Os resultados obtidos com os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e pecuária-floresta (IPF) na fazenda São Paulo, no município de Brasnorte (MT) serão apresentados no próximo dia 9 de abril durante o Dia de Campo de Tecnologias de Produção Agropecuária Sustentáveis. O evento é promovido pela Embrapa e parceiros e abrirá a programação da 11ª Parecis SuperAgro.
De propriedade de Vitório Herklotz, a fazenda São Paulo buscou nos sistemas integrados alternativas para diversificar as fontes de renda, melhorar os atributos do solo e para reduzir problemas causados por nematoides.
Hoje a propriedade possui uma Unidade de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) acompanhada pela Embrapa e pelo Imea, onde são avaliadas não só as características técnicas e produtivas, mas também todos os custos envolvidos na atividade.
Os resultados parciais desse trabalho de monitoramento serão um dos temas apresentados durante o dia de campo.
Programação
Após a abertura e uma apresentação geral sobre a fazenda São Paulo feita pelo proprietário Vitório Herklotz, os participantes serão divididos em grupos e percorrerão um circuito com três estações de campo.
Em uma delas, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Maurel Behling falará sobre a implantação e condução dos sistemas de integração pecuária floresta da fazenda, com uso de diferentes configurações com uso de eucalipto e de teca.
Em outra estação, o analista do Imea Miqueias Michetti apresentará dados sobre os custos de implantação dos sistemas silvipastoris e sobre as perspectivas de cenário econômico para o componente florestal.
Os danos causados pelos animais nas árvores e as estratégias para evita-los serão o assunto da terceira estação, conduzidos pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Maria Luiza Nicodemo.
As inscrições para o dia de campo são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento, a partir das 8h.
Parceria
O Dia de Campo de Tecnologias de Produção Agropecuária Sustentáveis é realizado pela Embrapa, por meio do projeto de Transferência de Tecnologia em ILPF. Feito em parceria com a Fazenda São Paulo, Senar-MT e Rede ILPF, o evento conta com patrocínio do Imea e do Sicredi.
Apoiam ainda a iniciativa a Flora Sinop, laboratório Solos e Plantas, Unipasto, IFMT, Mega Assessoria e Consultoria Agronômica, Proteca e TimacAgro.
Conheça mais sobre a Fazenda São Paulo em www.ilpf.com.br.