Entre os dias 27 e 30 de agosto a Caravana ILPF retorna ao estado de Mato Grosso promovendo atividades como visitas técnicas, painéis e discussões sobre sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Desta vez o roteiro passará por Juara, Brasnorte, Campo Novo do Parecis e Sinop. As inscrições para os eventos estão abertas e podem ser feitas gratuitamente.
A Caravana ILPF é promovida pela Associação Rede ILPF e tem o objetivo de divulgar os sistemas ILPF como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária brasileira, nas diversas regiões produtoras do país. Nesta etapa a programação passará por fazendas participantes de projetos executados pela Rede ILPF como o Suntentagro e Integra MT, que têm financiamento dos fundos Land Innovation Fund (LIF) e Farmer First Cluster (FFC), respectivamente.
Qualquer pessoa interessada em participar pode se inscrever acessando o site bit.ly/caravana-etapaMT.
Programação
A etapa Mato Grosso da Caravana ILPF terá início na manhã do dia 27, em Juara, com uma visita técnica à fazenda Atiaia. As atividades terão início às 8h. Haverá apresentações no campo e um painel de debates.
Na quarta-feira, dia 28, serão dois eventos. Às 8h haverá uma visita técnica à fazenda São Roque, em Brasnorte. A propriedade trabalha com ILPF com eucalipto como componente arbóreo, em linhas duplas e triplas, com foco na produção de biomassa.
Às 17h, no Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, haverá um encontro sobre ILP. O evento contará com um painel com participação de produtor rural, representante do sindicato, profissional de assistência técnica e professor/pesquisador da UFMT.
Na quinta-feira, dia 29, ainda no município de Campo Novo do Parecis, às 8, haverá uma visita técnica na fazenda Gaúcha, que trabalha com produção de algodão em sistema ILP. Haverá palestras e debate no local.
A Caravana ILPF chegará ao fim na sexta, dia 30, em Sinop, na Embrapa Agrossilvipastoril. No local haverá uma visita técnica a uma Unidade de Referência Tecnológica com uso de consórcios forrageiros na ILP e um painel sobre o presente e futuro da ILPF no médio-norte de Mato Grosso.
Participam como painelistas representantes da assistência técnica, produtor rural e pesquisadores da Embrapa e UFMT.
Na ocasião também será lançada a ferramenta Ater + Digital de ILPF, desenvolvida pela Embrapa Agrossilvipastoril por meio de um Termo de Execução Descentralizada do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Confira a programação completa aqui
Segunda vez em Mato Grosso
Esta é a segunda vez que a Caravana ILPF visita Mato Grosso. Em maio de 2023 o roteiro foi na região do Araguaia, passando pelos municípios de Canarana, Cocalinho, Água Boa e Barra do Garças, além de Iporá e São Miguel do Araguaia, em Goiás.
Participam da Rede ILPF representantes das instituições associadas (Embrapa, Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro) e convidados. Os eventos são abertos ao público interessado que se inscreve previamente.