A produção de gergelim no Brasil cresceu mais de 100% na última safra, em comparação com a safra anterior. Nos últimos cinco anos, essa produção foi ainda mais expressiva – cerca de nove vezes mais grãos que as 41 mil toneladas colhidas na safra 2018/19. Para auxiliar os produtores que desejam investir no plantio desta cultura em ascensão no Brasil, a Embrapa disponibiliza um novo curso gratuito Cultivo de gergelim no Cerrado brasileiro na sua plataforma de capacitação on-line e-campo. “Esta capacitação é voltada para agricultores do bioma Cerrado, técnicos e agentes da assistência técnica e extensão Rural (ATER) que ainda não estejam familiarizados com a cultura do gergelim ou que já tenham introduzido a cultura no seu sistema produtivo e buscam aprofundar e atualizar seus conhecimentos sobre essa cultura”, explica o supervisor do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, José Carlos Aguiar, que coordenou a elaboração do curso. Com carga horária de 32 horas, o curso é dividido em sete módulos, que abrangem os cenários nacional e mundial da produção do gergelim; fisiologia da planta; nutrição e adubação; manejo e conservação de água e solo; manejo cultural; e manejo e identificação das principais pragas, doenças e plantas daninhas no cultivo do gergelim. Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de identificar as principais etapas e cuidados no cultivo do gergelim do Cerrado brasileiro, englobando o reconhecimento das principais tecnologias para cultivo, das principais pragas e estratégias de controle, das etapas de colheita e beneficiamento pós-colheita. O curso foi elaborado por profissionais da Embrapa, em parceria com a Universidade Federal de Lavras – UFLA-MG. O crescimento do cultivo gergelim no País se deve tanto às novas oportunidades de mercado quanto ao fato de a cultura ser uma boa alternativa ao milho na segunda safra, após a cultura da soja. Como o gergelim necessita de menos água para completar seu ciclo, sua semeadura na região pode ser feita após o fim da janela ideal de semeadura do milho. Mais informações: e-campo.algodao@embrapa.br
A produção de gergelim no Brasil cresceu mais de 100% na última safra, em comparação com a safra anterior. Nos últimos cinco anos, essa produção foi ainda mais expressiva – cerca de nove vezes mais grãos que as 41 mil toneladas colhidas na safra 2018/19. Para auxiliar os produtores que desejam investir no plantio desta cultura em ascensão no Brasil, a Embrapa disponibiliza um novo curso gratuito Cultivo de gergelim no Cerrado brasileiro na sua plataforma de capacitação on-line e-campo.
“Esta capacitação é voltada para agricultores do bioma Cerrado, técnicos e agentes da assistência técnica e extensão Rural (ATER) que ainda não estejam familiarizados com a cultura do gergelim ou que já tenham introduzido a cultura no seu sistema produtivo e buscam aprofundar e atualizar seus conhecimentos sobre essa cultura”, explica o supervisor do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, José Carlos Aguiar, que coordenou a elaboração do curso.
Com carga horária de 32 horas, o curso é dividido em sete módulos, que abrangem os cenários nacional e mundial da produção do gergelim; fisiologia da planta; nutrição e adubação; manejo e conservação de água e solo; manejo cultural; e manejo e identificação das principais pragas, doenças e plantas daninhas no cultivo do gergelim.
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de identificar as principais etapas e cuidados no cultivo do gergelim do Cerrado brasileiro, englobando o reconhecimento das principais tecnologias para cultivo, das principais pragas e estratégias de controle, das etapas de colheita e beneficiamento pós-colheita.
O curso foi elaborado por profissionais da Embrapa, em parceria com a Universidade Federal de Lavras – UFLA-MG.
O crescimento do cultivo gergelim no País se deve tanto às novas oportunidades de mercado quanto ao fato de a cultura ser uma boa alternativa ao milho na segunda safra, após a cultura da soja. Como o gergelim necessita de menos água para completar seu ciclo, sua semeadura na região pode ser feita após o fim da janela ideal de semeadura do milho.
Mais informações:
e-campo.algodao@embrapa.br