Notícias

Mais de 100 pessoas participam do II Dia da Campo na Fazenda Sol Posto

Aconteceu neste sábado (22), o II Dia de Campo da Embrapa Meio-Norte, realizado na fazenda Sol Posto, em Campo Maior – PI. Com o tema “Pecuária sustentável com técnicas de agricultura de baixo carbono”, o evento contou com mais de 100 participantes, incluindo estudantes, professores, técnicos, agropecuaristas, e outros, onde foram apresentadas tecnologias, produtos e orientações e para a integração de lavoura, pecuária e floresta, em uma alternativa de produção sustentável. O tour pela fazenda foi dividido em quatro estações técnicas. A Estação 1 tinha como tema “Milho + capim para produção de forragem para o período de entressafra e os benefícios do solo”, comandado pelo pesquisador da Embrapa, Raimundo Neto. Logo em seguida, os participantes seguiram para a Estação 2, com o tema “Forragem conservada (silagem + feno) para a suplementação na cria, recria e engorda no período de entressafra”, liderada pelos pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, Brito de Melo e Francisco Monteiro. Já na Estação 3, a pesquisadora Tânia Maria Leal, da Embrapa Meio-Norte, explicou a importância do “Sistema Creep Feeding e sanidade animal para aumento da produtividade na ovinocultura”. Por último, na Estação 4, foram apresentados os “Sistemas integrados de produção com foco no aumento da produtividade, precocidade e redução de emissão de metano energético de bovinos”, pelo analista da Embrapa Caprinos e Ovinos, Geraldo Magela, e pelo chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Anísio Lima. Para o Márcio Sousa, estudante do curso técnico de zootecnia do Senar, o dia de campo foi de extrema importância para adquirir conhecimentos. “Essa experiência é importante, tanto para a formação, quanto futuramente como técnico extensionista na área, para que possamos agregar valor, unindo o teórico com o prático”, disse. Já para o produtor rural, Anibal Fontenele, de Piracuruca, o evento também é uma oportunidade para conhecer possíveis parceiros. “A criação de Brangus é uma atividade nova na região. Mas com a aceitação e expansão da pecuária na região norte do estado, o Brangus tem a possibilidade de se destacar mais ainda”, disse o pecuarista. O analista da Embrapa Meio-Norte, Marcos Teixeira, avalia do II Dia de Campo como um momento importante para a sociedade em geral. “É uma oportunidade de apresentar tecnologias desenvolvidas para potencializar a área de cultivo, aliada a sustentabilidade, pois são sistemas que têm como base as práticas conservacionistas de produção. Então toda a sociedade se beneficia, não apenas produtores e animais”, finalizou.

Aconteceu neste sábado (22), o II Dia de Campo da Embrapa Meio-Norte, realizado na fazenda Sol Posto, em Campo Maior – PI. Com o tema “Pecuária sustentável com técnicas de agricultura de baixo carbono”, o evento contou com mais de 100 participantes, incluindo estudantes, professores, técnicos, agropecuaristas, e outros, onde foram apresentadas tecnologias, produtos e orientações e para a integração de lavoura, pecuária e floresta, em uma alternativa de produção sustentável. 

O tour pela fazenda foi dividido em quatro estações técnicas. A Estação 1 tinha como tema “Milho + capim para produção de forragem para o período de entressafra e os benefícios do solo”, comandado pelo pesquisador da Embrapa, Raimundo Neto. Logo em seguida, os participantes seguiram para a Estação 2, com o tema “Forragem conservada (silagem + feno) para a suplementação na cria, recria e engorda no período de entressafra”, liderada pelos pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, Brito de Melo e Francisco Monteiro.

Já na Estação 3, a pesquisadora Tânia Maria Leal, da Embrapa Meio-Norte, explicou a importância do “Sistema Creep Feeding e sanidade animal para aumento da produtividade na ovinocultura”. Por último, na Estação 4, foram apresentados os “Sistemas integrados de produção com foco no aumento da produtividade, precocidade e redução de emissão de metano energético de bovinos”, pelo analista da Embrapa Caprinos e Ovinos, Geraldo Magela, e pelo chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Anísio Lima.

Para o Márcio Sousa, estudante do curso técnico de zootecnia do Senar, o dia de campo foi de extrema importância para adquirir conhecimentos. “Essa experiência é importante, tanto para a formação, quanto futuramente como técnico extensionista na área, para que possamos agregar valor, unindo o teórico com o prático”, disse.

Já para o produtor rural, Anibal Fontenele, de Piracuruca, o evento também é uma oportunidade para conhecer possíveis parceiros. “A criação de Brangus é uma atividade nova na região. Mas com a aceitação e expansão da pecuária na região norte do estado, o Brangus tem a possibilidade de se destacar mais ainda”, disse o pecuarista.

O analista da Embrapa Meio-Norte, Marcos Teixeira, avalia do II Dia de Campo como um momento importante para a sociedade em geral. “É uma oportunidade de apresentar tecnologias desenvolvidas para potencializar a área de cultivo, aliada a sustentabilidade, pois são sistemas que têm como base as práticas conservacionistas de produção. Então toda a sociedade se beneficia, não apenas produtores e animais”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *