Notícias

Inhame é tema de evento em Cruz das Almas (BA)

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, das 8h às 11h30, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza o seminário Manejo de Nematoides na Cultura do Inhame. Haverá palestras do pesquisador Dimmy Barbosa sobre os principais nematoides e seu manejo na referida cultura e da engenheira-agrônoma e produtora rural Liliane Santana, sobre levantamento de nematoides em lavouras de inhame no Recôncavo da Bahia. Segundo Barbosa, um dos maiores problemas fitossanitários da cultura do inhame na região são os fitonematoides, que acarretam sérios prejuízos para os produtores. “Apesar de não ser uma cultura prioritária e trabalhada pela Unidade, havia uma demanda antiga das prefeituras da região solicitando o apoio da Embrapa em relação ao tema. O inhame é hospedeiro de importantes nematoides que também atacam a mandioca e geralmente os produtores fazem essa sucessão de culturas, agravando o problema. A importância de realizar um seminário neste momento é porque coincide com a época de preparo de solo e plantio, de forma a alertar os produtores sobre o tema, desconhecido pela grande maioria”, explica Barbosa.

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, das 8h às 11h30, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza o seminário Manejo de Nematoides na Cultura do Inhame. Haverá palestras do pesquisador Dimmy Barbosa sobre os principais nematoides e seu manejo na referida cultura e da engenheira-agrônoma e produtora rural Liliane Santana, sobre levantamento de nematoides em lavouras de inhame no Recôncavo da Bahia.

Segundo Barbosa, um dos maiores problemas fitossanitários da cultura do inhame na região são os fitonematoides, que acarretam sérios prejuízos para os produtores. “Apesar de não ser uma cultura prioritária e trabalhada pela Unidade, havia uma demanda antiga das prefeituras da região solicitando o apoio da Embrapa em relação ao tema. O inhame é hospedeiro de importantes nematoides que também atacam a mandioca e geralmente os produtores fazem essa sucessão de culturas, agravando o problema. A importância de realizar um seminário neste momento é porque coincide com a época de preparo de solo e plantio, de forma a alertar os produtores sobre o tema, desconhecido pela grande maioria”, explica Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *