Na última sexta-feira (21/06), a Embrapa Roraima recebeu a visita do presidente da Foxconn Brasil, Henry Cheng, acompanhado por uma comitiva de executivos da empresa. A recepção foi conduzida pela Chefe-Geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima- Primo, juntamente com os Chefes-Adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Maristela Xaud, de Transferência de Tecnologia (TT), Miguel Amador, e o pesquisador e coordenador do projeto Foxconn, Amaury Bendahan.
Estavam presentes na comitiva da Foxconn: Nelson Narimatu, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Laercio M. Costa, Gerente de Automação Industrial; e Luis Eduardo Pedigoni Bulisan, pesquisador de Medicina da Foxconn.
O objetivo da visita foi proporcionar ao presidente da Foxconn um panorama das pesquisas da Embrapa Roraima e as futuras instalações do projeto desenvolvido em parceria com a empresa.
Durante a manhã, a Chefe-geral da Embrapa Roraima, fez uma apresentação das estratégias da Embrapa e das linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em seguida o Dr. Nelson Narimatu, diretor de PD&I da Foxconn, apresentou as estratégias da Empresa para Investimentos em P,D&I, onde a agricultura é uma das prioridades, juntamente com a área de Medicina.
Em seguida, o presidente e sua equipe conheceram a estrutura dos laboratórios da Embrapa. Foram apresentados aos trabalhos nos laboratórios de pós-colheita e cultura de tecidos, conduzidos pelo pesquisador Edvan Chagas. No Laboratório de Organismos Aquáticos da Amazônia (LOAM), foram recebidos pelo pesquisador Sandro Loris. Na central de laboratórios, a supervisora Eliane Cunha apresentou a estrutura da central. A comitiva também conheceu de perto o Laboratório de Entomologia, onde já estão sendo realizadas pesquisas do projeto Foxconn.
No período da tarde, a comitiva seguiu para o Campo Experimental Água Boa (CEAB), acompanhados pelo Pesquisador e Coordenador do projeto Foxconn na Embrapa, Amaury Bendahan. O campo experimental é um dos principais locais de testes e desenvolvimento das tecnologias de campo implementadas pelo projeto Foxconn na unidade.
Esta troca de conhecimentos entre a Embrapa Roraima e a Foxconn Brasil promete fortalecer ainda mais as relações entre as duas organizações, fomentando a criação de soluções tecnológicas inovadoras que beneficiarão tanto o setor agrícola quanto o industrial.
Projeto
O projeto Plataforma Agro de Inteligência Artificial é uma parceria estratégica entre a Embrapa e a empresa Foxconn, envolvendo as unidades da Embrapa Roraima, Embrapa Instrumentação, Embrapa Recursos Genéticos e Embrapa Acre.
Este projeto visa desenvolver uma plataforma web avançada, utilizando recursos de inteligência artificial para aprimorar as tomadas de decisões em sistemas de produção agrícola. Através da integração de dados obtidos de imagens de satélite, drones e sensores com tecnologia de Internet das Coisas (IoT), a plataforma enfrenta o desafio de harmonizar informações em diferentes escalas e formatos.
Seu objetivo é fornecer respostas claras e precisas para quatro questões fundamentais nas práticas agrícolas: “O que fazer?”, “Onde fazer?”, “Quando fazer?” e “Como fazer?”. Inicialmente focada na cultura da soja, a plataforma tem o potencial de ser adaptada para outras culturas, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis apoiadas por ferramentas inovadoras como inteligência artificial, drone e novos sensores. Ao gerar alertas e recomendações, a plataforma busca não apenas melhorar a produtividade agrícola, como também apoiar uma gestão agrícola responsável.