Como conectar a produção agrícola de pequenas comunidades de agricultura familiar com a perspectiva de prestação de serviços ambientais? Para compartilhar conhecimentos e discutir experiências nesse sentido, acontece no período de 10 a 12 de abril de 2024, na comunidade Tururukari-Uka, localizada no município de Manacapuru, AM, o III Workshop Serviços Ambientais: Perspectiva e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável e Bem-Estar das Comunidades de Agricultores Familiares no Amazonas. A programação envolve relatos de experiências, exposições e debates em plenária e grupos de trabalho, para abordar ações que as comunidades vem desenvolvendo relacionadas aos serviços ambientais. O III Workshop Serviços Ambientais é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), a Associação Tururukari-Uka dos índios Kambeba e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Pretende-se gerar e compartilhar conhecimentos, para fortalecimento e a formulação de programas e políticas sobre o tema, com especial atenção à disponibilização de tecnologia e inovação para desenvolvimento dos serviços ambientais como uma ação estratégica de desenvolvimento e sustentabilidade no estado do Amazonas. De acordo com o coordenador do evento, pesquisador da Embrapa, sociólogo Lindomar Silva, a expectativa é apontar caminhos para que os serviços ambientais contribuam efetivamente para o desenvolvimento, a sustentabilidade e o bem-estar de comunidades rurais. Este workshop de serviços ambientais é uma ação feita com as comunidades que estão inseridas nos projetos de inovação social da Embrapa no Amazonas. “ Tem como objetivo central articular o processo de transferência tecnológica de cultivo com a dinâmica socioambiental das comunidades, valorizando não só a produção, mas valorizando o que há de recursos naturais, o que há de ecossistemas e, principalmente, repassando a perspectiva de que os plantios estão conectados à sustentabilidade, à conservação ambiental, à manutenção de serviços e ecossistemas”, explica o sociólogo. Ao longo da programação , representantes de oito comunidades de agricultores familiares e agricultores indígenas vão apresentar seus relatos de experiências com as atividades desenvolvidas nos projetos no último ano. Haverá também momentos para rodas de conversa mediadas entre as comunidades e pesquisadores especialistas no tema, abordando as seguintes temáticas: “Serviços ambientais para o desenvolvimento das comunidades” e “Desafios para produção de alimentos para segurança alimentar e manutenção dos serviços ambientais” e ao final será construída a definição de estratégias coletivas a serem desenvolvidas nas comunidades dando continuidade ao trabalho ao longo deste ano de 2024.
Como conectar a produção agrícola de pequenas comunidades de agricultura familiar com a perspectiva de prestação de serviços ambientais? Para compartilhar conhecimentos e discutir experiências nesse sentido, acontece no período de 10 a 12 de abril de 2024, na comunidade Tururukari-Uka, localizada no município de Manacapuru, AM, o III Workshop Serviços Ambientais: Perspectiva e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável e Bem-Estar das Comunidades de Agricultores Familiares no Amazonas.
A programação envolve relatos de experiências, exposições e debates em plenária e grupos de trabalho, para abordar ações que as comunidades vem desenvolvendo relacionadas aos serviços ambientais.
O III Workshop Serviços Ambientais é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), a Associação Tururukari-Uka dos índios Kambeba e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Pretende-se gerar e compartilhar conhecimentos, para fortalecimento e a formulação de programas e políticas sobre o tema, com especial atenção à disponibilização de tecnologia e inovação para desenvolvimento dos serviços ambientais como uma ação estratégica de desenvolvimento e sustentabilidade no estado do Amazonas.
De acordo com o coordenador do evento, pesquisador da Embrapa, sociólogo Lindomar Silva, a expectativa é apontar caminhos para que os serviços ambientais contribuam efetivamente para o desenvolvimento, a sustentabilidade e o bem-estar de comunidades rurais.
Este workshop de serviços ambientais é uma ação feita com as comunidades que estão inseridas nos projetos de inovação social da Embrapa no Amazonas. “ Tem como objetivo central articular o processo de transferência tecnológica de cultivo com a dinâmica socioambiental das comunidades, valorizando não só a produção, mas valorizando o que há de recursos naturais, o que há de ecossistemas e, principalmente, repassando a perspectiva de que os plantios estão conectados à sustentabilidade, à conservação ambiental, à manutenção de serviços e ecossistemas”, explica o sociólogo.
Ao longo da programação , representantes de oito comunidades de agricultores familiares e agricultores indígenas vão apresentar seus relatos de experiências com as atividades desenvolvidas nos projetos no último ano. Haverá também momentos para rodas de conversa mediadas entre as comunidades e pesquisadores especialistas no tema, abordando as seguintes temáticas: “Serviços ambientais para o desenvolvimento das comunidades” e “Desafios para produção de alimentos para segurança alimentar e manutenção dos serviços ambientais” e ao final será construída a definição de estratégias coletivas a serem desenvolvidas nas comunidades dando continuidade ao trabalho ao longo deste ano de 2024.