Notícias

Tecnologias em fruteiras são tema de reunião entre Embrapa e comitiva do Governo da Colômbia

Uma comitiva do Governo Colombiano visitou a Embrapa Amazônia Oriental para conhecer as soluções tecnológicas disponíveis na Empresa, com foco em fruteiras de valor econômico, comuns aos dois países amazônicos, em especial, o açaí. O encontro ocorreu no dia 17 de maio após o encerramento do Festival Internacional Açaí Pará, realizado pelo Governo do Pará. O grupo formado pelo ministro conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Ricardo Montenegro, governadores, prefeitos e empresários colombianos, foi recebido pelos chefes-adjuntos de Administração, Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Maria Rosa Travassos, Fábio Barbieri e Bruno Giovany, na sede do centro de pesquisa, em Belém. Acompanhados o diretor de fruticultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Geraldo Menezes, o grupo foi apresentado ao portfólio de tecnologias sustentáveis, linhas de pesquisa e dialogou sobre parcerias, cursos e o interesse em intercâmbio de materiais genéticos dos frutos amazônicos. A pesquisadora Maria Rosa Travassos avaliou como positivo o encontro e reiterou a disponibilidade da instituição em tratativas com o país vizinho, destacando o potencial em bioeconomia que une as amazônias brasileira e colombiana. A gestora afirmou que com a aproximação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, são estratégicas parcerias e potenciais acordos que cooperação entre os países amazônicos para desenvolvimento de toda região. Foto: Ronaldo Rosa Para o ministro colombiano Ricardo Montenegro, o encontro promoveu um entendimento mais apurado da capacidade técnica da Embrapa em diferentes produtos e citou o açaí, cacau, cupuaçu, como ativos importantes na Amazônia brasileira os quais estão se multiplicando cada vez mais em produção e interesse econômico de seu país. “Temos o interesse em parcerias para essas e outras culturas. Por isso a presença dessa delegação da Colômbia, principalmente dos Departamentos de Putumayo e Guainía, aqui representados por seus governadores, diversos prefeitos e produtores”. Complementou ainda sobre o interesse em estreitar relações a fins de propiciar na Embrapa, a capacitação de técnicos do país vizinho em soluções sustentáveis da pesquisa aplicada ao setor agroflorestal.

Uma comitiva do Governo Colombiano visitou a Embrapa Amazônia Oriental para conhecer as soluções tecnológicas disponíveis na Empresa, com foco em fruteiras de valor econômico, comuns aos dois países amazônicos, em especial, o açaí. O encontro ocorreu no dia 17 de maio após o encerramento do Festival Internacional Açaí Pará, realizado pelo Governo do Pará.

O grupo formado pelo ministro conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Ricardo Montenegro, governadores, prefeitos e empresários colombianos, foi recebido pelos chefes-adjuntos de Administração, Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Maria Rosa Travassos, Fábio Barbieri e Bruno Giovany, na sede do centro de pesquisa, em Belém. Acompanhados o diretor de fruticultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Geraldo Menezes, o grupo foi apresentado ao portfólio de tecnologias sustentáveis, linhas de pesquisa e dialogou sobre parcerias, cursos e o interesse em intercâmbio de materiais genéticos dos frutos amazônicos.

A pesquisadora Maria Rosa Travassos avaliou como positivo o encontro e reiterou a disponibilidade da instituição em tratativas com o país vizinho, destacando o potencial em bioeconomia que une as amazônias brasileira e colombiana. A gestora afirmou que com a aproximação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, são estratégicas parcerias e potenciais acordos que cooperação entre os países amazônicos para desenvolvimento de toda região.

Foto: Ronaldo Rosa

Para o ministro colombiano  Ricardo Montenegro, o encontro promoveu um entendimento mais apurado da capacidade técnica da Embrapa em diferentes produtos e citou o açaí, cacau, cupuaçu, como ativos importantes na Amazônia brasileira os quais estão se multiplicando cada vez mais em produção e interesse econômico de seu país. “Temos o interesse em parcerias para essas e outras culturas. Por isso a presença dessa delegação da Colômbia, principalmente dos Departamentos de Putumayo e Guainía, aqui representados por seus governadores, diversos prefeitos e produtores”. Complementou ainda sobre o interesse em estreitar relações a fins de propiciar na Embrapa, a capacitação de técnicos do país vizinho em soluções sustentáveis da pesquisa aplicada ao setor agroflorestal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *