Notícias

Embrapa Meio-Norte participa do projeto TED Mel em Roraima

Através de um convite feito pela Embrapa Roraima, Fábia de Mello Pereira e Bruno Souza, pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, realizaram uma visita à Unidade roraimense para participarem do início da execução do projeto TED Mel Roraima. Este Termo de Execução Descentralizada (TED) foi desenvolvido a partir de uma emenda parlamentar e através da união entre a Embrapa Roraima, a Embrapa Meio-Norte, a Embrapa Amazônia Oriental, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Cooperativa de Apicultores de Roraima (RORAIMEL) e, posteriormente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Roraima). O projeto tem como principal objetivo fortalecer a cadeia produtiva do mel no estado de Roraima e a Embrapa Meio-Norte apoia ações para o melhor desenvolvimento desta área. Desde dezembro de 2023, a Embrapa Meio-Norte participa de articulações com a Embrapa Roraima e a Embrapa Amazônia Oriental para a definição do cronograma de ações do TED Mel Roraima e para alinhar metas de campanhas para o desenvolvimento do mesmo. Para Fábia de Mello, pesquisadora, é uma iniciativa que resultará em bons frutos, pois os apicultores têm uma boa produtividade. De acordo com a cientista, os mesmos produtores notaram que a produção tem caído ano após ano e a capacitação irá ajudar a ampliar e desenvolver esta cadeia produtiva na região. Para Bruno Souza, pesquisador, os diagnósticos realizados no campo e em rodadas de conversas com produtores sobre os volumes e épocas de produção, manejo durante a entressafra e floradas nativas da região Norte foram de extrema importância para levantarem dados úteis para o melhoramento de produção apícola do estado, além de conhecerem as necessidades dos apicultores. “Uma pessoa de campo vai dar suporte e acompanhar os produtores a partir das práticas de manejo que a Embrapa recomendar e fazer o levantamento da florada para melhorar a pastagem nativa para utilizar como flora apícola”, citou o pesquisador. Também está prevista uma visita desses produtores, já inseridos no TED, à Embrapa Meio-Norte e cooperativas piauienses. Os produtores roraimenses também irão dialogar com profissionais que têm trabalhado na busca de características distintivas do mel do Piauí para aplicarem estas dicas em suas produções de mel. “Esses produtores vão visitar, no município de Picos, a Central das Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (CASA APIS) e conversar com a Teresa Raquel, primeira sommèlier de mel do Brasil, na busca de avaliar esse material e mostrar a importância de agregar valor aos seus produtos”, concluiu Bruno Souza. Os pesquisadores deixaram em aberto a possibilidade de os produtores de Roraima trabalharem com abelhas sem ferrão, pois os pesquisadores identificaram um meliponicultor que afirma manter um meliponário com cerca de dezoito espécies de abelhas nativas do estado, algo de inestimável valor e de grande potencial produtivo e comercial.

Através de um convite feito pela Embrapa Roraima, Fábia de Mello Pereira e Bruno Souza, pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, realizaram uma visita à Unidade roraimense para participarem do início da execução do projeto TED Mel Roraima.

Este Termo de Execução Descentralizada (TED) foi desenvolvido a partir de uma emenda parlamentar e através da união entre a Embrapa Roraima, a Embrapa Meio-Norte, a Embrapa Amazônia Oriental, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Cooperativa de Apicultores de Roraima (RORAIMEL) e, posteriormente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Roraima).

O projeto tem como principal objetivo fortalecer a cadeia produtiva do mel no estado de Roraima e a Embrapa Meio-Norte apoia ações para o melhor desenvolvimento desta área. Desde dezembro de 2023, a Embrapa Meio-Norte participa de articulações com a Embrapa Roraima e a Embrapa Amazônia Oriental para a definição do cronograma de ações do TED Mel Roraima e para alinhar metas de campanhas para o desenvolvimento do mesmo.

Para Fábia de Mello, pesquisadora, é uma iniciativa que resultará em bons frutos, pois os apicultores têm uma boa produtividade. De acordo com a cientista, os mesmos produtores notaram que a produção tem caído ano após ano e a capacitação irá ajudar a ampliar e desenvolver esta cadeia produtiva na região.

Para Bruno Souza, pesquisador, os diagnósticos realizados no campo e em rodadas de conversas com produtores sobre os volumes e épocas de produção, manejo durante a entressafra e floradas nativas da região Norte foram de extrema importância para levantarem dados úteis para o melhoramento de produção apícola do estado, além de conhecerem as necessidades dos apicultores.

“Uma pessoa de campo vai dar suporte e acompanhar os produtores a partir das práticas de manejo que a Embrapa recomendar e fazer o levantamento da florada para melhorar a pastagem nativa para utilizar como flora apícola”, citou o pesquisador.

Também está prevista uma visita desses produtores, já inseridos no TED, à Embrapa Meio-Norte e cooperativas piauienses. Os produtores roraimenses também irão dialogar com profissionais que têm trabalhado na busca de características distintivas do mel do Piauí para aplicarem estas dicas em suas produções de mel.

“Esses produtores vão visitar, no município de Picos, a Central das Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (CASA APIS) e conversar com a Teresa Raquel, primeira sommèlier de mel do Brasil, na busca de avaliar esse material e mostrar a importância de agregar valor aos seus produtos”, concluiu Bruno Souza.

Os pesquisadores deixaram em aberto a possibilidade de os produtores de Roraima trabalharem com abelhas sem ferrão, pois os pesquisadores identificaram um meliponicultor que afirma manter um meliponário com cerca de dezoito espécies de abelhas nativas do estado, algo de inestimável valor e de grande potencial produtivo e comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *