Notícias

Evento vai discutir ações em trigo tropical

O III Seminário Técnico do Manejo do Trigo Tropical vai acontecer no dia 27/02, às 9h, em formato virtual. O encontro vai tratar da transferência de tecnologia para o cultivo de trigo em Goiás, destacando boas práticas de manejo, riscos fitossanitários e vantagens competitivas do trigo tropical. O evento é uma promoção da Fieg e Sindtrigo-GO, com apoio da Embrapa Trigo. A semeadura do trigo tropical no Brasil Central está indicada para os meses de março/abril/maio (sistema de sequeiro) e abril/maio/junho (irrigado). Conforme a CONAB, apesar de uma pequena redução na área de cultivo de trigo no estado de Goiás (-6%), a expectativa é de aumento nas produtividades (+38%), com as lavouras favorecidas pela boa oferta de chuvas no verão que podem manter os níveis de armazenamento de água no solo elevados durante os meses de fevereiro e março (INMET, fev2025). Caso se confirmem as condições ambientais favoráveis ao trigo tropical, a colheita deverá ultrapassar as 446 mil toneladas de grãos nos estados de GO, MS e no DF. De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o Seminário é uma oportunidade para reforçar a importância das boas práticas no manejo do trigo tropical, como fazer correção de solo, verificar a melhor janela de semeadura seguindo o zoneamento agrícola e selecionar cultivares que ofereçam o melhor retorno nas condições de cada ambiente. “Mesmo que as previsões não sinalizem para excesso de umidade, o cuidado para reduzir riscos com a brusone merece atenção. O ajuste da semeadura, evitando implantar lavouras muito cedo em áreas com histórico da doença, é uma estratégia que pode minimizar perdas por brusone, bem como investir em cultivares menos suscetíveis”, orienta Lemainski. O evento também deverá apresentar temas como vantagens competitivas do trigo tropical para gestão do solo e na industrialização de alimentos e bebidas. A participação no III Seminário Técnico do Manejo do Trigo Tropical é gratuita, mas as inscrições precisam ser antecipadas no site do evento. A transmissão será ao vivo através da plataforma Zoom, com link encaminhado aos inscritos no dia do evento. A realização é do Conselho Temático da Agroindústria (CTA) da Fieg, em parceria com o Sindicato dos Moinhos de Trigo da Região Centro Oeste (Sindtrigo-GO) e a Embrapa Trigo, com o apoio do Sebrae, Senar, Biotrigo Genética, OR Sementes, Semevinea, Governo do Estado de Goiás, Leaf, UFG e IGA.

O III Seminário Técnico do Manejo do Trigo Tropical vai acontecer no dia 27/02, às 9h, em formato virtual. O encontro vai tratar da transferência de tecnologia para o cultivo de trigo em Goiás, destacando boas práticas de manejo, riscos fitossanitários e vantagens competitivas do trigo tropical. O evento é uma promoção da Fieg e Sindtrigo-GO, com apoio da Embrapa Trigo.

A semeadura do trigo tropical no Brasil Central está indicada para os meses de março/abril/maio (sistema de sequeiro) e abril/maio/junho (irrigado). Conforme a CONAB, apesar de uma pequena redução na área de cultivo de trigo no estado de Goiás (-6%), a expectativa é de aumento nas produtividades (+38%), com as lavouras favorecidas pela boa oferta de chuvas no verão que podem manter os níveis de armazenamento de água no solo elevados durante os meses de fevereiro e março (INMET, fev2025). Caso se confirmem as condições ambientais favoráveis ao trigo tropical, a colheita deverá ultrapassar as 446 mil toneladas de grãos nos estados de GO, MS e no DF.

De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o Seminário é uma oportunidade para reforçar a importância das boas práticas no manejo do trigo tropical, como fazer correção de solo, verificar a melhor janela de semeadura seguindo o zoneamento agrícola e selecionar cultivares que ofereçam o melhor retorno nas condições de cada ambiente. “Mesmo que as previsões não sinalizem para excesso de umidade, o cuidado para reduzir riscos com a brusone merece atenção. O ajuste da semeadura, evitando implantar lavouras muito cedo em áreas com histórico da doença, é uma estratégia que pode minimizar perdas por brusone, bem como investir em cultivares menos suscetíveis”, orienta Lemainski.

O evento também deverá apresentar temas como vantagens competitivas do trigo tropical para gestão do solo e na industrialização de alimentos e bebidas.

A participação no III Seminário Técnico do Manejo do Trigo Tropical é gratuita, mas as inscrições precisam ser antecipadas no site do evento. A transmissão será ao vivo através da plataforma Zoom, com link encaminhado aos inscritos no dia do evento. A realização é do Conselho Temático da Agroindústria (CTA) da Fieg, em parceria com o Sindicato dos Moinhos de Trigo da Região Centro Oeste (Sindtrigo-GO) e a Embrapa Trigo, com o apoio do Sebrae, Senar, Biotrigo Genética, OR Sementes, Semevinea, Governo do Estado de Goiás, Leaf, UFG e IGA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *