No dia 22, a Embrapa recebeu uma missão de Cuba e da Guatemala – incluindo representantes do parlamento, da universidade e do movimento dos agricultores e indígenas, pesquisadores e extensionistas rurais de Cuba e Guatemala – para uma visita institucional com foco em pesquisas em Agroecologia e Agricultura Familiar. O grupo veio acompanhado por diversas lideranças estaduais e também de outros estados brasileiros, ligadas ao Movimento Sem Terra (MST).
O grupo foi recepcionado pela equipe de pesquisa de sistemas de produção de base ecológica, na Estação Experimental Cascata (EEC), uma das bases físicas da Unidade de pesquisas centrada em estudos da agricultura familiar. A visita na Estação ocorreu pela oportunidade dos visitantes cumprirem agenda para conhecimento da produção de sementes agroecológicas de hortaliças junto a Bionatur/Conaterra, sediada no município de Candiota, parceira da Embrapa.
Na EEC o grupo ouviu os relatos sobre pesquisas com conservação in situ, ex situ e on farm de recursos genéticos, bioinsumos, fruteiras de clima temperado, grãos, hortaliças, agroflorestas, restauração ecológica e agroenergia, entre outros temas.
Ao final do encontro foi sinalizada a intenção de estreitar ações entre as distintas instituições através do estabelecimento de contratos de cooperação técnica.
O interlocutor do grupo foi o pesquisador Irajá Ferreira Antunes e contou com a presença do chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Gustavo Heiden.