Foto: Thiago Coppola |
Durante a Dinapec 2023, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinou um Termo de Intenção e um Acordo de Cooperação com a Associação de Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) e a Embrapa Pantanal, para impulsionar pesquisas que valorizem a pecuária na região.
O objetivo é aprimorar a pecuária sustentável e melhorar a qualidade da carne produzida, com estudos sobre pastagens, boas práticas agropecuárias e indicação geográfica da carne do Pantanal.
Durante a cerimônia também foi firmado um acordo de cooperação técnica para a validação da plataforma BovTrace, desenvolvida em conjunto pela Embrapa Pantanal, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e ABPO. O BovTrace é um sistema de registro digital de animais que contribui para o monitoramento do trânsito de bovinos no Brasil.
A plataforma foi idealizada e desenvolvida pela Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) com participação da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Embrapa Agricultura Digital e Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS).
A chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis, destacou “que essa união de esforços entre as diversas instituições envolvidas é fundamental para valorizar a carne do Pantanal e mostrar a importância desse bioma para a produção pecuária sustentável. A expectativa é que os resultados dessas pesquisas coloquem a carne do Pantanal em mercados ainda mais exigentes”.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades como o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico da SEMADESC/Governo do Estado de MS, Rogério Beretta, o Presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, o Chefe-Geral da Embrapa Agricultura Digital, Stanley Oliveira, a Chefe-Geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis, e o Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.