Notícias

Revistinha apresenta o universo das hortaliças para o público infantil

Um boneco simpático de camisa xadrez e chapéu de palha é quem dá nome à nova publicação infantil da Embrapa Hortaliças, lançada no mês de novembro. A primeira edição da Revistinha Espantalho, voltada para crianças de 06 a 09 anos de idade, traz em suas páginas coloridas, entre um e outro passatempo, informações sobre o que são hortaliças e como a pesquisa agrícola contribui para a produção desses alimentos. Os pequenos leitores vão descobrir o que as hortaliças têm em comum, além de serem cultivadas em uma horta. Elas caracterizam-se por terem um ciclo de vida curto, ou seja, entre o plantio das mudas ou das sementes até a colheita não se passa muito tempo. Geralmente, em um prazo de três a seis meses já é possível ter hortaliças no ponto certo para o consumo. O tom lúdico e divertido da história é dado pelo personagem Espantalho que, cheio de caras e bocas, faz perguntas e lança desafios aos leitores, conforme os conteúdos são apresentados. É possível descobrir, por exemplo, que as hortaliças são classificadas em três tipos: tuberosas, que se desenvolvem dentro do solo; herbáceas, cujas partes comestíveis ficam acima do solo; e frutos, que podem ser consumidos verdes ou maduros. A revistinha também explica como a pesquisa colabora para a produção de hortaliças de melhor qualidade, mostrando que os estudos realizados em laboratórios e nos campos também buscam o desenvolvimento sustentável, ou seja, produzir mais hortaliças gastando menos insumos. Além disso, algumas páginas são dedicadas a mostrar o valor nutritivo das hortaliças, que são fontes de nutrientes muito importantes para a saúde como vitaminas, minerais e fibras. Idealizado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Hortaliças, o conteúdo da revistinha é assinado pela jornalista Paula Rodrigues e pela agrônoma Débora Albernaz e o projeto gráfico, pelo estagiário de design Gustavo Taya. O material será distribuído para os visitantes da 2ª edição da Feira de Ciências “Pesquisadores do Futuro”, que acontece de 25 a 29 de novembro na sede da Embrapa, em Brasília/DF. O evento vai oferecer atividades sobre tecnologias desenvolvidas pela pesquisa para estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal e municípios do Entorno.

Um boneco simpático de camisa xadrez e chapéu de palha é quem dá nome à nova publicação infantil da Embrapa Hortaliças, lançada no mês de novembro. A primeira edição da Revistinha Espantalho, voltada para crianças de 06 a 09 anos de idade, traz em suas páginas coloridas, entre um e outro passatempo, informações sobre o que são hortaliças e como a pesquisa agrícola contribui para a produção desses alimentos.

Os pequenos leitores vão descobrir o que as hortaliças têm em comum, além de serem cultivadas em uma horta. Elas caracterizam-se por terem um ciclo de vida curto, ou seja, entre o plantio das mudas ou das sementes até a colheita não se passa muito tempo. Geralmente, em um prazo de três a seis meses já é possível ter hortaliças no ponto certo para o consumo.

O tom lúdico e divertido da história é dado pelo personagem Espantalho que, cheio de caras e bocas, faz perguntas e lança desafios aos leitores, conforme os conteúdos são apresentados. É possível descobrir, por exemplo, que as hortaliças são classificadas em três tipos: tuberosas, que se desenvolvem dentro do solo; herbáceas, cujas partes comestíveis ficam acima do solo; e frutos, que podem ser consumidos verdes ou maduros.

A revistinha também explica como a pesquisa colabora para a produção de hortaliças de melhor qualidade, mostrando que os estudos realizados em laboratórios e nos campos também buscam o desenvolvimento sustentável, ou seja, produzir mais hortaliças gastando menos insumos. Além disso, algumas páginas são dedicadas a mostrar o valor nutritivo das hortaliças, que são fontes de nutrientes muito importantes para a saúde como vitaminas, minerais e fibras.

Idealizado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Hortaliças, o conteúdo da revistinha é assinado pela jornalista Paula Rodrigues e pela agrônoma Débora Albernaz e o projeto gráfico, pelo estagiário de design Gustavo Taya.

O material será distribuído para os visitantes da 2ª edição da Feira de Ciências “Pesquisadores do Futuro”, que acontece de 25 a 29 de novembro na sede da Embrapa, em Brasília/DF. O evento vai oferecer atividades sobre tecnologias desenvolvidas pela pesquisa para estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal e municípios do Entorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *