O livro “Brasil em 50 Alimentos”, lançado em comemoração aos 50 anos da Embrapa, conquistou o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, destacando a relevância da ciência para aprimorar a qualidade dos alimentos essenciais no Brasil. Em 359 páginas, a obra que envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa, destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira. A obra explora a origem, nutrientes e evolução de tradicionais produtos agrícolas como soja, milho, café, arroz, feijão, além de frutas e hortaliças, e também de alimentos alternativos, como o mel. Cada alimento é apresentado em seis páginas, a partir da contribuição e com a supervisão de especialistas. O capítulo sobre o mel (página 240) foi escrito pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes. Alimento traz diversos benefícios para a saúde humana Atuar como probiótico com a função de nutrir as bactérias saudáveis do intestino, melhorar a digestão e contribuir para o emagrecimento, quando consumido de forma moderada. Estas são algumas das diversas funções benéficas do mel para o corpo humano. Dentre outras atribuições relacionadas à ingestão do produto, pode-se destacar que o mel promove a saúde da memória, é eficaz no tratamento de doenças respiratórias como rinite, dor de garganta e tosse, e possui um alto valor nutricional, sendo rico em vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais como fósforo, cálcio, potássio e manganês. Esse alimento versátil pode ser utilizado como uma opção saudável para adoçar diversas bebidas, como café, lembrando que o consumo de açúcar refinado é limitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a 10% do total de calorias diárias. Todos estes alimentos, tradicionais ou alternativos, ressaltam a importância da Embrapa na transformação do agronegócio brasileiro, promovendo a sustentabilidade e a competitividade global. O objetivo é favorecer o aumento da produção de alimentos e aprimorar a qualidade dos resultados, levando em consideração o imenso potencial alimentar que o País possui. Ao longo de cinco décadas, a Embrapa desempenhou um papel crucial na modernização da agricultura nacional, desenvolvendo tecnologias que não apenas aumentaram a produtividade, mas também adaptaram culturas e práticas agrícolas às variadas condições do país. Hoje, a instituição continua na vanguarda da inovação, investindo em pesquisa e tecnologia para enfrentar os desafios futuros, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Brasil. A versão digital está disponível aqui.
O livro “Brasil em 50 Alimentos”, lançado em comemoração aos 50 anos da Embrapa, conquistou o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, destacando a relevância da ciência para aprimorar a qualidade dos alimentos essenciais no Brasil. Em 359 páginas, a obra que envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa, destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira.
A obra explora a origem, nutrientes e evolução de tradicionais produtos agrícolas como soja, milho, café, arroz, feijão, além de frutas e hortaliças, e também de alimentos alternativos, como o mel. Cada alimento é apresentado em seis páginas, a partir da contribuição e com a supervisão de especialistas. O capítulo sobre o mel (página 240) foi escrito pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes.
Alimento traz diversos benefícios para a saúde humana
Atuar como probiótico com a função de nutrir as bactérias saudáveis do intestino, melhorar a digestão e contribuir para o emagrecimento, quando consumido de forma moderada. Estas são algumas das diversas funções benéficas do mel para o corpo humano.
Dentre outras atribuições relacionadas à ingestão do produto, pode-se destacar que o mel promove a saúde da memória, é eficaz no tratamento de doenças respiratórias como rinite, dor de garganta e tosse, e possui um alto valor nutricional, sendo rico em vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais como fósforo, cálcio, potássio e manganês.
Esse alimento versátil pode ser utilizado como uma opção saudável para adoçar diversas bebidas, como café, lembrando que o consumo de açúcar refinado é limitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a 10% do total de calorias diárias.
Todos estes alimentos, tradicionais ou alternativos, ressaltam a importância da Embrapa na transformação do agronegócio brasileiro, promovendo a sustentabilidade e a competitividade global. O objetivo é favorecer o aumento da produção de alimentos e aprimorar a qualidade dos resultados, levando em consideração o imenso potencial alimentar que o País possui.
Ao longo de cinco décadas, a Embrapa desempenhou um papel crucial na modernização da agricultura nacional, desenvolvendo tecnologias que não apenas aumentaram a produtividade, mas também adaptaram culturas e práticas agrícolas às variadas condições do país. Hoje, a instituição continua na vanguarda da inovação, investindo em pesquisa e tecnologia para enfrentar os desafios futuros, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A versão digital está disponível aqui.