Uma imersão na estrutura laboratorial para estudos de microbiologia agrícola. Foi assim a experiência da visita de alunos do curso Licenciatura Educação do Campo-Ciências Agrárias e Biologia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Mazagão, ao Laboratório de Controle Biológico da Embrapa Amapá, em Macapá (AP). A programação foi realizada no último dia 5/2, nos períodos da manhã e tarde. O objetivo foi conhecer a infraestrutura do laboratório necessária aos estudos em microbiologia, desenvolver habilidades por meio de atividades práticas e vivenciar uma rotina laboratorial de estudos com microrganismos benéficos à agricultura, especialmente com bactérias promotoras de crescimento vegetal. Acompanhados da professora Flaviana Gonçalves, responsável pelas disciplinas Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, os acadêmicos participaram de demonstrações laboratoriais conduzidas pela analista Adriana Bariani e pelo pesquisador Adilson Lima. “São alunos de diferentes períodos do curso Licenciatura Educação do Campo, que integram o grupo de estudos e pesquisa em Agricultura e Biodiversidade na Amazônia, em que a microbiologia agrícola, temática objeto da visita, é uma das linhas de pesquisa”, explicou Gonçalves. O conteúdo programático incluiu temas como vertentes de pesquisas com bactérias e fungos promotores de crescimento e fungos para controle biológico; bioprospecção de microrganismos, isolamento de bactérias; e cultivo de bactérias e seus métodos e tipos de testes para promoção de crescimento de plantas. Para a aluna Sabrina Portal de Ataíde, a visita “proporcionou insights valiosos sobre o tema (microbiologia)”. Além das explicações teóricas sobre fungos e bactérias, e demonstração de equipamentos utilizados no laboratório, os alunos praticaram determinadas atividades, coletando material, pesando, elaborando a purificação pelo método de estrias, entre outras. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora para mim, não apenas para minha formação profissional, mas também para minha formação pessoal, acrescentando um novo olhar sobre o ambiente ao meu redor”, acrescentou Sabrina Ataíde. O acadêmico Diogo Favacho também participou da visita e destacou a experiência e acolhimento dos profissionais da Embrapa como fator de motivação “a seguir em frente com os estudos e com um sonho de um dia ser tão bom quanto eles”. O Laboratório de Controle Biológico faz parte do complexo do Prédio de Laboratórios de Proteção de Plantas da Embrapa Amapá.
Uma imersão na estrutura laboratorial para estudos de microbiologia agrícola. Foi assim a experiência da visita de alunos do curso Licenciatura Educação do Campo-Ciências Agrárias e Biologia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Mazagão, ao Laboratório de Controle Biológico da Embrapa Amapá, em Macapá (AP). A programação foi realizada no último dia 5/2, nos períodos da manhã e tarde.
O objetivo foi conhecer a infraestrutura do laboratório necessária aos estudos em microbiologia, desenvolver habilidades por meio de atividades práticas e vivenciar uma rotina laboratorial de estudos com microrganismos benéficos à agricultura, especialmente com bactérias promotoras de crescimento vegetal.
Acompanhados da professora Flaviana Gonçalves, responsável pelas disciplinas Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, os acadêmicos participaram de demonstrações laboratoriais conduzidas pela analista Adriana Bariani e pelo pesquisador Adilson Lima. “São alunos de diferentes períodos do curso Licenciatura Educação do Campo, que integram o grupo de estudos e pesquisa em Agricultura e Biodiversidade na Amazônia, em que a microbiologia agrícola, temática objeto da visita, é uma das linhas de pesquisa”, explicou Gonçalves.
O conteúdo programático incluiu temas como vertentes de pesquisas com bactérias e fungos promotores de crescimento e fungos para controle biológico; bioprospecção de microrganismos, isolamento de bactérias; e cultivo de bactérias e seus métodos e tipos de testes para promoção de crescimento de plantas.
Para a aluna Sabrina Portal de Ataíde, a visita “proporcionou insights valiosos sobre o tema (microbiologia)”. Além das explicações teóricas sobre fungos e bactérias, e demonstração de equipamentos utilizados no laboratório, os alunos praticaram determinadas atividades, coletando material, pesando, elaborando a purificação pelo método de estrias, entre outras. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora para mim, não apenas para minha formação profissional, mas também para minha formação pessoal, acrescentando um novo olhar sobre o ambiente ao meu redor”, acrescentou Sabrina Ataíde.
O acadêmico Diogo Favacho também participou da visita e destacou a experiência e acolhimento dos profissionais da Embrapa como fator de motivação “a seguir em frente com os estudos e com um sonho de um dia ser tão bom quanto eles”. O Laboratório de Controle Biológico faz parte do complexo do Prédio de Laboratórios de Proteção de Plantas da Embrapa Amapá.