A 3º Festa do Pêssego de Pelotas/RS, além de um evento festivo, é uma oportunidade para apresentar as tecnologias voltadas à produção da fruta na região. Nesta edição, o destaque da programação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) será a apresentação de duas variedades de pêssego recentemente desenvolvidas pela pesquisa: a BRS Serenata e a BRS Jaspe. O evento ocorre no dia 1º de dezembro, no Rincão da Caneleira, 8º Distrito do município, e também marca a Abertura da Colheita da fruta. Na Festa do Pêssego, representantes da Embrapa ainda participarão do concurso de qualidade da fruta e apresentarão, em estande institucional, resultados do trabalho realizado pela pesquisa. Além das variedades, um dos destaques é a divulgação do livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que traz uma síntese das principais informações disponíveis sobre as culturas. Durante o evento, também será possível conhecer a produção da região de mesa e voltada à indústria, e os produtos locais feitos a base de pêssego. A 3º Festa do Pêssego de Pelotas é organizada pela Prefeitura do município – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – e também pela Emater/RS-ASCAR, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP) e Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel). Variedades A BRS Serenata é uma cultivar de pessegueiro de maturação precoce, em meados de outubro. Suas frutas possuem formato arredondado e polpa branca, com sabor doce e baixa acidez. A recomendação é para cultivo em regiões de baixo acúmulo de frio, no Sul e Sudeste do Brasil, sendo indicada para consumo de mesa. Já a BRS Jaspe se destaca pela produtividade, pois, mesmo em anos com situações climáticas adversas, apresenta estabilidade de produção. Seus frutos são maiores do que a média, com potencial para uso na indústria. Quinzena do Pêssego Paralelamente, também está sendo realizada a 6ª edição da Quinzena do Pêssego, de 21 de novembro a 7 de dezembro. Neste período, feiras fixas e itinerantes ocorrem em diversos pontos da cidade, como no Mercado Central e no Shopping Pelotas. Ao todo, 17 restaurantes inseriram receitas com o pêssego no cardápio. Serviço: O quê: Festa do pêssego Quando: 1° de dezembro, das 9h às 21h30min. Onde: Rincão da Caneleira, 8º distrito de Pelotas
A 3º Festa do Pêssego de Pelotas/RS, além de um evento festivo, é uma oportunidade para apresentar as tecnologias voltadas à produção da fruta na região. Nesta edição, o destaque da programação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) será a apresentação de duas variedades de pêssego recentemente desenvolvidas pela pesquisa: a BRS Serenata e a BRS Jaspe. O evento ocorre no dia 1º de dezembro, no Rincão da Caneleira, 8º Distrito do município, e também marca a Abertura da Colheita da fruta.
Na Festa do Pêssego, representantes da Embrapa ainda participarão do concurso de qualidade da fruta e apresentarão, em estande institucional, resultados do trabalho realizado pela pesquisa. Além das variedades, um dos destaques é a divulgação do livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que traz uma síntese das principais informações disponíveis sobre as culturas.
Durante o evento, também será possível conhecer a produção da região de mesa e voltada à indústria, e os produtos locais feitos a base de pêssego. A 3º Festa do Pêssego de Pelotas é organizada pela Prefeitura do município – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – e também pela Emater/RS-ASCAR, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP) e Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel).
Variedades
A BRS Serenata é uma cultivar de pessegueiro de maturação precoce, em meados de outubro. Suas frutas possuem formato arredondado e polpa branca, com sabor doce e baixa acidez. A recomendação é para cultivo em regiões de baixo acúmulo de frio, no Sul e Sudeste do Brasil, sendo indicada para consumo de mesa. Já a BRS Jaspe se destaca pela produtividade, pois, mesmo em anos com situações climáticas adversas, apresenta estabilidade de produção. Seus frutos são maiores do que a média, com potencial para uso na indústria.
Quinzena do Pêssego
Paralelamente, também está sendo realizada a 6ª edição da Quinzena do Pêssego, de 21 de novembro a 7 de dezembro. Neste período, feiras fixas e itinerantes ocorrem em diversos pontos da cidade, como no Mercado Central e no Shopping Pelotas. Ao todo, 17 restaurantes inseriram receitas com o pêssego no cardápio.
Serviço:
O quê: Festa do pêssego
Quando: 1° de dezembro, das 9h às 21h30min.
Onde: Rincão da Caneleira, 8º distrito de Pelotas