Cinco propostas foram selecionadas para o Programa de Inovação Aberta em Fruticultura – InovaFrut 2024, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Considera-se “inovação aberta” a introdução de novidade ou aperfeiçoamento, no ambiente produtivo e/ou social, de criações obtidas, geradas e/ou desenvolvidas em parceria com outras instituições, a fim de melhorar o desenvolvimento de produtos e processos, prover melhores serviços para a sociedade, aumentar a eficiência e o valor agregado. “O InovaFrut 2024 atingiu nossas expectativas. Recebemos inúmeras propostas vinculadas aos diferentes temas prioritários definidos no edital, que apresentaram ideias muito desafiadoras, e algumas delas iremos buscar implementar em conjunto com seus proponentes. No nosso entendimento, são iniciativas como o InovaFrut 2024 que ampliam a capacidade de a Embrapa se aproximar de parceiros privados em busca de soluções para alguns dos temas prioritários da fruticultura brasileira”, destaca o pesquisador Eduardo Chumbinho de Andrade, chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. As propostas selecionadas são: – Desenvolvimento de biorreator de imersão temporário monitorado e controlado por IA (Casgen Biotecnologia); – Utilização de plantas cultivadas no Recôncavo da Bahia para produção de fitocosméticos (Emanar Biocosméticos); – Aumento de produtividade associado a redução de perdas por viroses com plantio de mamão clonado (Multicana Plus Service Ltda.); – Micropropagação de banana da Terra a partir de meristema e flores visando ao aumento de produtividade (Multicana Plus Service Ltda.); e – Desenvolvimento de nanoformulações para mitigação de pragas no campo e pós-colheita (N&P). Os selecionados vão ser contatados por e-mail para agendamento com a equipe da UD para detalhamento das propostas e negociação da parceria. O resultado oficial está disponível aqui.
Cinco propostas foram selecionadas para o Programa de Inovação Aberta em Fruticultura – InovaFrut 2024, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
Considera-se “inovação aberta” a introdução de novidade ou aperfeiçoamento, no ambiente produtivo e/ou social, de criações obtidas, geradas e/ou desenvolvidas em parceria com outras instituições, a fim de melhorar o desenvolvimento de produtos e processos, prover melhores serviços para a sociedade, aumentar a eficiência e o valor agregado.
“O InovaFrut 2024 atingiu nossas expectativas. Recebemos inúmeras propostas vinculadas aos diferentes temas prioritários definidos no edital, que apresentaram ideias muito desafiadoras, e algumas delas iremos buscar implementar em conjunto com seus proponentes. No nosso entendimento, são iniciativas como o InovaFrut 2024 que ampliam a capacidade de a Embrapa se aproximar de parceiros privados em busca de soluções para alguns dos temas prioritários da fruticultura brasileira”, destaca o pesquisador Eduardo Chumbinho de Andrade, chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.
As propostas selecionadas são:
– Desenvolvimento de biorreator de imersão temporário monitorado e controlado por IA (Casgen Biotecnologia);
– Utilização de plantas cultivadas no Recôncavo da Bahia para produção de fitocosméticos (Emanar Biocosméticos);
– Aumento de produtividade associado a redução de perdas por viroses com plantio de mamão clonado (Multicana Plus Service Ltda.);
– Micropropagação de banana da Terra a partir de meristema e flores visando ao aumento de produtividade (Multicana Plus Service Ltda.); e
– Desenvolvimento de nanoformulações para mitigação de pragas no campo e pós-colheita (N&P).
Os selecionados vão ser contatados por e-mail para agendamento com a equipe da UD para detalhamento das propostas e negociação da parceria. O resultado oficial está disponível aqui.