Notícias

Diretor-Executivo da Embrapa conhece avanços em pesquisas estratégicas durante visita à Embrapa Roraima

O Diretor-Executivo pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, realizou uma visita à Embrapa Roraima para conhecer de perto os avanços nas pesquisas da unidade, que incluem desde as pesquisas com variedades de culturas tradicionais até a valorização de frutos nativos da Amazônia. Em sua passagem pela unidade, Pillon foi recepcionado pela Chefe-Geral Hyana Lima Primo, pelos chefes adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Maristela Xaud, e de Administração, Carlos Oreques, além de empregados da unidade. Durante a visita, o diretor teve a oportunidade de participar da exposição de alguns projetos em andamento na unidade e conversar com pesquisadores sobre os trabalhos apresentados, como sementes de espécies nativas, conservação de sementes crioulas, castanha-do-brasil, café, cupuaçu, batata-doce, produção de compostagem a partir de resíduos de cupuaçuzeiro, pesquisas com espécies florestais, nutrição de milho, bioeconomia e nichos ecológicos. Buscamos justamente essa interação com as equipes, com a chefia local e para alinharmos os próximos passos, como fazemos desde que assumimos a Diretoria Executiva,” ressalta Clenio Pillon A visita incluiu os laboratórios da unidade, com destaque para a nova infraestrutura do Laboratório de Pós-colheita, Agroindústria e Cultura de Tecidos, onde são desenvolvidas pesquisas na área de fruticultura. A comitiva participou da degustação de produtos, como o palmito de pupunha em conserva e in natura, apresentado pelo pesquisador Paulo Emílio Kaminski, coordenador do projeto. Também foram degustados produtos elaborados com caçari de Roraima (camu-camu), considerada a fruta com o maior teor de vitamina C do mundo, e cupuaçu, mostrando os avanços nas pesquisas com frutas nativas e os esforços para agregação de valor. Para o diretor-executivo de pesquisa e inovação da Embrapa, Clenio Pillon em cada visita às unidades, busca fortalecer a comunicação sobre os próximos passos da Embrapa. “Nosso objetivo é alinhar as ações das unidades aos objetivos estratégicos da empresa, procurando reestruturar e dar mais foco aos portfólios para que tenhamos direcionamento mais claros sobre nossos programas de P&D, que promovam sinergia entre os projetos. Dessa forma, buscamos garantir que nossas ações sejam mais eficientes e direcionadas às demandas da sociedade.” Em seguida a visita foi encerrada no Laboratório de Organismos Aquáticos da Amazônia (LOAM), onde o Diretor Pillon conheceu as pesquisas com camarão nativo e o Sisteminha Embrapa. Como resultado da pesquisa em valorização de subprodutos do pescado, a equipe, coordenada por Sandro Loris, apresentou um prato elaborado a partir de carne de tambaqui, demonstrando o potencial de agregação de valor à produção pesqueira da região. Durante a manhã, o diretor participou da visita ao campo experimental Água Boa, no Dia de Campo sobre culturas anuais e perenes, ocasião em que conversou com empregados, parceiros e produtores presentes no evento.

O Diretor-Executivo pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, realizou uma visita à Embrapa Roraima para conhecer de perto os avanços nas pesquisas da unidade, que incluem desde as pesquisas com variedades de culturas tradicionais até a valorização de frutos nativos da Amazônia.

Em sua passagem pela unidade, Pillon foi recepcionado pela Chefe-Geral Hyana Lima Primo, pelos chefes adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Maristela Xaud, e de Administração, Carlos Oreques, além de empregados da unidade.

Durante a visita, o diretor teve a oportunidade de participar da exposição de alguns projetos em andamento na unidade e conversar com pesquisadores sobre os trabalhos apresentados, como sementes de espécies nativas, conservação de sementes crioulas, castanha-do-brasil, café, cupuaçu, batata-doce, produção de compostagem a partir de resíduos de cupuaçuzeiro, pesquisas com espécies florestais, nutrição de milho, bioeconomia e nichos ecológicos.

 Buscamos justamente essa interação com as equipes, com a chefia local e para alinharmos os próximos passos, como fazemos desde que assumimos a Diretoria Executiva,” ressalta Clenio Pillon

A visita incluiu os laboratórios da unidade, com destaque para a nova infraestrutura do Laboratório de Pós-colheita, Agroindústria e Cultura de Tecidos, onde são desenvolvidas pesquisas na área de fruticultura. A comitiva participou da degustação de produtos, como o palmito de pupunha em conserva e in natura, apresentado pelo pesquisador Paulo Emílio Kaminski, coordenador do projeto. Também foram degustados produtos elaborados com caçari de Roraima (camu-camu), considerada a fruta com o maior teor de vitamina C do mundo, e cupuaçu, mostrando os avanços nas pesquisas com frutas nativas e os esforços para agregação de valor.

Para o diretor-executivo de pesquisa e inovação da Embrapa, Clenio Pillon em cada visita às unidades, busca fortalecer a comunicação sobre os próximos passos da Embrapa. “Nosso objetivo é alinhar as ações das unidades aos objetivos estratégicos da empresa, procurando reestruturar e dar mais foco aos portfólios para que tenhamos direcionamento mais claros sobre nossos programas de P&D, que promovam sinergia entre os projetos. Dessa forma, buscamos garantir que nossas ações sejam mais eficientes e direcionadas às demandas da sociedade.”

Em seguida a visita foi encerrada no Laboratório de Organismos Aquáticos da Amazônia (LOAM), onde o Diretor Pillon conheceu as pesquisas com camarão nativo e o Sisteminha Embrapa. Como resultado da pesquisa em valorização de subprodutos do pescado, a equipe, coordenada por Sandro Loris, apresentou um prato elaborado a partir de carne de tambaqui, demonstrando o potencial de agregação de valor à produção pesqueira da região.

Durante a manhã, o diretor participou da visita ao campo experimental Água Boa, no Dia de Campo sobre culturas anuais e perenes, ocasião em que conversou com empregados, parceiros e produtores presentes no evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *