato digital. Para dar início à divulgação, dois dias de campo do programa Embrapa & Escola foram realizados em Rio Branco (AC) e Aracaju (SE), em novembro. O evento de lançamento da revistinha ocorreu junto com a “Segunda Feira de Ciências: Pesquisadores do Futuro”, coordenado pela Embrapa Hortaliças, e a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola. Alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico do DF e entorno foram convidados a participar do concurso, a partir da formulação de propostas inovadoras sobre produção sustentável e estímulo ao consumo de hortaliças. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CNPq e a Delbra. Os projetos vencedores nos ensinos médio e técnico ganharam bolsas de iniciação científica. Já as propostas escolhidas no ensino fundamental receberam medalhas, certificados e livros. Embrapa & Escola O programa é uma ação que aproxima cientistas, estudantes e professores para estimular o interesse pelo conhecimento científico. São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional. Direcionado a crianças e jovens matriculados nos ensinos fundamental e médio, o programa cria condições para a aprendizagem e a reflexão sobre as interfaces da ciência e da tecnologia com o setor agrícola e o meio ambiente. Em especial, fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida.

Mais de 50 mil alunos dos ensinos fundamental e médio participaram de atividades do programa Embrapa & Escola em 2019. No total, 1.178 escolas foram atendidas contemplando 34.721 estudantes do ensino fundamental e 15.201 do ensino médio. A maioria das Unidades Descentralizadas desenvolvem o programa em âmbito local.

Esses números incluem as atividades de palestras nas escolas, visitas programadas às Unidades e participações da Embrapa em feiras e exposições. O levantamento foi feito pela Supervisão de Comunicação Corporativa da Secretaria-Geral (CCOR/SGE), responsável pela coordenação do Embrapa & Escola.

Para o supervisor da CCOR, Tiago Coelho, por meio do programa Embrapa & Escola, “estamos contribuindo para que um número crescente de pessoas conheça a Embrapa e sua importância, entenda a presença da pesquisa agropecuária em seu cotidiano e sua relevância para o desenvolvimento do país e a sociedade”. Segundo ele, o programa também incentiva a formação de novos cientistas no futuro, uma vez que desperta a curiosidade e o interesse de crianças e jovens pela ciência.

“O protagonismo das Unidades Descentralizadas é fundamental para que o programa se mantenha e alcance milhares de alunos todos os anos”, declara o supervisor. “O maior desafio para o crescimento do Embrapa & Escola é a falta de recursos. A saída é a intensificação de parcerias com a iniciativa privada e a submissão de projetos a chamadas públicas que aportam recursos em projetos desta natureza”, complementa.

A maior parte das ações do Embrapa & Escola ocorreu em outubro, quando foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Para apoiar as atividades desenvolvidas nas Unidades, a CCOR/SGE disponibilizou uma cartilha com jogos (acesse aqui) e uma apresentação institucional editável sobre o tema.  

Outro destaque da SNCT 2019 foi a primeira edição do “Papo com Ciência”, uma iniciativa da Gerência de Comunicação Estratégica da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (GCE/Sire), em parceria com a Gerência de Comunicação e Informação da Secretaria Geral (GCI/SGE), envolvendo algumas UDs que aderiram à proposta. Por meio dessa ação, foram promovidos bate-papos descontraídos sobre ciência em locais inusitados, como cafés, restaurantes, supermercados, livrarias ou shoppings, em cidades como Campina Grande (PB), Boa Vista (RR), Petrolina (PE) e Londrina (PR).

Insetos aquáticos

Aprovado em chamada do CNPq como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano passado, o projeto “A ciência dos insetos aquáticos” gerou frutos em 2019. Desenvolvida pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Kathia Sonoda, a iniciativa incluiu o lançamento do livro “Mistério no mundo aquático submerso”, em abril, durante o 46º aniversário da Embrapa.

Além da publicação, o projeto levou palestras sobre os insetos aquáticos a 59 escolas públicas de cidades de pequeno porte em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Também foram desenvolvidos materiais paradidáticos como livros (um impresso e um interativo que se encontram disponíveis no site Contando Ciência na Web) e um baralho sobre insetos aquáticos. Esses materiais são disponibilizados às escolas e aos alunos, como uma complementação do conhecimento.

Turma da Mônica

No final do ano, no dia 26 de novembro, foram lançados a revista em quadrinhos da Turma da Mônica “Comer sem desperdiçar” e o guia didático para professores sobre consumo sustentável “Manual do educador #sem desperdício”.

As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável. A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil e colaboração do Instituto Maurício de Sousa.

Os lançamentos ocorrram na Sede da Embrapa, com organização da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) e apoio da Secretaria Geral. Dentre as autoridades estavam o embaixador da União Europeia (EU) no Brasil, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, o diretor de conservação e restauração de ecossistemas do WWF Brasil e o escritor e cartunista Maurício de Souza.

As publicações foram impressas e estão disponíveis gratuitamente em formato digital. Para dar início à divulgação, dois dias de campo do programa Embrapa & Escola foram realizados em Rio Branco (AC) e Aracaju (SE), em novembro.

O evento de lançamento da revistinha ocorreu junto com a “Segunda Feira de Ciências: Pesquisadores do Futuro”, coordenado pela Embrapa Hortaliças, e a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola.

Alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico do DF e entorno foram convidados a participar do concurso, a partir da formulação de propostas inovadoras sobre produção sustentável e estímulo ao consumo de hortaliças. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CNPq e a Delbra.

Os projetos vencedores nos ensinos médio e técnico ganharam bolsas de iniciação científica. Já as propostas escolhidas no ensino fundamental receberam medalhas, certificados e livros.

Embrapa & Escola

O programa é uma ação que aproxima cientistas, estudantes e professores para estimular o interesse pelo conhecimento científico.
São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.

Direcionado a crianças e jovens matriculados nos ensinos fundamental e médio, o programa cria condições para a aprendizagem e a reflexão sobre as interfaces da ciência e da tecnologia com o setor agrícola e o meio ambiente.

Em especial, fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida.

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