Notícias

Artigo na Revista da ARCO aborda eficiência reprodutiva em ovinos

A 38ª edição da Revista da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) traz artigo da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) abordando a eficiência reprodutiva em ovinos. De autoria do pesquisador Hymerson Azevedo, que atua em pesquisas com manejo reprodutivo de ovinos e é curador do Núcleo de Conservação Genética da Raça Santa Inês mantido pela Embrapa em Sergipe, o artigo apresenta como o emprego de soluções tecnológicas e conhecimentos técnicos pode contribuir para o aumento da produtividade ovina pela mensuração da eficiência reprodutiva. Em seu texto, Hymerson aponta que muitos dos rebanhos ovinos no Brasil ainda são manejados com pouca ou mesmo nenhum tipo de escrituração zootécnica ou acompanhamento do seu desempenho por meio da mensuração da sua eficiência reprodutiva (ER). O pesquisador defende que o acompanhamento da ER de cada animal é uma ferramenta de manejo que pode ser utilizada para incrementar o desempenho produtivo do rebanho. A versão digital completa da Revista da ARCO está disponível na página da entidade, neste link. O artigo de Hymerson está nas páginas 58 a 61, na seção ‘Artigo Técnico’. Hymerson Azevedo é responsável na Embrapa Tabuleiros Costeiros pelas pesquisas e experimentação com a genética FecGE, uma mutação natural em ovelhas Santa Inês, descoberta e em fase de validação pela Embrapa, que aumenta a prolificidade das fêmeas, gerando uma maior incidência de partos com múltiplas crias – aumento na taxa de ovulação de até 82% e até 50% a mais de cordeiros. O pesquisador também atua em estudos e pesquisas com manejo reprodutivo de bovinos, e em 23 de outubro foi palestrante no 2º Simpósio de Reprodução Animal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), abordando o tema ‘Tópicos sobre a avaliação e predição da fertilidade de touros’.

A 38ª edição da Revista da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) traz artigo da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) abordando a eficiência reprodutiva em ovinos.

De autoria do pesquisador Hymerson Azevedo, que atua em pesquisas com manejo reprodutivo de ovinos e é curador do Núcleo de Conservação Genética da Raça Santa Inês mantido pela Embrapa em Sergipe, o artigo apresenta como o emprego de soluções tecnológicas e conhecimentos técnicos pode contribuir para o aumento da produtividade ovina pela mensuração da eficiência reprodutiva.

Em seu texto, Hymerson aponta que muitos dos rebanhos ovinos no Brasil ainda são manejados com pouca ou mesmo nenhum tipo de escrituração zootécnica ou acompanhamento do seu desempenho por meio da mensuração da sua eficiência reprodutiva (ER).

O pesquisador defende que o acompanhamento da ER de cada animal é uma ferramenta de manejo que pode ser utilizada para incrementar o desempenho produtivo do rebanho. 

A versão digital completa da Revista da ARCO está disponível na página da entidade, neste link. O artigo de Hymerson está nas páginas 58 a 61, na seção ‘Artigo Técnico’.

Hymerson Azevedo é responsável na Embrapa Tabuleiros Costeiros pelas pesquisas e experimentação com a genética FecGE, uma mutação natural em ovelhas Santa Inês, descoberta e em fase de validação pela Embrapa, que aumenta a prolificidade das fêmeas, gerando uma maior incidência de partos com múltiplas crias – aumento na taxa de ovulação de até 82% e até 50% a mais de cordeiros.

O pesquisador também atua em estudos e pesquisas com manejo reprodutivo de bovinos, e em 23 de outubro foi palestrante no 2º Simpósio de Reprodução Animal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), abordando o tema ‘Tópicos sobre a avaliação e predição da fertilidade de touros’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *