Notícias

Açúcar e laranja impulsionaram exportações em SP, mostra chefe-geral

De janeiro a setembro de 2024, o valor das exportações do agronegócio no estado de São Paulo cresceram 9,2% e o estado ficou em primeiro lugar no ranking nacional. Açúcar e suco de laranja foram os produtos que impulsionaram, mas também foram destaque: carnes, produtos florestais e soja. As exportações registradas em São Paulo, nesse período, somaram 22,69 bilhões de dólares. Os número foram apresentados pelo chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, em palestra no 2º Workshop de Conservação do Solo, promovido pela Cofco International, empresa atuante no mercado de commodities – grãos, oleaginosas, açúcar, café e algodão. O evento aconteceu em Olímpia, SP, em 17 de outubro. Spadotti também mostrou que 25% da produção de cana-de-açúcar está em quatro microrregiões: São José do Rio Preto, São Joaquim da Barra, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Já o efetivo de bovinos está concentrado em São José do Rio Preto, Andradina, Bauru e Presidente Prudente. Ele ainda mostrou a distribuição das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa em imóveis rurais por município. De acordo com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), elas somam 4,4 milhões de hectares. A informações sobre a agropecuária no território paulista foram contextualizadas no cenário nacional. Spadotti mostrou como País agregando características de sustentabilidade à sua produção no campo, destinando partes do território à preservação ambiental e investindo em tecnologias para aumento de produtividade e intensificação dos cultivos, reduzindo a necessidade de abertura de novas áreas.

De janeiro a setembro de 2024, o valor das exportações do agronegócio no estado de São Paulo cresceram 9,2% e o estado ficou em primeiro lugar no ranking nacional. Açúcar e suco de laranja foram os produtos que impulsionaram, mas também foram destaque: carnes, produtos florestais e soja. As exportações registradas em São Paulo, nesse período, somaram 22,69 bilhões de dólares. Os número foram apresentados pelo chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, em palestra no 2º Workshop de Conservação do Solo, promovido pela Cofco International, empresa atuante no mercado de commodities – grãos, oleaginosas, açúcar, café e algodão. O evento aconteceu em Olímpia, SP, em 17 de outubro.

Spadotti também mostrou que 25% da produção de cana-de-açúcar está em quatro microrregiões: São José do Rio Preto, São Joaquim da Barra, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Já o efetivo de bovinos está concentrado em São José do Rio Preto, Andradina,  Bauru e Presidente Prudente. Ele ainda mostrou a distribuição das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa em imóveis rurais por município. De acordo com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), elas somam 4,4 milhões de hectares.

A informações sobre a agropecuária no território paulista foram contextualizadas no cenário nacional. Spadotti mostrou como País agregando características de sustentabilidade à sua produção no campo, destinando partes do território à preservação ambiental e investindo em tecnologias para aumento de produtividade e intensificação dos cultivos, reduzindo a necessidade de abertura de novas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *