Notícias

Publicação reúne mais de 700 termos relevantes para o manejo de resíduos da produção animal

Pesquisadores, profissionais, agentes públicos e privados, produtores e estudantes ganharam uma publicação que vai facilitar o entendimento dos principais termos relacionados ao manejo dos resíduos da produção animal. O livro “Glossário de termos associados ao manejo de resíduos da produção animal” traz mais de 700 conceitos, práticas e tecnologias ligadas à área, cada uma apresentada em inglês, espanhol e português. A organização do glossário foi realizada por especialistas de instituições de pesquisa do Brasil (Embrapa), Argentina (Universidad de Buenos Aires-UBA e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria-INTA), Chile (Instituto de Investigaciones Agropecuarias-INIA e Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica-Conicyt) e Uruguai (Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria-INIA). Da Embrapa Suínos e Aves, participaram os pesquisadores Airton Kunz e Rodrigo Nicoloso e o analista Ricardo Steinmetz. A iniciativa da publicação foi da Sbera e da Rede ManureSouth. O pesquisador Airton Kunz destaca que o glossário vai facilitar a comunicação e ações de pesquisa, “uma vez que várias expressões usadas para descrever as práticas e manejos de resíduos na produção animal estão na língua inglesa e, muitas vezes, são traduzidas livremente, sem uma padronização, dificultando a interpretação de legislações e de publicações técnicas.” Em formato pdf, a publicação pode ser baixada gratuitamente no site da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), no endereço sbera.org.br/pt/glossario-2019.

Pesquisadores, profissionais, agentes públicos e privados, produtores e estudantes ganharam uma publicação que vai facilitar o entendimento dos principais termos relacionados ao manejo dos resíduos da produção animal. O livro “Glossário de termos associados ao manejo de resíduos da produção animal” traz mais de 700 conceitos, práticas e tecnologias ligadas à área, cada uma apresentada em inglês, espanhol e português.

A organização do glossário foi realizada por especialistas de instituições de pesquisa do Brasil (Embrapa), Argentina (Universidad de Buenos Aires-UBA e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria-INTA), Chile (Instituto de Investigaciones Agropecuarias-INIA e Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica-Conicyt) e Uruguai (Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria-INIA). Da Embrapa Suínos e Aves, participaram os pesquisadores Airton Kunz e Rodrigo Nicoloso e o analista Ricardo Steinmetz. A iniciativa da publicação foi da Sbera e da Rede ManureSouth.

O pesquisador Airton Kunz destaca que o glossário vai facilitar a comunicação e ações de pesquisa, “uma vez que várias expressões usadas para descrever as práticas e manejos de resíduos na produção animal estão na língua inglesa e, muitas vezes, são traduzidas livremente, sem uma padronização, dificultando a interpretação de legislações e de publicações técnicas.”

Em formato pdf, a publicação pode ser baixada gratuitamente no site da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), no endereço sbera.org.br/pt/glossario-2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *