Maior produtor nacional de gergelim, o município de Canarana, MT, vai sediar nesta sexta-feira (6), o 1º Seminário de Gergelim, na Câmara de Vereadores, a partir das 8 horas. Com o objetivo de debater a produção de gergelim em larga escala, o evento contará com palestras de pesquisadores e especialistas da Embrapa Algodão e parceiros ligados à cultura do gergelim. A pesquisadora Nair Arriel acompanha a evolução da cultura do gergelim no estado do Mato Grosso desde 2008, quando visitou pela primeira vez municípios produtores de gergelim no Estado. Ela lembra que na época, os produtores cultivavam variedades introduzidas, que não eram certificadas e apresentavam sérios problemas de desuniformidade. A partir daí, observou a necessidade de pesquisas para o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas para o cultivo mecanizado em larga escala, que deu origem a novas cultivares como a BRS Anahí e a BRS Morena. “A partir de 2010, nós identificamos junto aos produtores a necessidade de uma cultura de ciclo curto, que pudesse entrar como uma opção de safrinha, e o gergelim começou a despontar na região”, lembra. De lá para cá foram realizadas várias reuniões de levantamento de demandas de pesquisa para a cultura, desde o plantio até a colheita, passando pelo manejo pragas e doenças, fertilização, melhor época de plantar, espaçamento. “A principal demanda era a busca de sementes de qualidade, agora nós temos uma cultivar com ótima aceitação na região, que é a BRS Anahí e temos um sementeiro registrado. Os próximos passos são buscar o aprimoramento da cultura. Precisamos adequar as práticas agropecuárias para a região Centro-Oeste e para o cultivo em larga escala”, explica. A programação contará com palestras voltadas para a área de sementes, manejo e adubação, manejo de plantas daninhas, manejo fitossanitário, mecanização na cultura do gergelim e mercado e qualidade da matéria prima para industrialização. Ao final dos trabalhos haverá uma mesa redonda com os participantes sobre os temas abordados no seminário. O evento tem o apoio da Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Meta Consultoria Agrícola, Embrapa, Sindicato Rural de Canarana, Prefeitura Municipal de Canarana, Seagrima, Empaer MT, Câmara Municipal de Canarana, Campo Real, Agoforte, Arbaza, Grupo JAF, Agrícola Ferrari, LC Sementes, Sementes Sagui e Agrograins. Confira a programação completa na galeria abaixo.
Maior produtor nacional de gergelim, o município de Canarana, MT, vai sediar nesta sexta-feira (6), o 1º Seminário de Gergelim, na Câmara de Vereadores, a partir das 8 horas. Com o objetivo de debater a produção de gergelim em larga escala, o evento contará com palestras de pesquisadores e especialistas da Embrapa Algodão e parceiros ligados à cultura do gergelim.
A pesquisadora Nair Arriel acompanha a evolução da cultura do gergelim no estado do Mato Grosso desde 2008, quando visitou pela primeira vez municípios produtores de gergelim no Estado. Ela lembra que na época, os produtores cultivavam variedades introduzidas, que não eram certificadas e apresentavam sérios problemas de desuniformidade. A partir daí, observou a necessidade de pesquisas para o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas para o cultivo mecanizado em larga escala, que deu origem a novas cultivares como a BRS Anahí e a BRS Morena. “A partir de 2010, nós identificamos junto aos produtores a necessidade de uma cultura de ciclo curto, que pudesse entrar como uma opção de safrinha, e o gergelim começou a despontar na região”, lembra.
De lá para cá foram realizadas várias reuniões de levantamento de demandas de pesquisa para a cultura, desde o plantio até a colheita, passando pelo manejo pragas e doenças, fertilização, melhor época de plantar, espaçamento. “A principal demanda era a busca de sementes de qualidade, agora nós temos uma cultivar com ótima aceitação na região, que é a BRS Anahí e temos um sementeiro registrado. Os próximos passos são buscar o aprimoramento da cultura. Precisamos adequar as práticas agropecuárias para a região Centro-Oeste e para o cultivo em larga escala”, explica.
A programação contará com palestras voltadas para a área de sementes, manejo e adubação, manejo de plantas daninhas, manejo fitossanitário, mecanização na cultura do gergelim e mercado e qualidade da matéria prima para industrialização. Ao final dos trabalhos haverá uma mesa redonda com os participantes sobre os temas abordados no seminário. O evento tem o apoio da Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Meta Consultoria Agrícola, Embrapa, Sindicato Rural de Canarana, Prefeitura Municipal de Canarana, Seagrima, Empaer MT, Câmara Municipal de Canarana, Campo Real, Agoforte, Arbaza, Grupo JAF, Agrícola Ferrari, LC Sementes, Sementes Sagui e Agrograins.
Confira a programação completa na galeria abaixo.