De 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR), será realizada a 21ª edição da Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” (VITAL), uma das atrações da 37ª edição do Show Rural Coopavel. A VITAL é uma unidade demonstrativa de tecnologias voltada para a agricultura orgânica e agroecologia, com uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, que reproduz uma propriedade agroecológica sustentável com foco em atividades de transição agroecológica.
A Embrapa participará do evento com tecnologias de 14 unidades de pesquisa, apresentando mais de 20 cultivares de oito culturas berinjela, cenoura, grão-de-bico, pimenta e tomate, além de cultivares de soja, feijão, feijão caupi, girassol, mandioca, batata doce, gergelim, capins, adubos verdes e culturas de cobertura.
Nesta edição, a Embrapa Pantanal participará da apresentação de adubos verdes e culturas de cobertura de verão, como Crotalárias, guandú anão, mucuna cinza, milheto e trigo mourisco. Além disso, a unidade participará da área de pecuária, apoiando a apresentação das novas plantas forrageiras e o manejo da alimentação animal em períodos de seca/geadas, além de apoiar o sistema agroflorestal (SAF). Durante o evento, o pesquisador Alberto Feiden e o técnico agrícola Marcos Tadeu estarão disponíveis no espaço da VITAL para apresentar as tecnologias da Embrapa Pantanal e tirar dúvidas do público.
O tema “Construindo conhecimento agroecológico” foi escolhido para nortear os trabalhos das diversas instituições que estarão expondo na área da VITAL. A organização do espaço conta com 16 parceiros envolvidos no planejamento e preparação sendo: Associação Paranaense de Saúde Popular (APASAP), Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (BIOLABORE), Central de Cooperativas da Reforma Agrária (CCA), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia / Núcleo Marechal Cândido Rondon (CAPA), Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná (CVT), Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), Fundação de Apoio ao Agronegócio (FAPEAGRO), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná), Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda (GEBANA), Núcleo Oeste do Paraná da Rede EcoVida de Agroecologia, Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), Produtores Associados (Sustentec), Universidade Federal do Paraná (UFPR – Setor Palotina), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Marechal Cândido Rondon), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Laranjeiras do Sul) e Usina Hidrelétrica ITAIPU Binacional.
Centro de Pesquisas da Embrapa presentes no Show Rural Coopavel: Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pantanal, Embrapa Hortaliças, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Soja.
As ações são coordenadas pelo convênio Vitorias – Vitrines tecnológicas para agroecologia e sustentabilidade. O Instrumento tripartite envolve o IDR Paraná na coordenação executiva, Fapeagro na gestão administrativa e tem patrocínio da Itaipu Binacional.