O Projeto Hortas Pedagógicas recebe um aliado de peso no processo de ensino-aprendizagem por meio do cultivo de hortaliças. Acaba de chegar às escolas que implantaram o projeto as Minibibliotecas da Embrapa. No último dia 20, o acervo chegou à UEB Augusto Mochel e, no próximo dia 27, às 10h, será a vez da UEB Jackson Lago. No mesmo dia da entrega oficial das Minibibliotecas, às 14h, será realizada capacitação dos mediadores para uso do acervo das Minibibliotecas. Segundo o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, nas duas escolas de São Luís escolhidas para receber o Hortas Pedagógicas, as minibibliotecas serão fonte de conhecimentos para lidar com o dia a dia das hortas. “Professores, alunos e toda a comunidade envolvida poderão ter acesso a informações tecnológicas, desde plantio, replantio, manejo de ervas e pragas daninhas, colheita e demais assuntos pertinentes ao cotidiano prático das hortas, informações essas contextualizadas para a realidade da agricultura local”, adiantou. As publicações impressas (livros, cartilhas, manuais, etc.), os vídeos e os áudios de programas de TV e rádio da Embrapa constantes no acervo multimídia das Minibibliotecas divulgam o conhecimento científico acumulado em cerca de 45 aos de pesquisa em agricultura tropical, realizada pelas 42 Unidades da Embrapa, distribuídas por todo o Brasil, muitas vezes em parceria com outras instituições científicas. A capacitação dos mediadores será na própria escola e incentivará o uso das minibibliotecas tanto na horta como em sala de aula, nas atividades educativas, teoria de prática juntos, para melhor internalização dos conhecimentos. “Queremos prepara-los para fazer melhor uso das minibibliotecas, dialogando saberes e considerando o contexto e a diversidade sociocultural da região”, explica a técnica da Embrapa Cocais, Márcia Georgine. Sobre o Hortas Pedagógicas – Desenvolvido e coordenado pela Embrapa Hortaliças, hortas pedagógicas é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, atual Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. No estado do Maranhão, a etapa piloto foi implantada pela Embrapa Cocais e parceiros municipais e estaduais são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Educação – Semed, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar – Semsa, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís – Seplan e outras secretarias municipais associadas. O projeto hortas pedagógicas é um projeto piloto em São Luís e tem perspectiva de expansão para mais escolas da capital e do estado. Mais sobre as minibibliotecas – Para contribuir com a universalização do acesso ao conhecimento científico, as minibibliotecas da Embrapa reúnem em acervo próprio e de forma regionalizada, publicações, vídeos e áudios que divulgam – em linguagem simples e didática – resultados da pesquisa agropecuária de Unidades da Embrapa e parceiros. O objetivo é incentivar a leitura e favorecer a inclusão produtiva no meio rural, tornando disponíveis informações e tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação, adequadas à realidade agropecuária das diferentes regiões brasileiras, contribuindo, assim, com a melhoria das práticas agrícolas e a qualidade de vida de seus usuários. Os assuntos variam desde temas de interesses gerais, como preservação, educação ambiental, cidadania e cooperativismo, quanto de interesse específico, como produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, cultivo de hortas e quintais, criação de animais e a maneira de iniciar uma pequena agroindústria de alimentos. O público-alvo vai desde comunidades rurais em geral (agricultores familiares, assentados, pescadores artesanais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas), professores e estudantes de escolas públicas e privadas, de escolas agrotécnicas e de centros familiares de formação por alternância, extensionistas e demais interessados em informações e tecnologias agropecuárias.
O Projeto Hortas Pedagógicas recebe um aliado de peso no processo de ensino-aprendizagem por meio do cultivo de hortaliças. Acaba de chegar às escolas que implantaram o projeto as Minibibliotecas da Embrapa. No último dia 20, o acervo chegou à UEB Augusto Mochel e, no próximo dia 27, às 10h, será a vez da UEB Jackson Lago. No mesmo dia da entrega oficial das Minibibliotecas, às 14h, será realizada capacitação dos mediadores para uso do acervo das Minibibliotecas.
Segundo o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, nas duas escolas de São Luís escolhidas para receber o Hortas Pedagógicas, as minibibliotecas serão fonte de conhecimentos para lidar com o dia a dia das hortas. “Professores, alunos e toda a comunidade envolvida poderão ter acesso a informações tecnológicas, desde plantio, replantio, manejo de ervas e pragas daninhas, colheita e demais assuntos pertinentes ao cotidiano prático das hortas, informações essas contextualizadas para a realidade da agricultura local”, adiantou.
As publicações impressas (livros, cartilhas, manuais, etc.), os vídeos e os áudios de programas de TV e rádio da Embrapa constantes no acervo multimídia das Minibibliotecas divulgam o conhecimento científico acumulado em cerca de 45 aos de pesquisa em agricultura tropical, realizada pelas 42 Unidades da Embrapa, distribuídas por todo o Brasil, muitas vezes em parceria com outras instituições científicas.
A capacitação dos mediadores será na própria escola e incentivará o uso das minibibliotecas tanto na horta como em sala de aula, nas atividades educativas, teoria de prática juntos, para melhor internalização dos conhecimentos. “Queremos prepara-los para fazer melhor uso das minibibliotecas, dialogando saberes e considerando o contexto e a diversidade sociocultural da região”, explica a técnica da Embrapa Cocais, Márcia Georgine.
Sobre o Hortas Pedagógicas – Desenvolvido e coordenado pela Embrapa Hortaliças, hortas pedagógicas é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, atual Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. No estado do Maranhão, a etapa piloto foi implantada pela Embrapa Cocais e parceiros municipais e estaduais são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Educação – Semed, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar – Semsa, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís – Seplan e outras secretarias municipais associadas. O projeto hortas pedagógicas é um projeto piloto em São Luís e tem perspectiva de expansão para mais escolas da capital e do estado.
Mais sobre as minibibliotecas – Para contribuir com a universalização do acesso ao conhecimento científico, as minibibliotecas da Embrapa reúnem em acervo próprio e de forma regionalizada, publicações, vídeos e áudios que divulgam – em linguagem simples e didática – resultados da pesquisa agropecuária de Unidades da Embrapa e parceiros. O objetivo é incentivar a leitura e favorecer a inclusão produtiva no meio rural, tornando disponíveis informações e tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação, adequadas à realidade agropecuária das diferentes regiões brasileiras, contribuindo, assim, com a melhoria das práticas agrícolas e a qualidade de vida de seus usuários.
Os assuntos variam desde temas de interesses gerais, como preservação, educação ambiental, cidadania e cooperativismo, quanto de interesse específico, como produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, cultivo de hortas e quintais, criação de animais e a maneira de iniciar uma pequena agroindústria de alimentos.
O público-alvo vai desde comunidades rurais em geral (agricultores familiares, assentados, pescadores artesanais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas), professores e estudantes de escolas públicas e privadas, de escolas agrotécnicas e de centros familiares de formação por alternância, extensionistas e demais interessados em informações e tecnologias agropecuárias.