Treinamento acontecerá em Campo Grande (MS) em parceria com a Boviplan Em parceria inédita, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e a Boviplan Consultoria Agropecuária realizam, entre os dias 27 e 29, o Curso de Gestão Agropecuária, na sede da empresa pública. Com vagas limitadas a 15 pessoas, o treinamento é destinado a produtores, consultores, técnicos e estudantes interessados em produção a pasto e está em sua 23ª edição. Dividido em quatro módulos, a capacitação abordará o planejamento do sistema produtivo, a administração rural moderna, o controle financeiro e o monitoramento da propriedade. “É um curso bem aplicado, com exemplos práticos e aulas teóricas. Há momentos para interação, troca e sugestões, por isso são destinadas somente 15 vagas. Nas dinâmicas em grupo é possível também exercitar a resolução de problemas comuns nas fazendas, fazer análises e interpretar dados”, afirma o diretor da Boviplan, Rodrigo Paniago. A parceria com a Embrapa levará a agricultura 4.0 para esta edição. A pesquisadora Mariana Aragão, especialista em economia rural, será responsável por apresentar aos participantes os conceitos relacionados ao tema e os aplicativos de gestão da estatal, como Controlpec, Gerenpec e Custobov. Criado em 2004 e atualizado em 2012 e 2019, o Controlpec auxilia o produtor nas finanças, a partir do controle de entradas e saídas. Já o Gerenpec, disponilizado a seguir, permite o planejamento da fazenda de gado de corte e projeta a evolução do empreendimento. O Custobov chegou em 2017 e é uma ferramenta para controle de custos e margens da bovinocultura de corte. Aragão e Paniago ressaltam que a informatização do empreendimento rural é uma realidade e colabora, substancialmente, para uma gestão mais eficiente do negócio. As ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TICs) são novas formas de se conectar à gestão e trazer sustentabilidade à atividade agrícola. A pesquisadora ainda reforça que sob o olhar da pesquisa, parcerias nesses moldes como fazem a ponte com os produtores e trazem a vivência das propriedades. Dessa forma, “podem nos ajudar a identificar gargalos, dificuldades e demandas dos produtores na área gerencial, podendo orientar futuros estudos e métodos de transferência de tecnologia”. Serviço: Data: 27 a 29 de novembro Local: Avenida Rádio Maia, 830, Zona Rural, Campo Grande (MS) – Embrapa Gado de Corte Informações: https://bit.ly/2CqSrMu
Treinamento acontecerá em Campo Grande (MS) em parceria com a Boviplan
Em parceria inédita, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e a Boviplan Consultoria Agropecuária realizam, entre os dias 27 e 29, o Curso de Gestão Agropecuária, na sede da empresa pública. Com vagas limitadas a 15 pessoas, o treinamento é destinado a produtores, consultores, técnicos e estudantes interessados em produção a pasto e está em sua 23ª edição.
Dividido em quatro módulos, a capacitação abordará o planejamento do sistema produtivo, a administração rural moderna, o controle financeiro e o monitoramento da propriedade. “É um curso bem aplicado, com exemplos práticos e aulas teóricas. Há momentos para interação, troca e sugestões, por isso são destinadas somente 15 vagas. Nas dinâmicas em grupo é possível também exercitar a resolução de problemas comuns nas fazendas, fazer análises e interpretar dados”, afirma o diretor da Boviplan, Rodrigo Paniago.
A parceria com a Embrapa levará a agricultura 4.0 para esta edição. A pesquisadora Mariana Aragão, especialista em economia rural, será responsável por apresentar aos participantes os conceitos relacionados ao tema e os aplicativos de gestão da estatal, como Controlpec, Gerenpec e Custobov.
Criado em 2004 e atualizado em 2012 e 2019, o Controlpec auxilia o produtor nas finanças, a partir do controle de entradas e saídas. Já o Gerenpec, disponilizado a seguir, permite o planejamento da fazenda de gado de corte e projeta a evolução do empreendimento. O Custobov chegou em 2017 e é uma ferramenta para controle de custos e margens da bovinocultura de corte.
Aragão e Paniago ressaltam que a informatização do empreendimento rural é uma realidade e colabora, substancialmente, para uma gestão mais eficiente do negócio. As ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TICs) são novas formas de se conectar à gestão e trazer sustentabilidade à atividade agrícola.
A pesquisadora ainda reforça que sob o olhar da pesquisa, parcerias nesses moldes como fazem a ponte com os produtores e trazem a vivência das propriedades. Dessa forma, “podem nos ajudar a identificar gargalos, dificuldades e demandas dos produtores na área gerencial, podendo orientar futuros estudos e métodos de transferência de tecnologia”.
Serviço:
Data: 27 a 29 de novembro
Local: Avenida Rádio Maia, 830, Zona Rural, Campo Grande (MS) – Embrapa Gado de Corte
Informações: https://bit.ly/2CqSrMu