A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove dia 30/4 (quinta-feira), na cidade de Parintins/AM, o curso Solos do Baixo Amazonas, direcionado a agentes multiplicadores e produtores rurais. No evento serão divulgados os recentes mapas de solos e de água de Parintins, que foram digitalizados e tiveram suas legendas atualizadas para o sistema atual de Classificação de Solos. Parintins tem sua economia baseada na pecuária bovina e bubalina, bem como na produção de legumes, hortaliças e frutas tropicais, com ênfase na agricultura familiar, pesca e atividades do terceiro setor como serviços e turismo. Os novos mapas poderão auxiliar no planejamento e uso dos recursos naturais da região. O evento será realizado em parceira pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). É direcionado a agentes multiplicadores e produtores rurais e terá como instrutores os pesquisadores Wenceslau Teixeira, da Embrapa Solos (RJ) , Maria do Rosário Lobato Rodrigues e Jeferson Luis Vasconcelos de Macedo (Embrapa Amazônia Ocidental, AM). O curso acontecerá no auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias do Baixo Amazonas (NAPTT) da Embrapa Amazônia Ocidental, em Parintins. Segundo a pesquisadora Maria do Rosário, o estudo das relações entre solo e ecossistemas tem se mostrado importante para a compreensão, conservação e manejo dos recursos naturais. Nesse cenário, as áreas de várzeas assumem um papel de grande importância na vida e na produção agrícola dos municípios do Baixo Amazonas. O pesquisador Wenceslau destaca que o conhecimento dos períodos médios de alagamento das diferentes áreas das várzeas permite um melhor planejamento dos cultivos por parte dos produtores e também análise de risco e recomendações pela assistência técnica e órgãos de fomento. A realização do curso e o lançamento dos mapas de solos e de água disponível do município de Parintins são ações apoiadas pela Emenda Parlamentar do deputado federal Marcelo Ramos, que visa contribuir para os estudos de classificação e correlação de solos do Médio-Baixo Amazonas (ECCS-Amazonas) na transferência de conhecimento e capacitação de agentes multiplicadores em taxonomia de solo, que está no âmbito do Projeto Taxonomia de Solos Movida a Ciência em Rede – SiBCS, da Embrapa.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove dia 30/4 (quinta-feira), na cidade de Parintins/AM, o curso Solos do Baixo Amazonas, direcionado a agentes multiplicadores e produtores rurais. No evento serão divulgados os recentes mapas de solos e de água de Parintins, que foram digitalizados e tiveram suas legendas atualizadas para o sistema atual de Classificação de Solos.
Parintins tem sua economia baseada na pecuária bovina e bubalina, bem como na produção de legumes, hortaliças e frutas tropicais, com ênfase na agricultura familiar, pesca e atividades do terceiro setor como serviços e turismo. Os novos mapas poderão auxiliar no planejamento e uso dos recursos naturais da região.
O evento será realizado em parceira pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). É direcionado a agentes multiplicadores e produtores rurais e terá como instrutores os pesquisadores Wenceslau Teixeira, da Embrapa Solos (RJ) , Maria do Rosário Lobato Rodrigues e Jeferson Luis Vasconcelos de Macedo (Embrapa Amazônia Ocidental, AM). O curso acontecerá no auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias do Baixo Amazonas (NAPTT) da Embrapa Amazônia Ocidental, em Parintins.
Segundo a pesquisadora Maria do Rosário, o estudo das relações entre solo e ecossistemas tem se mostrado importante para a compreensão, conservação e manejo dos recursos naturais. Nesse cenário, as áreas de várzeas assumem um papel de grande importância na vida e na produção agrícola dos municípios do Baixo Amazonas. O pesquisador Wenceslau destaca que o conhecimento dos períodos médios de alagamento das diferentes áreas das várzeas permite um melhor planejamento dos cultivos por parte dos produtores e também análise de risco e recomendações pela assistência técnica e órgãos de fomento.
A realização do curso e o lançamento dos mapas de solos e de água disponível do município de Parintins são ações apoiadas pela Emenda Parlamentar do deputado federal Marcelo Ramos, que visa contribuir para os estudos de classificação e correlação de solos do Médio-Baixo Amazonas (ECCS-Amazonas) na transferência de conhecimento e capacitação de agentes multiplicadores em taxonomia de solo, que está no âmbito do Projeto Taxonomia de Solos Movida a Ciência em Rede – SiBCS, da Embrapa.