Durante os dias 18, 19 e 20 de fevereiro, oito Unidades da Embrapa marcam presença na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas (AOCA) para apresentar as mais recentes inovações para a produção sustentável em sistemas de terras baixas. Neste ano, o evento com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma Visão de Futuro”, é novamente realizado na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A realização do evento é da Federarroz, com correalização da Embrapa e Senar e patrocínio do IRGA.
A participação da Empresa inclui seminários, painéis técnicos e palestras que objetivam a transferência de conhecimentos e discussões sobre os desenvolvimentos em soluções tecnológicas para o setor produtivo do arroz, grãos e de integração lavoura-pecuária. A programação completa está em https://www.embrapa.br/colheita-do-arroz , mas um dos maiores destaques nesta edição serão os temas técnicos que abordarão a rastreabilidade do arroz e a recuperação e preservação dos solos, que atende o Programa Recupera RS – ; plataforma para mitigação de efeitos dos eventos climáticos adversos na agropecuária da região Sul do Brasil. Serão seis painéis técnicos, com entrada livre, sempre às 9h30 e às 14h, no estande da Embrapa, transmitidos ao vivo e online pelo canal Terra Sul no Youtube.
Para acompanhar a agenda no estande da Embrapa é possível acessar cada link e participar da programação:
Dia 18, às 9h30 – Recuperação, Preservação dos Solos O primeiro painel trará os temas da Plataforma para mitigação de efeitos dos eventos climáticos adversos na agropecuária da Região Sul do Brasil com Rosane Martinazzo; Evento climático extremo no RS: Impactos observados e estratégias de recuperação do solo com Adilson Bamberg e a Ocorrência dos fenômenos El Nino/La Nina e os reflexos na região Sul do RS com Ronaldo Clasen Maciel da Emater. O moderador será Giovani Theisen.
Dia 18, às 14h – Qualidade do solo no Bioma Pampa. O segundo painel abordará Geotecnologias aplicadas na recuperação dos solos com Julio Cezar Franchini dos Santos; Bases para construir qualidade do solo com Rodrigo da Silveira Nicoloso e Bioinsumos como melhoradores da qualidade do solo com Luís Henrique de Barros Soares. A moderadora é Walkyria Scivittaro.
Dia 19, às 9h30 – Importância das Forrageiras na ILP. Acontece o terceiro painel que apresenta o tema Pasto 365 dias como estratégia de construção de sistemas sustentáveis com Danilo Sant´Anna, Momento Parceiros da Embrapa com Guilherme Dias da Terra Greda e Momento Parceiros Alternativa de como alimentar o gado dentro do ILP com Gabriel Fernandes, Estância Santa Maria e Programa Sementes e Mudas Forrageiras com Jonas Wenz, da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Emater.
Dia 19, às 14h – Sistemas de Produção onde serão falados sobre os Sistemas Integrados de Produção em Terras Baixas com Giovani Theisen; Manejo /Resistência plantas daninhas com André Andres; Suavização do solo-Irrigação em Terras Baixas com José Maria Barbat Parfitt e Momentos Parceiros da Embrapa com o produtor e presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Volzear Longaray. Os dois paineis terão a moderação de Sérgio Elmar Bender.
Dia 20, às 9h30, Melhoramento Genético do Arroz, Presente e Futuro (https://www.youtube.com/live/ylGknSNJZZA?si=Gq3BvPVHBhZGabnx) será o quinto painel que mostrará os assuntos sobre Edição genômica, com Márcia Soares Chaves; o Portfolio de cultivares de arroz da Embrapa com Ariano Martins Magalhães Jr. e a apresentação da BRS A709 com José Manoel Colombari Filho. O moderador é Paulo Ricardo Reis Fagundes.
Dia 20, às 14h, Produção de sementes de Arroz é o sexto e último painel que apresentará as Oportunidades de negócios em genética vegetal com a Embrapa em arroz com Elbio Treicha Cardoso e a Visão da Apassul sobre o segmento de arroz com Jean Carlos Cirino. A moderação fica a cargo de Elbio Treicha Cardoso.
Toda a participação é gratuita e é possível acompanhar mais informações pelo site.