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Atendimento ao Cidadão envolve equipe dedicada

Pelo mundo, algumas empresas estão substituindo os funcionários do atendimento ao cidadão (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA), esse não é o caso do SAC Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Na Unidade, a equipe do Setor de Implementação da Programação da Transferência de Tecnologia da Unidade (SIPT) é a responsável por gerenciar e responder o SAC, que em 2023 registrou, ao redor, de 200 atendimentos. Os atendimentos são recebidos por um sistema central virtual, que encaminha os questionamentos às Unidades da Embrapa, de acordo com cada tema. Nos Centros, as equipes tratam de responder as dúvidas, dentro de um prazo preestabelecido, seguindo diretrizes legais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Essa informatização acelerou o atendimento, reduziu o tempo de espera e também a quantidade de questionamentos, por meio da filtragem de dados. “O SAC chegou a receber 12 mil cartas, em um ano, com dúvidas sobre o estilosantes Campo Grande, na época do seu lançamento. Hoje temos também outras fontes de busca, o que é, ao fim, positivo para o produtor rural”, afirma Haroldo Queiroz, difusor de tecnologia da Embrapa e um dos técnicos mais experientes no Serviço. Ele lembra que os registros não consideram os atendimentos presenciais, em feiras agropecuárias, aplicativos de mensagens e por telefone. Todas essas entradas somam cerca de 400 assistências a produtores, técnicos e estudantes. Com avaliação média em ‘muito bom’, além dos especialistas do SIPT – Haroldo Queiroz, Maria Solange, Marcelo Castro, Alexandra Oliveira e Joaquim Castilhos – pesquisadores das respectivas áreas interagem com o SAC. As maiores dúvidas, segundo eles, dizem respeito à gestão rural da propriedade, seguida por questões relacionadas à forragicultura e pastagens e sanidade animal. Ainda há procura por nutrição animal, sistemas de produção, instalações rurais, reprodução e melhoramento animal. FAQ Gado de Corte Ao final de cada ciclo, as perguntas e respostas do SAC são inseridas em um ambiente virtual com as principais dúvidas do produtor sobre pecuária de corte, o FAQ Gado de Corte. Disponível, gratuitamente, a ferramenta reúne perguntas e respostas, divididas por categorias e tags, com subsídios de técnicos e pesquisadores da Embrapa. O usuário acessa o FAQ por internet, diretamente, ou aplicativo.

Foto: Rodrigo Alva

Rodrigo Alva - As maiores dúvidas dizem respeito à gestão rural da propriedade, seguida por questões relacionadas à forragicultura e pastagens e sanidade animal.

As maiores dúvidas dizem respeito à gestão rural da propriedade, seguida por questões relacionadas à forragicultura e pastagens e sanidade animal.

Pelo mundo, algumas empresas estão substituindo os funcionários do atendimento ao cidadão (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA), esse não é o caso do SAC Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Na Unidade, a equipe do Setor de Implementação da Programação da Transferência de Tecnologia da Unidade (SIPT) é a responsável por gerenciar e responder o SAC, que em 2023 registrou, ao redor, de 200 atendimentos.

 

Os atendimentos são recebidos por um sistema central virtual, que encaminha os questionamentos às Unidades da Embrapa, de acordo com cada tema. Nos Centros, as equipes tratam de responder as dúvidas, dentro de um prazo preestabelecido, seguindo diretrizes legais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Essa informatização acelerou o atendimento, reduziu o tempo de espera e também a quantidade de questionamentos, por meio da filtragem de dados. 

 

“O SAC chegou a receber 12 mil cartas, em um ano, com dúvidas sobre o estilosantes Campo Grande, na época do seu lançamento. Hoje temos também outras fontes de busca, o que é, ao fim, positivo para o produtor rural”, afirma Haroldo Queiroz, difusor de tecnologia da Embrapa e um dos técnicos mais experientes no Serviço. Ele lembra que os registros não consideram os atendimentos presenciais, em feiras agropecuárias, aplicativos de mensagens e por telefone. Todas essas entradas somam cerca de 400 assistências a produtores, técnicos e estudantes

 

Com avaliação média em ‘muito bom’, além dos especialistas do SIPT – Haroldo Queiroz, Maria Solange, Marcelo Castro, Alexandra Oliveira e Joaquim Castilhos – pesquisadores das respectivas áreas interagem com o SAC. As maiores dúvidas, segundo eles, dizem respeito à gestão rural da propriedade, seguida por questões relacionadas à forragicultura e pastagens e sanidade animal. Ainda há procura por nutrição animal, sistemas de produção, instalações rurais, reprodução e melhoramento animal. 

 

FAQ Gado de Corte

Ao final de cada ciclo, as perguntas e respostas do SAC são inseridas em um ambiente virtual com as principais dúvidas do produtor sobre pecuária de corte, o FAQ Gado de Corte. Disponível, gratuitamente, a ferramenta reúne perguntas e respostas, divididas por categorias e tags, com subsídios de técnicos e pesquisadores da Embrapa. O usuário acessa o FAQ por internet, diretamente, ou aplicativo.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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