A Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa disponibilizou em seu site a mais recente publicação sobre a competitividade da cadeia produtiva de frango de corte na União Europeia frente a países concorrentes como Brasil, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Tailândia.
O documento “Competitiveness of the EU poultry meat sector: International comparison base year 2015” é resultado de um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisas Socioeconômicas da Universidade de Wageningen, na Holanda, e contou com a contribuição de diversos centros de pesquisa no mundo, incluindo a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.
A publicação pode ser baixada gratuitamente no endereço embrapa.br/suínos-e-aves/cias, na seção “custos”, no link “custos em outros países – WPSA”. A World’s Poultry Science Association (WPSA) mantém um grupo de trabalho em economia e marketing que envolve instituições de pesquisa, associações de representação, órgãos públicos e empresas de consultoria dos principais países produtores de frango de corte. A rede promove um encontro bianual com objetivo de desenvolver e implantar uma metodologia padronizada de cálculo dos custos de produção; comparar os índices técnicos, os preços e os custos de produção entre os países participantes e apoiar estudos de competitividade entre os países.