Em uma área de 500 m², 14 espécies de hortaliças foram cultivadas com manejo adequado e irrigação por gotejamento de baixa pressão, abastecida por uma caixa d´água de 5 mil litros. O experimento foi implantado na Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) como modelo para centenas de produtores rurais do Distrito Federal que serão beneficiados com kits agroecológicos e de irrigação. Na manhã de terça-feira (03/12), vários agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o experimento e conversar com técnicos da Embrapa durante evento realizado para a entrega simbólica dos kits. “Fomento à agricultura familiar e produção orgânica”, promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e de outras autoridades como o diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, e do chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento. O governador ressaltou a importância de propiciar condições dignas de trabalho para os produtores rurais. “Estamos buscando trazer dignidade à população que mora nas áreas rurais”, enfatizou. Para o diretor da Embrapa, ações como essas proporcionam qualidade de vida, fixação do homem no campo e, consequentemente, qualidade de vida à população. O anfitrião do evento, Warley Nascimento, enfatizou que o envolvimento da Embrapa Hortaliças nessa ação é um exemplo do trabalho que a empresa tem feito ao longo desses 38 anos para a olericultura nacional e também para o DF. “Por meio de parcerias com diversas instituições como a Seagri e a Emater e, principalmente, com o empreendedorismo dos produtores, temos alcançado resultados satisfatório também para a agricultura familiar”, disse. O chefe-geral acrescentou que o produtor beneficiado terá a oportunidade de produzir hortaliças para o sustento da família e também será possível comercializar o excedente, uma vez que os materiais fornecidos são suficientes para cultivar uma área de 1.000 m². Sementes: Além das sementes de hortaliças, da caixa d´água e do sistema de irrigação – adquiridos com recursos da Secretaria de Agricultura – os produtores beneficiados com a ação vão receber as publicações da Embrapa Hortaliças: “Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar”, “Manejo de Irrigação em Hortaliças com Sistema Irrigas” e “Composto Orgânico Embrapa Hortaliças: aprenda como se faz”. Eles também vão receber sementes de moranga, alface, rúcula, abobrinha e coentro fornecidos pela Empresa Isla. Durante o evento, Emater, Ceasa e Conab fizeram a entrega de outros produtos aos agricultores. O evento contou com o apoio dessas instituições e da Embrapa Hortaliças. Estiveram presentes ainda o secretário da Seagri, Dilson Resende; o Secretário de Governo, José Humberto Pires; a presidente da Emater, Denise Fonseca; o presidente da Ceasa, Wilder Santos; e o superintendente da Conab, Rafael Borges.
Em uma área de 500 m², 14 espécies de hortaliças foram cultivadas com manejo adequado e irrigação por gotejamento de baixa pressão, abastecida por uma caixa d´água de 5 mil litros. O experimento foi implantado na Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) como modelo para centenas de produtores rurais do Distrito Federal que serão beneficiados com kits agroecológicos e de irrigação. Na manhã de terça-feira (03/12), vários agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o experimento e conversar com técnicos da Embrapa durante evento realizado para a entrega simbólica dos kits.
“Fomento à agricultura familiar e produção orgânica”, promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e de outras autoridades como o diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, e do chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.
O governador ressaltou a importância de propiciar condições dignas de trabalho para os produtores rurais. “Estamos buscando trazer dignidade à população que mora nas áreas rurais”, enfatizou. Para o diretor da Embrapa, ações como essas proporcionam qualidade de vida, fixação do homem no campo e, consequentemente, qualidade de vida à população.
O anfitrião do evento, Warley Nascimento, enfatizou que o envolvimento da Embrapa Hortaliças nessa ação é um exemplo do trabalho que a empresa tem feito ao longo desses 38 anos para a olericultura nacional e também para o DF. “Por meio de parcerias com diversas instituições como a Seagri e a Emater e, principalmente, com o empreendedorismo dos produtores, temos alcançado resultados satisfatório também para a agricultura familiar”, disse.
O chefe-geral acrescentou que o produtor beneficiado terá a oportunidade de produzir hortaliças para o sustento da família e também será possível comercializar o excedente, uma vez que os materiais fornecidos são suficientes para cultivar uma área de 1.000 m².
Sementes: Além das sementes de hortaliças, da caixa d´água e do sistema de irrigação – adquiridos com recursos da Secretaria de Agricultura – os produtores beneficiados com a ação vão receber as publicações da Embrapa Hortaliças: “Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar”, “Manejo de Irrigação em Hortaliças com Sistema Irrigas” e “Composto Orgânico Embrapa Hortaliças: aprenda como se faz”. Eles também vão receber sementes de moranga, alface, rúcula, abobrinha e coentro fornecidos pela Empresa Isla.
Durante o evento, Emater, Ceasa e Conab fizeram a entrega de outros produtos aos agricultores. O evento contou com o apoio dessas instituições e da Embrapa Hortaliças. Estiveram presentes ainda o secretário da Seagri, Dilson Resende; o Secretário de Governo, José Humberto Pires; a presidente da Emater, Denise Fonseca; o presidente da Ceasa, Wilder Santos; e o superintendente da Conab, Rafael Borges.