Notícias

Embrapa promove curso de manejo de quelônios amazônicos em cativeiro

A Embrapa Amapá promove no período de 21 a 23 de março uma capacitação em manejo produtivo de quelônios amazônicos em cativeiro, tendo como ministrante a pesquisadora médica-veterinária Jamile da Costa Araújo, do núcleo de pesquisas em aquicultura e pesca. A capacitação é dirigida a empregados, parceiros, bolsistas e estagiários que atuam no biotério e experimentos com utilização de quelônios, especialmente nas atividades vinculadas ao Projeto Amapari II, financiado pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapeap). Biotério é um viveiro onde são mantidos animais para serem usados em ensino ou pesquisa científica, que possua controle das condições ambientais, nutricionais e sanitárias. O curso será realizado na sede da Embrapa Amapá e na Unidade Demonstrativa instalada no Campo Experimental da Fazendinha (Macapá-AP). A espécie foco deste curso é o tracajá, quelônio amazônico que vive na terra e na água, bastante consumido no estado do Amapá. A programação consta de apresentações teóricas e procedimentos práticos, no horário das 14h às 18h, e serão abordados temas como legislação, espécies e suas características, contenção física, instalações, sistemas de produção, bem-estar e comportamento animal, sanidade e controle produtivo. O curso atende à legislação de estudos com animais, conforme encaminhamento da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Amapá (https://www.embrapa.br/amapa/pesquisa-e-desenvolvimento/ceua-embrapa-amapa). A pesquisadora Jamile Araújo explica que esta capacitação é fundamental para aperfeiçoar os conhecimentos de quem atua diretamente nas atividades de manejo e reprodução dos tracajás, a fim de garantir bem-estar e saúde dos animais. “Os animais serão mantidos em seus recintos, e apenas retirados no momento das atividades práticas”, acrescentou a médica-veterinária.

A Embrapa Amapá promove no período de 21 a 23 de março uma capacitação em manejo produtivo de quelônios amazônicos em cativeiro, tendo como ministrante a pesquisadora médica-veterinária Jamile da Costa Araújo, do núcleo de pesquisas em aquicultura e pesca. A capacitação é dirigida a empregados, parceiros, bolsistas e estagiários que atuam no biotério e experimentos com utilização de quelônios, especialmente nas atividades vinculadas ao Projeto Amapari II, financiado pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapeap).

Biotério é um viveiro onde são mantidos animais para serem usados em ensino ou pesquisa científica, que possua controle das condições ambientais, nutricionais e sanitárias. O curso será realizado na sede da Embrapa Amapá e na Unidade Demonstrativa instalada no Campo Experimental da Fazendinha (Macapá-AP). A espécie foco deste curso é o tracajá, quelônio amazônico que vive na terra e na água, bastante consumido no estado do Amapá.  

A programação consta de apresentações teóricas e procedimentos práticos, no horário das 14h às 18h, e serão abordados temas como legislação, espécies e suas características, contenção física, instalações, sistemas de produção, bem-estar e comportamento animal, sanidade e controle produtivo. O curso atende à legislação de estudos com animais, conforme encaminhamento da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Amapá (https://www.embrapa.br/amapa/pesquisa-e-desenvolvimento/ceua-embrapa-amapa). 

A pesquisadora Jamile Araújo explica que esta capacitação é fundamental para aperfeiçoar os conhecimentos de quem atua diretamente nas atividades de manejo e reprodução dos tracajás, a fim de garantir bem-estar e saúde dos animais. “Os animais serão mantidos em seus recintos, e apenas retirados no momento das atividades práticas”, acrescentou a médica-veterinária.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *