Notícias

Estudantes conheceram viveiro de mudas de açaí e criatório de quelônios da Embrapa Amapá

Nesta terça-feira, 29/10, a Embrapa Amapá recebeu a visita de alunos do ensino fundamental e cinco professores Colégio NEI, no Campo Experimental de Fazendinha, localizado no perímetro urbano de Macapá (AP). Durante a atividade, os estudantes participaram de uma apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados às pesquisas agropecuárias, e aprenderam sobre temas relevantes para a produção agropecuária sustentável no contexto amazônico. Na programação, os alunos aprenderam técnicas sobre o cultivo do açaí, abordando a produção de mudas e as diferenças no manejo entre o açaí de várzea e o de terra firme, essenciais para a sustentabilidade da produção local. Também conheceram a Unidade Demonstrativa de criatório de tracajás (Podocnemis unifilis) para produção comercial. O estudo com tracajás é parte dos esforços para a conservação e uso sustentável das espécies amazônicas, promovendo a conscientização ambiental entre os estudantes. A visita faz parte de atividade curricular do colégio, e seguiu o roteiro do Programa Embrapa & Escola, que consistem em aproximar a pesquisa científica do público escolar, despertando nos jovens o interesse pela ciência e pela conservação da biodiversidade amazônica. Fazem parte da equipe responsável na Embrapa pela visita, a pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira (coordenadora local do Programa Embrapa & Escola), pesquisador Nagib Melém (açaí), a pesquisadora Jamile Araújo (quelônios) e o técnico Flávio Oliveira, supervisor do Campo Experimental de Fazendinha.

Nesta terça-feira, 29/10, a Embrapa Amapá recebeu a visita de alunos do ensino fundamental e cinco professores Colégio NEI, no Campo Experimental de Fazendinha, localizado no perímetro urbano de Macapá (AP). Durante a atividade, os estudantes participaram de uma apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados às pesquisas agropecuárias, e aprenderam sobre temas relevantes para a produção agropecuária sustentável no contexto amazônico. 

Na programação, os alunos aprenderam técnicas sobre o cultivo do açaí, abordando a produção de mudas e as diferenças no manejo entre o açaí de várzea e o de terra firme, essenciais para a sustentabilidade da produção local. Também conheceram a Unidade Demonstrativa de criatório de tracajás (Podocnemis unifilis) para produção comercial. O estudo com tracajás é parte dos esforços para a conservação e uso sustentável das espécies amazônicas, promovendo a conscientização ambiental entre os estudantes.

A visita faz parte de atividade curricular do colégio, e seguiu o roteiro do Programa Embrapa & Escola, que consistem em aproximar a pesquisa científica do público escolar, despertando nos jovens o interesse pela ciência e pela conservação da biodiversidade amazônica.

Fazem parte da equipe responsável na Embrapa pela visita, a pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira (coordenadora local do Programa Embrapa & Escola), pesquisador Nagib Melém (açaí), a pesquisadora Jamile Araújo (quelônios) e o técnico Flávio Oliveira, supervisor do Campo Experimental de Fazendinha.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *