Notícias

Suinocultura Sustentável: Parceria Embrapa-Asumas impulsiona Inovação

A suinocultura está experimentando um crescimento significativo no Mato Grosso do Sul. Com excelentes projeções, espera-se que o setor atinja a marca de 150 mil matrizes nos próximos dois anos.  Esses dados foram informados pelo governador de Mato Grosso do Sul , Eduardo Riedel, nesta quinta-feira, 11 de abril, durante II Encontro de Lideranças da Suinocultura de Mato Grosso do Sul.

A Embrapa Agropecuária Oeste esteve presente no evento, por meio da participação do Chefe Geral da Unidade Harley Nonato de Oliveira e da pesquisadora Adriana Marlene Moreno Pires. Em sua fala, Harley destacou que há menos de um ano, ele e o presidente da Asumas, Milton Bigatão, assinaram uma carta de intenções, em que foi reconhecida a importância da colaboração entre as duas instituições para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à sustentabilidade da suinocultura estadual. “O documento conta com a assinatura, como testemunha, do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar”, acrescentou o dirigente.

Ele contou ainda, que em menos de um ano, as instituições já celebraram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições e que já estão colhendo os frutos concretos dessa parceria e disse “graças ao nosso trabalho em parceria, as ações que planejamos já estão sendo realizadas, contribuindo para o avanço da pesquisa e da inovação para esse importante setor”.

A pesquisadora Adriana explica que a pesquisa está sendo conduzida com o objetivo de viabilizar usos inovadores para o aproveitamento de dejetos suínos como fertilizantes e explica “existem muitas possibilidades e para isso estamos concluindo a montagem de experimento que deve nos subsidiar com alguns resultados iniciais e que esperamos que em nossas próximas etapas, possamos contribuir com resultados científicos que proporcionem avanços de reaproveitamento de resíduos com ainda mais segurança tanto ambiental quanto social”, disse ela.

Novidades – Outras informações do evento, se refere ao potencial produtivo do Estado, visto que o Estado conquistou o status de livre de aftosa sem vacinação, que representa um marco importante para a indústria suinícola local.

Durante o encontro, também foi amplamente discutido o Programa Asumas de Sustentabilidade (PAS), lançado no ano anterior. O PAS visa não apenas aprimorar o desempenho ambiental, econômico e social da cadeia produtiva suinícola, mas também desenvolver tecnologias e subsidiar políticas públicas voltadas para a promoção da sustentabilidade em toda a indústria.

“O Encontro de Lideranças da Suinocultura de Mato Grosso do Sul é o espaço democrático para mantermos o alinhamento com formadores de opinião e autoridades sul-mato-grossenses sobre a suinocultura”, explica o presidente da Asumas, Milton Bigatão. Segundo ele, nesses momentos são atualizados os dados do setor, proporcionando diálogos para que todos estabeleçam trocas em prol do melhor desempenho da suinocultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *