Os pesquisadores da Embrapa Agrobiologia Segundo Uruguaia e Ednaldo Araújo foram homenageados em evento da Prefeitura de Seropédica realizado na última terça-feira, 17 de dezembro, no prédio central da UFRRJ. A cerimônia prestigiou empresas, instituições e trabalhadores que contribuíram com a inovação e progresso da região através de parcerias com a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade. Além das homenagens, a reunião contou ainda com a entrega de um busto da pesquisadora Johanna Döbereiner para a UFRRJ e o lançamento de uma parceria entre Finep, prefeitura e Universidade, para a estruturação do parque ecotecnológico e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Seropédica, na baixada fluminense. Segundo e Ednaldo foram homenageados pela participação na comissão organizadora do 1° Fórum Estadual sobre Alternativas e Perspectivas para o Desenvolvimento da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, realizado em setembro de 2023, no espaço da UFRRJ. O evento, realizado em parceria com a prefeitura de Seropédica, reuniu autoridades da maioria dos municípios do Estado para discutir a importância da agricultura na região, além de promover métodos de desenvolvimento sustentáveis e propor novas ideias e técnicas que podem ser levadas para diferentes municípios. Ednaldo conta que o fórum trouxe o secretário de agricultura do Estado do Rio para o ambiente acadêmico, permitindo a demonstração de diversas experiências, tanto de prefeituras quanto da academia. “Foi uma oportunidade para mostrar toda a experiência que a Embrapa tem desenvolvido com a agricultura familiar para um público que tem um potencial muito grande de transformar a realidade do Rio de Janeiro”, diz. A homenagem foi uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho prestado pelos pesquisadores. Além deles, a chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Cristhiane Amâncio, também recebeu uma homenagem pelos serviços prestados à comunidade e pela parceria com a prefeitura. A cerimônia também foi repleta de homenagens à Johanna Döbereiner, destacando sua contribuição para o cenário da agricultura mundial. Seu filho, Christian Döbereiner, esteve presente durante as celebrações. Segundo Uruguaia destaca a importância desses reconhecimentos por manterem viva a memória da pesquisadora e de seus projetos. “A tecnologia estudada por ela se valoriza a cada ano, e lembrar dela é lembrar também dessa tecnologia”, comenta. O busto da cientista deve ser colocado em exibição em breve no acervo do museu Casa do Reitor da UFRRJ.
Os pesquisadores da Embrapa Agrobiologia Segundo Uruguaia e Ednaldo Araújo foram homenageados em evento da Prefeitura de Seropédica realizado na última terça-feira, 17 de dezembro, no prédio central da UFRRJ. A cerimônia prestigiou empresas, instituições e trabalhadores que contribuíram com a inovação e progresso da região através de parcerias com a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade. Além das homenagens, a reunião contou ainda com a entrega de um busto da pesquisadora Johanna Döbereiner para a UFRRJ e o lançamento de uma parceria entre Finep, prefeitura e Universidade, para a estruturação do parque ecotecnológico e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Seropédica, na baixada fluminense.
Segundo e Ednaldo foram homenageados pela participação na comissão organizadora do 1° Fórum Estadual sobre Alternativas e Perspectivas para o Desenvolvimento da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, realizado em setembro de 2023, no espaço da UFRRJ. O evento, realizado em parceria com a prefeitura de Seropédica, reuniu autoridades da maioria dos municípios do Estado para discutir a importância da agricultura na região, além de promover métodos de desenvolvimento sustentáveis e propor novas ideias e técnicas que podem ser levadas para diferentes municípios.
Ednaldo conta que o fórum trouxe o secretário de agricultura do Estado do Rio para o ambiente acadêmico, permitindo a demonstração de diversas experiências, tanto de prefeituras quanto da academia. “Foi uma oportunidade para mostrar toda a experiência que a Embrapa tem desenvolvido com a agricultura familiar para um público que tem um potencial muito grande de transformar a realidade do Rio de Janeiro”, diz. A homenagem foi uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho prestado pelos pesquisadores. Além deles, a chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Cristhiane Amâncio, também recebeu uma homenagem pelos serviços prestados à comunidade e pela parceria com a prefeitura.
A cerimônia também foi repleta de homenagens à Johanna Döbereiner, destacando sua contribuição para o cenário da agricultura mundial. Seu filho, Christian Döbereiner, esteve presente durante as celebrações. Segundo Uruguaia destaca a importância desses reconhecimentos por manterem viva a memória da pesquisadora e de seus projetos. “A tecnologia estudada por ela se valoriza a cada ano, e lembrar dela é lembrar também dessa tecnologia”, comenta. O busto da cientista deve ser colocado em exibição em breve no acervo do museu Casa do Reitor da UFRRJ.